Descobrimento

Trip Start Nov 14, 2007
1
4
20
Trip End Ongoing


Loading Map
Map your own trip!
Map Options
Show trip route
Hide lines
shadow

Flag of Brazil  ,
Wednesday, November 21, 2007

Terceira parada - Porto Seguro.

Aproveitei que Fernanda e Érika iam de carro a Porto Seguro mais ou menos na mesma época em que eu planejava partir e tomei uma carona. A primeira parada depois de sairmos do Rio de Janeiro nós fizemos em Rio das Ostras, onde Fernanda dá aula, e fomos dormir em sua casa de Araruama. No segundo dia seguimos até Conceição da Barra, norte do Espírito Santo, que mais parecia uma cidade fantasma, deserta a não ser pela hospedaria onde nos alojamos - quinze reais de cada um para uma casinha, completa com dois andares, fogão, geladeira e varanda voltada para a praia. No terceiro dia sobrou pouco chão até Arraial d'Ajuda, o distrito onde nos hospedamos no Chalé da Duda, que na verdade era um puxadinho na casa da Duda que ela alugava para os turistas - uma ótima 'pousada'.
Deu um certo trabalho a inversão completa de esquema de sono, o meu padrão caseiro de passar a noite quase toda acordado e dormir até o início da tarde não se presta muito bem a viagens. Aproveitei também a mudança para experimentar a suspensão completa do consumo de carne (leia-se animais mortos). Não é muito fácil no Brasil, mas dá para sobreviver. Já descobri algumas estratégias, como por exemplo a de comer muito no café da manhã, quando é muito mais fácil encontrar outras alternativas de comida. Apresentar-me essa estratégia foi o primeiro ponto a favor do Chalé - o serviço excelente começava à hora do café.
Além de Arraial d'Ajuda, visitamos também outras partes da chamada costa do descobrimento (Trancoso e a Praia do Espelho) e Porto Seguro propriamente dito, esse com destaque para o passeio ao recife de fora (nome auto-explicativo) - ótimo ponto de observação de peixes e corais, que teria sido um passeio excelente se não fosse o ataque de celenterados peçonhentos que me deixou listras vermelhas nos pés por uma semana - e o show grátis da Zélia Duncan, que acabou sendo bem melhor do que eu esperava dela.
A Praia do Espelho é supostamente uma das 10 praias mais bonitas do país, mas julgando pela quantidade de vezes em que ouvi ou li isso de alguma praia, deve haver umas 100 nessa lista. Ou então a lista é separada, dependendo da combinação de várias variáveis como força das ondas, cor da água, presença de falésias, coqueiros e recifes, nível de civilização, etc. Nesse caso a Praia do Espelho está entre as dez mais com coqueiros, com falésias, sem recifes, pouca civilização, água verde e ondas fracas.
Trancoso tem suas praias bonitas também, e é independentemente disso um lugar agradável. Segundo o cartaz de algum órgão de turismo à entrada do quadrado (uma praça cercada por uma igrejinha e casas coloniais em cores berrantes), era um lugar bem pequeno que foi redescoberto há poucas décadas. O cartaz seguia elogiando como Trancoso agora era um lugar movimentado e cosmopolita, com gente de várias partes do mundo. Para o turista comum isso é sem dúvida um ponto positivo; para o original de lá, posso imaginar que digam o mesmo, porque o movimento gera dinheiro. Por outro lado, embora não tenha investigado isso adequadamente, fiquei com a impressão de que em Trancoso como em Arraial d'Ajuda (em Porto Seguro menos), os locais só trabalham como garçons, atendentes ou têm carrocinhas de bebidas e acarajés; os donos das pousadas, lojas, restaurantes etc. são mineiros, paulistas, argentinos, italianos, alemães... baianos não. E a casinha lá do quadrado, essa disseram que estava sendo vendida por uma fortuna. Não será comprada por um local. O que se chama de descobrimento tem o hábito de ser um tanto suspeito...

Num desses dias estávamos almoçando num restaurante e o garçom ficou intrigado quando eu recusei não só qualquer tipo de carne, como também o pirão que tinha sido feito com o caldo do peixe:

"Você é puritano?
  Como assim?
  Assim, puritano.
  ...
  É evangélico?
  Está perguntando isso porque não como carne?
  É, por causa da barba também.
  Não sou evangélico nem puritano.
  Qual é sua religião?
  Nenhuma.
  Então você é, assim, eremita?"

Quem sabe se um dia?
Report as Spam

Comments

betuca
betuca on

puritano...
Mue irmao... puritano foi foda!! A cultura de comer carne eh tao forte no brasil que uma pessoa imagina tres coisas ridiculas antes de imaginar que alguem pode ser 'vegetariano'. :)

babsy
babsy on

eremita??
poxa Henrique, será que sua cara tava assim mesmo tão esquisita?? =)

blanchedubois
blanchedubois on

É tudo culpa da barba!
Henrique:

Eu bem que tentei, dei o máximo de indiretas pra vc dar uma diminuidazinha nessa barba! rs
Agora, danou-se!!!! Sendo chamado de eremita vc, que é do contra, não corta mais as barba até o fim da viagem!

Bjs

Analu

erikapessoa
erikapessoa on

Passagem pra India
E ainda faltou voce falar que tinha uma casa lá em Trancoso a venda com o seguinte slogan: Venda essa casa e ganhe uma passagem pra India. Tá vendo beto, se tu soubesse disso não precisava estar fazendo trabalho de corno agora =p

rmusse
rmusse on

run Forrest, ruuuuuunnnnnn
rsrs de forrest gump a puritano!
depois desse papo todo, vc conseguiu seu prato vegetariano?? rsrsrs

... 'pq a vida é uma caixa de chocolates' ...

ganesha_v
ganesha_v on

Son of Os...
'Os...', vou deixar ao seu encargo o relato dos demais títulos que recebeste por conta da sua barba. Mas digo de antemão que foi o de 'Son of Os...', ainda a ser aqui relatado, um dos mais bizarros, até agora, tirando o 'pai-de-família', assim hifenizado e adjetivado por mim. Bizarro, não somente por ter sido ele como tal, mas no contexto em que foi dito.
Pois bem, irei aqui esperar ansiosa o relato de sua próxima parada, compartilhada comigo. Antecipo que foi supreendente, mágica e sutil. De hecatombes a ungulados, rangiferes guiem seu caminho, se encontar alguma, visse. Um aprendizado infinito...
Deixando aqui saudades, do 'Os...' e dos lugares que ainda faltam para concluir minhas paixões por águas transparentes. E feliz por ter feito parte dessa sopa que está cozinhando por um novo princípio.

Já me cansei daqui, preciso voltar... :(

Beijo!!!

Vanessa

rac
rac on

Hahahahaha
Evangélico?!?!?
Muito boa! Adorei isso, tô rindo aqui...
rsrsrsrs

Add Comment

Use this image in your site

Copy and paste this html: