Bairro dos Museus

Trip Start Aug 24, 2008
Trip End Sep 07, 2008

Flag of Netherlands  , Noord-Holland,
Sunday, August 24, 2008

Partimos de Lisboa para Amsterdão à hora prevista (07:50), mas foi uma partida muito stressante, sempre a correr. O aeroporto de Lisboa estava uma autêntica confusão, na zona dos voos da TAP.
A viagem demorou 2:20, mas quando o avião aterrou ainda demorou cerca de 10/15 min. no aeroporto.
Fomos ao posto de turismo no aeroporto que nos informou que o autocarro para o hotel era o n.º 195. Aí, comprámos um mapa da cidade (2,00€) e um bilhete para andar nos transportes (17,50€).

O hotel Hem superou as minhas expectativas, relativamente à acomodação, só é pena não ter pequeno-almoço e um frigorífico.

Saímos para fazer um primeiro reconhecimento de Amsterdão, a nossa primeira visita foi o Rijksmuseum (a entrada custou 10,00 €).

O museu desiludiu-me um bocado, talvez por estar em obras. O edifício em si é magnífico, foi construído em 1885, pelo arquiteto neerlandês Pierre Cuypers, que combinou elementos góticos e renascentistas. O museu tem um posição proeminente na Praça do Museu, próximo do Museu van Gogh e do Museu Stedelijk. A construção é ricamente decorada com referências da história da arte neerlandesa. A Ronda Nocturna de Rembrandt, um dos highlights do museu, tem o seu próprio espaço no museu, desde 1906. A coleção de pinturas inclui trabalhos de artistas como Jacob van RuysdaelFrans HalsJohannes Vermeer e Rembrandt e de alunos de Rembrandt.

Quando saímos do museu passeámos e descansámos um pouco na relva da Praça do Museu (Museumplein),  passámos na sala de concertos Concertgebouw, que também fica nesta praça.

A seguir passeámos pelas ruas junto ao Canal Singel, que são encantadoras. O número de canais em Amsterdão é impressionante, daí ser muitas vezes apelidada como a "Veneza do Norte". Hoje, ainda passeámos, antes de ir para o hotel, pela Leidseplein que é uma das principais áreas de entretenimento de Amsterdão, possui cinemas, discotecas, teatros e um casino.
Leidseplein oferece muitas opções de entretenimento durante o verão. Enquanto se aprecia uma bebida ao sol, músicos, malabaristas e mímicos fazem as suas apresentações.