Valparaiso, ascensores, grafitti e La Sebastiana

Trip Start Apr 21, 2011
Trip End Apr 30, 2011

Flag of Chile  ,
Wednesday, April 27, 2011

27/04/2011 - Tomamos o café da manhã às 9:30 h. Pouco depois saimos em direção a Valparaíso. Percorremos os 10 Km rapidamente e em Valparaiso deixamos o carro no estacionamento por baixo do Monumento aos Heróis do Chile. Tentamos ir caminhando e conhecendo as principais atrações. O nosso objetivo era chegar à La Sebastiana, uma das tres casas de Pablo Neruda no Chile. Fomos fotografando o Monumento a los Heroes que mostra Arturo Prat no topo, o belíssimo prédio da Armada do Chile e o Reloj Turri. Subimos no Ascensor Concepción e demos uma parada na Casa Mirador de Lukas para tomarmos uma água. Caminhamos e fotografamos mais um pouco até ao Ascensor Reina Victoria. Já um pouco cansados resolvemos pegar um táxi até La Sebastiana ($1.500 pesos). Logo na entrada tomamos um café expresso na cafeteria. Seguimos então para a loja onde compramos uns livros do Neruda e algumas lembranças. Mais fotos no banco do jardim com a silhueta de Neruda e fomos, então, conhecer as dependências da casa. Usamos fones com áudio em português e fomos conhecendo todos os cantos da casa: cozinha, bar, sala de jantar, quarto, mesa onde escreveu muitas de suas obras, etc. Cada dependência tem a marca do poeta. Seja por objetos trazidos de viagens ou por outros, alguns bem inusitados, oferecidos por amigos. Saindo de La Sebastiana encontramos umas tendas com lembranças. Depois da devida pesquisa por algo interessante para levar para casa, fomos descendo e procurando um restaurante para almoçarmos. Encontramos uma pracinha com 2 estátuas de dois prêmios Nobel chilenos: Pablo Neruda e Gabriela Mistral. Em todo o trajeto fui fotografando a incrível quantidade e variedade de grafittis feitos nas paredes das casas e em muros. Como não encontramos nenhum restaurante aberto, resolvemos pegar um táxi para irmos até à praça da Armada do Chile ($3.000 pesos). Almoçamos em um restaurante que à primeira vista parecia "exagerar" na simplicidade mas que serviu uns mariscos, um "pastel" de camarão e umas empanadas perfeitos. Acompanhamos com uma cerveja Crystal. Já mais "reconfortados" demos uma parada em um Segafredo para um café expresso e um "postre". Seguimos para o Muelle Prat onde fotografei diversos barcos iluminados pela luz do final do dia. As meninas, claro, meteram-se nas lojinhas de artesanato ... Pegamos o carro e fomos ver o pôr-do-sol junto ao Faro Punta Angeles. Fantástico ! Vimos a chegada de pelicanos e gaivotas para se recolherem na enseada. Este lugar foi descoberto pelo Marco no Google. Imperdível. O frio começou a apertar e seguimos para o Casino de Viña del Mar. Fizemos umas "fezinhas" na roleta e caça-niqueis e fomos jantar no restaurante do casino (La Barquera). Comemos Piza e uns sanduíches caprichados.