Meteora e Arquitectura Neo-Clássica de Atenas

Agios Stefanos Monastery
Roussanou Monastery

Flag of Greece  , Attica,
Thursday, August 16, 2012

Como programado, o wake up call do tour foi às 07:00, assim que nos despachámos fomos tomar o pequeno-almoço, que neste hotel também é muito bom, temos comido sempre o divinal iogurte grego, menos o Diogo, para além de outras iguarias. O iogurte grego é mesmo delicioso, parece um creme.
Saímos do hotel às 08:45, porque os mosteiros abriam às 09:00.

Meteora, que significa "suspenso nas rochas", "suspenso no ar" ou "em cima nos céus", é um dos maiores complexos e mais importantes mosteiros ortodoxos da Grécia. Meteora é património mundial da UNESCO.
Seis dos mosteiros permanecem até hoje. Destes seis, quatro eram habitados por homens e dois por mulheres. Cada mosteiro tem menos de 10 habitantes. Os mosteiros são agora atrações turísticas.
Nós visitámos dois desses mosteiros, os dois de freiras. Para visitar esses mosteiros é necessário, as mulheres usarem saias (sem mostrar os joelhos) e ir com os ombros tapados, e os homens usarem calças, mas caso não se tenha ido preparado com esta roupa, as freiras têm à entrada roupas que emprestam.

O primeiro mosteiro que visitámos foi o Mosteiro de Saint Stephen. Para ir visitar este mosteiro não é necessário subir escadas, é de fácil acesso, tem uma ponte a partir da estrada que vai dar à entrada do mosteiro. É um mosteiro bastante grande. No interior da igreja existem pinturas que foram efectuadas mais recentemente, quando este mosteiro foi descoberto, as suas paredes eram brancas e foi então a partir daí que as começaram a pintar.Numa das alas estão pintadas várias cenas de castigos e torturas a que as pessoas eram sujeitas. A igreja é muito pequenina, na cúpula tem uma pintura de Cristo.
Quando saímos desta igreja ainda visitámos o Museu, que tinha algumas vestimentas dos bispos, acessórios religiosos e livros muito antigos, incluindo uma reprodução dos textos de Aristóteles.
Quando saímos deste mosteiro fomos parando para tirar fotografias.

O segundo mosteiro que visitámos, e último com muita pena nossa, foi o Mosteiro de Roussanou, também este é um mosteiro de freiras. Este mosteiro é precariamente erguido sobre o cume de uma espiral de rochas, é destes mosteiros o que tem uma localização mais peculiar. A sua igreja "Metamorfosis"  (1545) é conhecida pelos seus frescos pintados em 1560, da autoria dos iconógrafos da escola de Creta.

No mosteiro de Saint Stephen comprei um livro sobre os mosteiros, que custou 8,00€ e neste mosteiro comprei um íman.
Quando saímos deste último mosteiro, ainda parámos mais uma vez para tirarmos fotografias, e a seguir fomos para Kalambaka, para irmos almoçar.

Almoçámos no Restaurante Meteora, recomendado pelo nosso guia, que disse que era um restaurante com comida grega muito bem confeccionada, caseira mesma. E, realmente o restaurante foi uma óptima escolha, o local é muito agradável e a comida é realmente muito saborosa, tinha várias especialidades gregas à escolha, que nós escolhiamos visualizando a própria comida nos tachos. Eu escolhi borrego, com vegetais e batatas. Todos escolhemos borrego, à excepção da Guida que escolheu almôndegas, eu fui a única que escolheu batatas, os restantes escolheram arroz. A comida era realmente uma delícia, adorei, pagámos cerca de 53,00€.

Quando saímos do restaurante partimos em direcção a Atenas, fizemos duas paragens pelo caminho. Até chegámos relativamente depressa a Atenas, porque não havia muito trânsito, fomos os primeiros a ser deixados no hotel, perto das 18:30.
O Crystal City Hotel é um hotel bom, náo tem os quartos muito grandes, e neste hotel não temos vista para a Acrópole, mas também só vamos ficar aqui uma noite.
Depois de nos termos instalado, saimos para ir visitar a arquitectura neoclássica ateniense. Saímos no metro em Panepistímio e da praça dá logo para ver a chamada "Trilogia" da arquitectura neoclássica em Atenas: a Biblioteca Nacional, a Universidade Nacional de Atenas e a Academia de Atenas.

Estivemos a tirar fotos em frente à Universidade, a saltar, num desses saltos a Guida caiu, esfolando o braço e os joelhos. Ainda estivemos a ver a livraria que fica em frente à Universidade e que é bastante grande.
A seguir decidimos ir à praça Omonia para jantar, a Guida gostava de ver o Hotel Mélia, que era o hotel que ela queria, mas eu e o Rui, não quisemos porque não dava direito a pequeno-almoço. Acabámos por não ver o hotel e também por ir comer ao Mac Donalds porque não havia muita variedade de restaurantes para escolher. Esta praça é realmente uma das piores zonas de Atenas, muito mal frequentada.