A Primeira Mentira de Julio Verne

Trip Start Dec 20, 2005
1
49
Trip End Feb 08, 2006


Loading Map
Map your own trip!
Map Options
Show trip route
Hide lines
shadow

Flag of Brazil  ,
Saturday, December 17, 2005

A Primeira Mentira de Julio Verne
(Reflexões antes da partida)


Phileas Fogg, personagem principal da "Volta ao Mundo em 80 dias", teve um "estalo" logo de manhã, e resolveu girar o planeta. À noite, já saía de Londres, rumo a Paris,oriente médio, Ásia, etc. Para completar, ainda levou um criado a tiracolo, o francês Paspartout.
Sinto-me um completo incompetente diante de Phileas Fogg. Transcorreram-se 362 dias de planejamento, e eu ainda não estou pronto para viajar. Se o vôo fosse hoje à noite, estaria perdido!
Se a contextualização do romance Verniano fosse na realidade contemporânea, Phileas Fogg não teria simplesmente juntado alguns paletós, camisas, calças, meias e cuecas dentro da mala.
Teria também que emitir um passaporte atualizado, verificar se todas as suas contas estão em débito automático, pagar as parcelas finais dos seus impostos, comprar um estoque de lentes de contato, escolher as músicas do seu iPod, comprar um cartão de memória adicional para a câmera, comprar cheques de viagens, fazer câmbio para levar algumas notas em "cash", tomar vacinas contra hepatite A, B, febre amarela, febre tifóide, tétano, informar-se continuamente sobre o clima dos locais onde passaria, etc. etc. etc.etc.etc.etc...
Aliás, hoje em dia Phileas Fogg sequer entraria em diversos países, pois não providenciou os vistos para cada um deles, nem pagou as taxas consulares. Voltaria para casa, em Londres.
A burocracia das viagens é grande.
Verne concentrou-se na abordagem da diversão e da aventura, e omitiu a parte maçante. É compreensível: não fosse assim, o livro não teria feito sucesso.

(JCM)

Clique aqui para visitar o site GIRAMUNDOS, sobre esta viagem
Slideshow Report as Spam

Comments

ccanhete
ccanhete on

Um entendido
Caramba, Júlio... como sempre, vc surpreende pela visão sistêmica e filosófica de seus empreendimentos...
Já sentei, NA POLTRONA, para acompanhar este novo périplo...[]s have a fun

izaura
izaura on

Saudade
Júlio, não se preocupe com o e-mail.
Quando puder me mande noticias pelo blog.

Beijos, estou com Saudades

Add Comment

Use this image in your site

Copy and paste this html: