A proper end to the trip... [C'est fini !!!]

Suíte Novotel Porte de la Chapelle

Flag of France  , Île-de-France,
Friday, June 24, 2011

Depois de uma bela noite de sono, decidimos fazer valer a estadia e curtir um último dia à altura da nossa viagem.
[O dia seguinte já seria o dia da volta pra casa e do retorno à realidade...]

Não muito longe do hotel, subimos o morro de Montmartre com o funicular. É possível e tranquilo subir a pé mas, depois do tumultuado dia anterior, estávamos fugindo de todo e qualquer esforço.

Lá no alto está a famosa Basílica de Sacre-Coeur.
Entramos nela pela primeira vez, aliás, das outras vezes não viemos a Montmartre, isso fez com que o passeio fosse muito mais interessante.

Andamos pelas pequenas ruas deste bairro alto e charmoso, cheio de restaurantes, boulangeries e crêperies. A primeira comida típica do dia foram 2 crepes: um crêpe au fromage e um crêpe au nutella, claro.

A vista lá de cima é muito bonita, mas decepciona quando percebe-se não ser possível ver a torre Eiffel. Parece que está sempre faltando algo na paisagem...
Somente quando fomos pegar o funicular para descer é que.... ahhh...Lá estava Ela, la Tour Eiffel!
Vista de um local nada privilegiado, sem mirante nem nada, pelo contrário, entre grades e uma inconveniente antena de Tv (de uma casa logo abaixo) que insistia em aparecer em todas as fotos.
Chega a ser agoniante estar na cidade e não vê-la.  A partir daquele momento, estávamos oficialmente em Paris!

De Montmartre pegamos o metrô até a catedral de Notre-Dame. Não é preciso pagar para entrar, mas a fila é imensa. Então, seguimos com nosso passeio (novamente de metrô) até a avenida Champs- Elysées.

Lá, após mais uma pausa [para "almoçar" baguettes] encontramos uma Virgin Megastore - que não encontramos em Londres - e compramos, além de alguns livros, um ótimo dicionário francês-francês, o Le Robert (era certamente o último item da lista de compras da viagem).

Já estava começando a anoitecer quando chegamos aos pés da Torre.
Tiramos algumas fotos, comemos mais algumas especiarias francesas, ali sentamos e ficamos.

Exatamente como das outras vezes, nos sentimos paralisados pela atração que ela exerce.
É incrível como pode-se ficar horas observando a sua imensidão...

Ali foi o nosso real tchau... nosso adeus...
melhor pensar em até logo (assim esperamos).

Vimos o sol se pôr sobre o rio Sena e, já escuro, fizemos todo o caminho de volta ao hotel.

Nos despedimos de todos estes dias incríveis...
Spicy tomato soup + baguettes + Bordeaux + poucas horas de sono, até começarmos o longo caminho de volta.... ;)