Going up North !!!

Trip Start May 22, 2011
1
11
28
Trip End Jun 25, 2011


Loading Map
Map your own trip!
Map Options
Show trip route
Hide lines
shadow
Where I stayed

Flag of Norway  , North Norway,
Monday, May 30, 2011

Não existem trens ligando a Finlândia à Noruega.
Por mais incrível que isso possa parecer.
Muitas pessoas atravessam o Mar Bático de navio até Estocolmo e retornam da mesma maneira. Outras, optam por outro navio que faz uma travessia mais curta, de 4 horas, entre Vaasa (Finlândia) e Umea (Suécia).
Mas a quem quer cruzar o Círculo Polar Ártico e seguir viagem pela Lapônia só resta uma opção: ônibus.

Essa parte do roteiro foi dúvida até o fim. Aliás, mesmo "fechada" era a mais propensa a erros, pois, além de estarmos em uma região remota dependendo somente de ônibus, ontem era domingo...
Se nessas cidades menores, mesmo sem o sol se pôr tudo fecha muito cedo, aos domingos é ainda pior. Os ônibus são raros, as estações não abrem e praticamente não se encontram pessoas nas ruas!

Bom, o dia anterior tinha feito a sua parte. Já tínhamos pego o trem até o fim da linha (Kemi) e um ônibus até cruzar a fronteira com a Suécia. Cada um desses horários era único, e perder qualquer um deles seria equivalente a perder 1 dia!
Para tudo dar certo ainda faltava 1 ônibus: de Haparanda a Lulea (de onde sai o primeiro trem depois da fronteira).
Então, acordamos às 4 hrs da manhã. Apesar de termos dormido somente 4 horas, não foi difícil pois o dia era tão dia quanto na hora em que fomos dormir....

O ônibus para Lulea saiu às 5:20 am. Perguntávamos se era aquele o ônibus para cada criatura que passava em nosso caminho (acho que uns 2 motoristas e ninguém mais...)
Tínhamos chegado na cidade com a Estação fechada, e saímos com ela também fechada, qualquer dúvida continuaria sendo dúvida...

Ufa! Conseguimos!
Estaríamos em Lulea a tempo de pegar o trem Lulea - Kiruna - Narvik! Por ser um ponto chave do roteiro, tínhamos reservado assento lá do Brasil pelo Eurorail.
Depois de acreditar na rota, tem que fazer dar certo!

O ônibus levou 3 horas até Lulea. Acabou sobrando tempo para um delicioso latte com quitutes suecos em um lindo café estilo anos 50, próximo à Estação. Um achado! Indicação de um Sr. muito simpático que nos ajudou quando chegamos. Os suecos são muito prestativos!

Ás 10:30 a.m. partiu o trem que cruzaria todo o norte da Suécia com destino à Noruega. Foram 7 horas de viagem em um trem ótimo.  Pegamos assentos com mesinha e, na primeira metade da viagem, aproveitamos para escrever.
Até Kiruna a paisagem é a mesma do norte da Finlândia, florestas de pinheiros característicos dessa região.
Ah, mas a segunda metade da viagem... foi praticamente toda em pé! Íamos de uma janela à outra, impressionados com as paisagens.

Á medida que o trem se aproxima da fronteira com a Noruega começam a aparecer os primeiros picos com neve. Esses picos vão se tornando mais e mais frequentes até a neve se tornar total! Passamos pelo Abisko National Park, lindo demais! 
É praticamente impossível descrever tanta beleza. Quando percebemos, estávamos bem no alto com neve para todos os lados e, lá embaixo, começavam a aparecer nossos primeiros fiordes! 

[Fiordes são como braços de mar que entram pelo continente, entre as montanhas. Há cerca de 15 mil anos atrás, enormes geleiras invadiram os vales noruegueses e criaram imensos buracos na superfície, muito abaixo do nível do mar. Quando o gelo derreteu, o mar invadiu essas áreas, criando canais entre as montanhas].

Da fronteira até Narvik são 43 km pela Ofoten Line (a Ofotbanen Railway), com paisagens de tirar o fôlego!

Na cidade, tivemos dificuldade em achar o hotel pois o mapa indicava uma localização exatamente em cima dos trilhos do trem! E ele realmente era: abaixo do nível da rua, beirando os trilhos! Por fora uma construção simples, por dentro estranho, mas o quarto muito aconchegante e como todos, extremamente limpo.

Fizemos um primeiro reconhecimento da cidade e jantamos em um restaurante Italiano que servia ótimos pratos e bebidas Norueguesas!?
Norwegian Haddock (fish) e Nordland Spills (beer).

À "noite", nos divertimos com o "dia" e seu sol sempre presente ;)



Slideshow Report as Spam

Use this image in your site

Copy and paste this html: