Isla Negra e Matetic

Valle Rosário - Viña Matetic

Flag of Chile  ,
Saturday, April 23, 2011

23/04/2011 - O pessoal da TurisTour nos pegou no hotel e fomos na direção do Valle de Casablanca. Daqui desviamos para Valle Rosário onde se localiza a vinha Matetic. Conhecemos todas as instalações e o processo de fabricação do vinho. Provamos 2 vinhos, um Sauvignon branco muito bom e um Syrah não tão bom. A mamãe teve um ataque de riso no meio da prova de vinhos. Quem não a conhece e não sabe, portanto, que ela não bebe, deve ter pensado que tinha tomado todas ... A Matetic produz vinhos orgânicos e biodinâmicos (o que quer que isso signifique ...), em perfeita harmonia entre solo, clima e vinha. A cave onde são envelhecidos os vinhos tem as paredes cobertas de pedras para melhor controle de temperatura e umidade. A cave é belíssima e faz lembrar uma catedral. Saímos da Matetic e fomos almoçar no restaurante Montemar na Comuna del Tabo. Depois de uma olhada na praia seguimos para Isla Negra. Neste balneário, que não é uma ilha, situa-se uma das 3 casas de Pablo Neruda. A casa foi construida em pedra e madeira e, como as outras 2, tem recordações de viagens, peças arrematadas em leilões e presentes de amigos. Hoje é um museu e nela se encontram sepultados Pablo Neruda e sua última mulher Matilde Urrutia. Na parte externa temos também uma âncora, uma roda de carroça, um peixe gigante simbolizando a Fundação Pablo Neruda, uma locomotiva, um barco e muitos sinos. Era conhecida a aversão de Neruda para se aventurar pelo mar, assim se considerava um capitão de terra e saudava cada barco que passava tocando os sinos em terra. Ainda no exterior há uma frase gravada em uma viga de madeira que diz o seguinte: "Regresé de mis viajes. Navegué construyendo la alegria." Jantamos no hotel.