Dia 52 - Buenos Aires

Trip Start Nov 19, 2007
Trip End Jan 13, 2008

Flag of Argentina  ,
Thursday, January 10, 2008

Hoje foi um dia de muita caminhada debaixo de um calor húmido que me fez andar molhado durante todo o dia. Nhec! Já sabem quanto eu gosto disso...
Comecei o dia com algo um pouco insólito. Antes da viagem tive uma entrevista de emprego em Lisboa. No final, o senhor que me entrevistou, quando soube que eu vinha a Buenos Aires, pediu se eu lhe podia ir buscar um casaco que a mulher se tinha esquecido cá! Quererá isto dizer que fiquei com o emprego? De qualquer maneira, lá fui buscar o casaco a um escritório que era perto do meu hotel.
Daí segui para o Café Tortoni, o mais tradicional da cidade (a Versalhes cá do sítio), e comi chocolate com churros! Na rua havia protestos contra o Governo da cidade, que despediu 2300 pessoas nao percebi de onde.
Dediquei-me depois às compras, ou melhor, a ver lojas, que eu nao sou de comprar sem antes ver e comparar tudo! Apanhei o metro e fui até ao centro comercial El Abasto, que funciona numa estrutura gigante que em tempos foi um mercado de frutas. Depois fui caminhando pelo bairro de Palermo, espreitei alguns outlets, parei para comer qualquer coisa e desci até à Av. Santa Fé - novo centro comercial, desta vez o Alto Palermo. De facto roupa e sapatos sao muito mais baratos, mas acabei por nao comprar nada.
Apanhei um autocarro até ao outro extremo da cidade, um bairro típico chamado La Boca. Um bairro popular com casas de chapa de metal, pintadas de cores garridas. A rua mais conhecida chama-se Caminito e ficou mais célebre por ser referida num tango. É também o bairro do Boca Juniors, um dos dois grandes clubes da cidade (o outro é o River Plate), onde jogou Diego Maradona antes de ir para a Europa.
Fui andando, andando, cheio de calor à procura de sítio para jantar. Tinha pensado ficar-me por San Telmo, um bairro com mais restaurantes e bares, mas acabei por seguir até Lavalle e comi um óptimo bife de chorizo (de novo) no Palacio de las Papas Fritas. Ainda nao era meia-noite, mas com vários quilómetros nas pernas e alguns litros de suor no corpo optei por ir dormir sob o ventilador do meu quarto.

Momento Village People do dia:
Na Argentina os homens cumprimentam-se com um beijo na cara. Nada que me faça confusão. Mas hoje, quando passei junto ao lugar onde tinha havido manifestações durante o dia, um batalhão da polícia de choque começava a dispersar e foi um festival de beijinhos de despedida entre os polícias. Só faltou ouvir-se em fundo "YMCA..."!