Tervetuloa Finland!!!

Trip End Jun 25, 2011

Flag of Finland  , Southern Finland,
Friday, May 27, 2011

Tervetuloa!!! (Welcome Finland!!!)

O nosso primeiro café-da-manhã de hotel foi hoje em Tallinn.Valeu pela experiência: tomates, pepinos e peixe picado dividindo a mesa do pão com manteiga! Hummm...
Aliás, já concordamos que tomar café da manhã no hotel não tem a mínima graça. Tirando algumas excentricidades, geralmente é continental, para “agradar a todos”, com o mínimo de comidas típicas.
Não ter café na diária significa ter que sair para comer logo cedo e deixa implícito que na pauta do dia a busca pelo café está sempre em primeiro lugar ;)

Às 11 da manhã pegamos novamente um navio, agora para Helsinki na Finlândia. Atravessamos o Golfo da Finlândia em 2 horas e chegamos em um porto longe do centro da cidade.
Nosso hotel era bem pertinho do porto, mas de outra companhia, a Viking Line... então pegamos um ônibus até a Rautatieasema Jarvagsstation (Estação Central em finlandês). Lá já aproveitamos para resolver as últimas pendências de transporte que ainda tínhamos no roteiro: reservamos couchettes no night train para Rovaniemi no dia seguinte e reservamos seats nos trens Oslo- Bergen e Stavanger – Oslo ambos já na Noruega.

Enfim, pegamos um tram até o hotel, na verdade dois, primeiro o 3T depois o número 4. Até descobrirmos que poderíamos pegar só o 4 uma quadra a frente.
Apesar de precisarmos de transporte, óbvio que nada disso foi problema. No porto compramos 2 full day tickets com direito a transporte infinito por 2 dias. Difícil mesmo foi encontrar 21 euros em moeda para colocar na máquina!

A primeira impressão da cidade foi um pouco confusa. A Estação Central extremamente movimentada, barulhenta e com pessoas de várias etnias nos fez notar uma maior miscigenação. Helsinki já tinha aquele aspecto de cidade grande, com seus jovens rebeldes, vestidos em preto e cheios de piercings e imigrantes recolhendo latinhas e pedindo dinheiro nas ruas. Poucos, claro, mas aqui na Escandinávia um (que pareça não estar pedindo dinheiro por opção de vida) já chama a atenção. Talvez o restante da Finlândia seja extremamente nórdico, branco e homogêneo, mas a capital não. Muito provavelmente pela vasta fronteira com a Rússia devem entrar ou já ter entrado muitos imigrantes de todas as partes da ásia.

Outro aspecto que nos chamou a atenção foi a tradução, ou a falta dela. As placas estavam sempre traduzidas em 2, 3 ou 4 línguas e nenhuma dessas línguas era o inglês! Finlandês, sueco, russo..... Na Finlândia 92% da população fala finlandês, 5,5% sueco e os habitantes da Lapônia falam sámi. Felizmente, a grande maioria da população parece falar inglês fluentemente, como no restante da Escandinávia.

Com frio e chuva nos refugiamos em um café com wi-fi: Coffee House.
(2 lattes e algumas horas escrevendo e postando fotos) Quando a chuva acalmou (o teto era transparente) saímos andar pela cidade. Ficamos com pena de uma banda que tocava numa praça pra ninguém, ficamos assistindo...

Percebemos que além de existirem muitos restaurantes, a comida é bem mais barata que em Estocolmo e Tallinn. Inclusive vários restaurantes do centro da cidade oferecem buffet no almoço por valores entre 8 e 11 euros, o que não é nada mal para a Escandinávia.
Como não chegamos a tempo do almoço, aproveitamos para jantar de verdade PFs de Lamb & Salmon em um shopping chamado Forum.

Voltamos para o hotel tomar o restinho do vinho e do chocolate do dia anterior :)