La Moneda, Cerro Santa Lucia e Concha y Toro

Casa Naranja

Flag of Chile  ,
Sunday, April 24, 2011

24/04/2011 - Saímos às 11 horas do hotel e fomos conhecendo/fotografando a Igreja das Mercês e a Plaza de Armas com sua Catedral Metropolitana, fonte, monumentos a Pedro de Valdívia e Simón Bolívar e o prédio dos Correos. A Catedral é já a quinta construção já que as anteriores foram destruídas por terremotos. Eu e o Marco aproveitamos que as meninas entraram em uma loja e fomos tomar um café em um dos cafés "con piernas" do centro. O Café Haiti. Tiramos fotos com uma das garçonetes e tomamos o cuidado de proteger as fotos contra apagamento ... nunca se sabe o humor das mulheres. Tentamos o Museu de Arte Pré-colombiano mas estava fechado ... Conhecemos a Casa Colorada, exemplo de casas da era colonial. Foi construida no século 18 e resistiu aos terremotos e à modernização. Hoje é o Museu de Santiago. Seguimos para o palácio La Moneda e aproveitamos para conhecer o Centro Cultural do Palácio. Vi uma exposição de fotos, tiradas por um padre há muito tempo atrás, da Patagônia Chilena e da tribo dos Onas. Almoçamos muito bem em um dos restaurantes do Centro Cultural. Conhecemos ainda, na praça do lado norte do palácio, a estátua em homenagem a Salvador Allende e a fachada da Intendência de Santiago. Passamos pela belíssima Universidade do Chile e seguimos de táxi para o Shopping Parque Arauco. Pagamos 10.000 pesos na ida. Acabamos jantando em um dos Fast food do shopping. Na saída pegamos um dos táxis azuis do shopping que fez a volta por 6.000 pesos ...

25/04/2010 - Decidimos conhecer, finalmente, o Cerro Santa Lucia. Foi neste Cerro que Santiago foi fundado. É a quarta vez que venha a Santiago e nunca tivemos a oportunidade de o conhecermos. O limite do Cerro fica a uns 30 metros da entrada no nosso hotel. Fomos caminhando até à entrada e deparamo-nos de imediato com a bonita fonte de Neptuno. Depois de algumas fotos em contraluz iniciamos a subida do Cerro. Se soubesse que era tão bonito e com tantos pequenos atrativos já teria vindo aqui mais cedo. Vimos a placa de Charles Darwin comemorativa da passagem dele por aqui. à medida que íamos subindo (haja fôlego !) íamos vendo canhões, totens, capela, muralhas e estátuas. Chegando ao topo fomos contemplados com uma magnífica vista de Santiago. Descemos e fomos conhecer o Museo de Bellas Artes e a Casa Naranja, em estilo gótico do século 19, onde paramos para almoço. A casa Naranja é um centro cultural que tem também um Restaurante/galeria de arte. Comemos salmão com salada e costeletas de porco. Voltamos para o hotel e aguardamos o pessoal da TurisTour para nos levarem à Concha y Toro. Só fui eu e o Marco. As meninas preferiram ir às compras. A viagem demorou cerca de 40 minutos. Já conhecia a vinícola mas mesmo assim foi bom voltar. Ganhamos as tradicionais taças com o nome da vinícola gravado e provamos dois vinhos: um branco e outro tinto. Consegui umas boas fotos do Casillero del Diabo, coisa que não tinha conseguido da primeira vez. A volta foi extremamente demorada pois era horário de rush. Quando chegamos ao hotel levamos, logo na entrada, uma bronca da menina da recepção dizendo que a Naidir e Jana estavam preocupadas com a nossa demora e por onde tínhamos andado, etc. Chegando aos quartos nova bronca ... de cada uma das meninas. Sem plano específico para jantar acabamos jantando em um restaurante quase em frente ao hotel. O nome, Dom Marco. Comida honesta.