MUSEU DO CARAMULO E CARAMULINHO

Museu do Caramulo
Caramulinho

Flag of Portugal  , Beiras,
Sunday, April 13, 2014

Após tomarmos o pequeno-almoço no hotel, que tem um buffet com qualidade e variedade, fomos visitar o Museu do Caramulo.

A excelente colecção de arte que o museu apresenta, iniciou-se em 1953, por iniciativa de Abel de Lacerda, tendo sido constituída por ofertas de coleccionadores e artistas contemporâneos de renome, como Vieira da Silva, Jean Lurçat, Salvador Dali e Pablo Picasso.

A colecção de arte reveste-se de uma enorme riqueza dadas as diferentes categorias de objectos que encerra e que abarcam um largo período histórico, desde a Antiguidade até à Contemporaneidade, numa rigorosa selecção.
As salas do museu enchem-se de peças de pintura, escultura, mobiliário, ourivesaria, marfim, vidros, esmaltes, têxteis e cerâmica. Nesta última secção, as peças revelam o gosto e técnica cerâmica das mais diversas épocas, desde o período Han e Tang até uma jarra de Picasso, porcelanas Delft e Ming.
Ao nível da pintura, o Museu do Caramulo apresenta uma selecção de obras de consagrados pintores nacionais e algumas obras de pintores estrangeiros de renome, como Picasso e Miró.

Destaco da colecção de arte do museu duas pinturas de Eduardo Malta:

O Museu do Caramulo é justamente considerado um dos principais de Portugal, com criteriosa e rigorosa selecção das obras expostas, constituindo assim uma extraordinária colecção que atravessa todos os domínios da Arte.

O Museu do Caramulo exibe ainda uma excelente Colecção de Automóveis. Esta colecção de Automóveis, Motociclos e Velocípedes foi iniciada por João de Lacerda, em 1955, ao adquirir um Ford T de 1925. Desde então, a colecção foi aumentando, encontrando-se hoje em exposição permanente 30 motociclos e 70 automóveis (dos quais 14 veteranos), representando 36 marcas de 7 países. O mais antigo é um Benz de 1886 e o mais recente um Ferrari 456, de 1998. Existe ainda uma variada colecção de bicicletas e triciclos antigos.

Fomos almoçar ao restaurante A Montanha, recomendado pelo recepcionista do hotel, que nos informou que só havia dois restaurantes no Caramulo, este e outro que tinha a cozinheira de baixa, por isso não havia muita opção.

Mas, o restaurante foi uma surpresa muito agradável, além do espaço ser muito acolhedor com vista para a montanha, tinha uma selecção musical adequada, e a comida era de excelente qualidade, sendo as entradas bastante variadas e muito saborosas.

A seguir ao almoço fomos passear no Caramulinho com excepção da Guida que foi descansar.
O Caramulinho é o ponto mais alto da Serra do Caramulo com 1076.57 metros, quando atingimos o topo pudemos desfrutar de uma vista panorâmica de excelência sobre o vale circundante.

Abrangendo uma cordilheira de várias serras, como a da Estrela ou a de Montemuro, entre outras de grande beleza, o panorama observável no Caramulinho, no alto dos seus 284 degraus, torna-o um local de grande interesse, também famoso pelas suas formações rochosas de grande beleza, visíveis por toda a Serra do Caramulo.

Após a visita ao Caramulinho fomos relaxar para o SPA do hotel, ainda tínhamos direito a efectuar um programa, nós as raparigas fizemos uma Limpeza de Pele Expresso e a Piscina Activa (30min) uma piscina dinâmica com jacto de alta pressão que ficava num local privilegiado do hotel com uma vista panorâmica extraordinária para a serra. O Rui L. fez a Massagem Ayurvédica uma massagem de origem indiana, e que segundo ele, é bastante potente e agressiva, o Rui F. fez a Massagem Rota dos Caleiros, a massagem das pedras quentes.

Depois de estarmos bem relaxadinhos fomos degustar as delícias do nosso jantar no restaurante do hotel, que mais uma vez foi muito bom.

Esta noite, ainda passeámos um pouco até ao restaurante A Montanha que tinha um bar onde estivemos a beber umas bebidas, no regresso ao hotel ainda fomos ao bar beber os cocktails a que tínhamos direito.

My Review Of The Place I Stayed

Loading Reviews