Albaicin

Trip Start Dec 29, 2010
Trip End Jan 02, 2011

Flag of Spain  , Andalusia,
Saturday, January 1, 2011

Neste primeiro dia do ano de 2011, levantei-me relativamente cedo, e o Rui também, como habitualmente. Então, fomos até à povoação perto do nosso apartamento, Las Gabias, aí estivemos a visitar a bonita Igreja da Encarnação do século XIX, no seu interior estão preservadas esculturas, pinturas e retábulos dos séculos XVI e XVII, de que se salienta o "Cristo da Expiração" e "San Juan" atribuídos à escola de Pablo de Rojas, e estivemos a tomar o pequeno-almoço num "simpático" café, comemos os famosos churros e sumo de laranja.

Quando os restantes se despacharam fomos para Granada, para almoçar e passar o dia. Almoçámos num restaurante marroquino "Restaurante Meknes-Rahma", a comida estava muito boa e os sumos também. O restaurante era muito acolhedor, foi uma óptima escolha.

Quando acabámos de almoçar, fomos passear pela bonita cidade de Granada.  Granada permanece como uma jóia do imaginário que já atraiu, muitos viajantes românticos ao longo dos tempos. Por aqui passaram, em busca de inspiração, muitos criativos de renome como: Salvador Dalí ou Pablo Neruda.

A zona baixa da cidade ostenta edifícios ornamentos de ferro forjado nas varandas e as suas ruas estreitas conduzem-nos até Albaicín.

O Albaicín é o antigo bairro árabe. Ele compreende aproximadamente a área entre a colina do Alhambra, a colina de São Cristóbal, o Sacromonte e Elvira.
O Albaicin é como um mundo diferente dentro de Granada, devido à forte influência muçulmana nesta área. Este é um local a explorar, percorrendo todas as suas ruas estreitas e admirando a magnífica vista sobre o Alhambra.

Descemos as ruelas em direcção ao centro de Granada, onde fomos ter à Praça de Santa Ana, aí visitámos a Igreja de São Gil e Santa Ana construída em 1501 no lugar da mesquita de Almanzra.

Ainda estivemos num bar a beber uns copos, antes de irmos jantar cedo porque hoje era o dia que tínhamos marcado para irmos aos Banhos Árabes. Às 00:00 com muito entusiasmo fomos para os "banhos", a animação era ainda maior devido à hora que íamos desfrutar desta "preciosidade" árabe. Os banhos foram uma autêntica maravilha, o local é extraordinário e as massagens foram espectaculares. Para quem possa estar interessado em desfrutar deste ritual Al Andalus, deixo aqui o site: http://granada.hammamalandalus.com. Foi um óptimo final de estadia em Granada...