Riquezas e Miserias da India

Trip End Feb 08, 2006

Flag of India  ,
Wednesday, December 28, 2005

Riquezas e Miserias da India

A India e' um dipolo perfeito: de um lado, maravilhas arquelogicas fascinantes, trajes e cores que capturam nosso olhar, cheiros e temperos novos. De outro lado, a face oposta: escombros infindaveis, complacencia com a sujeira, e trapacas contra os turistas incautos.
Mas confesso que era exatamente isso que eu esperava da India: um pais fascinante por suas maravilhas arquitetonicas, arqueologicas e antropologicas, mas que assusta pela miseria crua e sem cura.
Desde que li a obra "Na Pele de Um Intocavel", do frances Marc Boulet (358 paginas, Editora Bertrand Brasil, 1996), reforcei o olhar de compaixao com que vejo os miseraveis e indigentes indianos.
Li o livro em agosto, e acho que antecipei o choque que teria hoje.
O autor, jornalista frances, viveu a experiencia de passar seis meses como mendigo em Varanasi, no leste da India, e descreve cruamente aquilo que hoje posso ver (de relance) com meus olhos: o mundo daqueles que tem, como patrimonio, somente a roupa do corpo.
E nao se trata de um mundo pequeno: na India, mais de 200 milhoes de pessoas neascem, vivem e morrem nas ruas. E' mais que a populacao do Brasil.
Nessa esfera da realidade, o oleo comestivel e' vendido por centilitros. Cigarros sao vendidos por unidade. Vive-se com 30 dolares por mes. Ou menos. Para muitos, a comida e' implorada, em templos religiosos.
Sinto compaixao por esses quase-humanos. Ja' superei a repulsa. Olho as ruas com naturalidade. Admiro-me com as cores dos trajes, com camelos de carga, e com alimentos e frutas que eu nao comeria.
Ja' coleciono uma pequena lista de maravilhas que vi, nesses dois dias: Ruelas fervilhantes de gente, em Delhi, templos estrondosos, pessoas exoticas e bonitas em seus paradigmas, roupas de outra realidade, camelos que puxam carrocas, em Jaipur.
A partir de amanha, se nao formos "engambelados" por algum agente de turismo interno, iremos, mais ainda, nos maravilhar com essa enxurrada caotica da diversidade cultural.
Estou gostando muito da India.

(JCM)