We've rocked the Pulpit Rock!!!

Trip Start May 22, 2011
Trip End Jun 25, 2011

Flag of Norway  , Western Fjords,
Saturday, June 4, 2011

Que o tempo é relativo todo mundo sabe.
Cada um tem a sua própria noção do passar das horas.

O tempo, para quem viaja, felizmente é bem diferente do real.
Não que ele passe mais devagar. Ele simplesmente pára.
É como um universo paralelo, uma lacuna na vida cotidiana. Um verdadeiro “gap”.

Estamos viajando há duas semanas. Já vimos e sentimos tantas coisas que parecem ter passado meses!
Certamente já poderíamos voltar para casa felizes e satisfeitos com esta viagem inesquecível, mas cada dia consegue nos surpreender, e ainda não estamos nem na metade...

Acordamos ansiosos. Tomamos um café-da-manhã reforçado e saímos atrás dos últimos detalhes antes do passeio: trocar dinheiro e nos abastecer de água e comida para a caminhada.

25 km a leste de Stavanger está Preikestolen (the Pulpit Rock). Uma rocha em formato de púlpito, com uma incrível projeção para dentro de um dos fiordes mais bonitos da Noruega, o Lysefjord.
Uma visão espetacular, privilégio deste lugar. Um dos highlights do país e da nossa viagem.

É necessário pegar um ferry de Stavanger a Tau e, em seguida, um ônibus que passa por Jorpeland e vai até Preikestolhytta, onde começa a trilha de 3.800m até o topo.

Na ida é praticamente só subida!
O mais estranho é que nem sempre se tratava de uma trilha: passávamos em cima de pedras e cachoeiras. Alguns trechos pareciam mais propícios a escalada!

Apesar da nossa empolgação não ter diminuído nem um minuto (mesmo não tendo noção do que realmente estava por vir) a dificuldade pareceu maior do que nas informações que tínhamos. Principalmente para crianças e idosos, era um esforço e tanto! Pedras e mais pedras durante todo o caminho e, no mínimo, 2 horas de hiking para ir + 2 para voltar e, pelo menos 1 hora lá em cima.

Na ida demoramos mais, impossível fazer em menos tempo devido às infinitas distrações pelo caminho! Na medida em que subíamos as paisagens ficavam mais e mais encantadoras até atingirem o limite da beleza.
O ápice da trilha, quando se está praticamente flutuando sobre a água azul do Lysenfjord, é daquelas paisagens difíceis de acreditar. O horizonte estático parece uma pintura, um quadro, e cada foto tirada uma montagem.
A altura exerce uma atração tão grande que a gravidade parece maior, dando uma mistura medo/vontade de pular ou simplesmente "sair voando"...

O tempo passa tão rápido que quando se vê já está na hora de encarar os 3.800m da volta.
Foi isso que fizemos... após 1 hr 30' lá em cima, retornamos, ainda com mais energia. Incrível!
Mais umas paradas para fotos, encher a garrafinha com aquela água cristalina e seguir em frente: + caminhada (descer é mais fácil porém mais perigoso), ônibus, ferry e às 20:00 estávamos de volta a Stavanger.

E, de volta a realidade, tudo parecia comum!
Quando você tem a oportunidade de ver, sentir, encarar uma paisagem tão exuberante, as outras parecem normais...
É uma sensação deliciosa poder viver esse momento na vida, poder dizer: Essa é a visão mais perfeita de toda minha vida!
Obviamente, nos esforçaremos para bater essa marca mas não será tarefa fácil e a Prekeistolen estará marcada para sempre em nossas mentes e corações e defini-lá será tão fácil como lembrá-la: Perfeição!

Realizados! Com o corpo cansado e o espírito completo nos entregamos ao sono...

roniandrade
roniandrade on

vou usar meu parco norueguês para descrever esta postagem: SPETAKULAR

eliane on

Fiquei sem folego, queria ver mais, sem parar. Lindo, perfeito. Paisagens ímpares.Não sabia de tanta beleza natural. Continuem fortes e firmes,bj.