Hermitage

Trip Start Apr 12, 2014
Trip End Jun 07, 2014

Flag of Russian Federation  , North-West Russia,
Tuesday, May 27, 2014

Ontem à noite, o Alexei ligou para nos avisar que a temperatura iria despencar mais ainda! Por volta de 6 a 8 graus. E era para a gente sair MUITO bem agasalhados! Que lindinhos !!! Preocupados conosco, sabendo que no Brasil não temos este tempo! Realmente acordamos e percebemos que a temperatura estava baixa por demais! Rsrsrsr. Tomamos nosso café e saímos mais cedo, pois o dia hoje seria puxado também. Dia de museu: dia de... HERMITAGE !
     Chegamos lá um pouco antes das 10, e os caixas só abririam as 10:30. Já tinha uma fila considerável para compra dos tickets. Ficamos esperando em pé na fila... Eles são bem pontuais, assim que deu a hora, começaram a deixar as pessoas entrarem no prédio. Gente, que CAOS !!! Caos total !!! Apesar de ter muitos caixas, a bagunça é geral... ninguém sabe onde ir, ninguém sabe como fazer... É inimaginável a quantidade de gente... Eu sei que em qualquer museu grande e de renome tem muita gente, mas creio que aqui, as coisas estão piores. Quando chegamos no caixa, devia ser mais ou menos 11:15, pois dão prioridade à entrada de diversos grupos: velhos, crianças, escolares, escoteiros, militares, veteranos (de guerras passadas, presentes e futuras...),etc... já não tinha ingresso para ver a parte do Tesouro de Diamante, já estava esgotado, e só tem um horário por dia, às 11:30. Paciência, compramos então o ingresso em si, o ingresso para a sala Tesouro do Ouro, para as 12:45, e a permissão para fotos. (ainda bem). Depois disso, antes de entrar, todo mundo tem que tirar os casacos, mochilas e afins no lugar apropriado, e não pode entrar com comida nem água. Passamos - um de cada vez - pela única roleta e pelo único dispositivo para detecção de metais. Pegamos um folheto com o mapa do museu. Parece simples, só 3 andares... mas que sufoco !!! Quantas mil salinhas tinha lá !!! Como se anda !!! Como se sobe em escadas... e se desce também, com certeza !!! Banheiros, são poucos e não há nos andares, só embaixo. Elevadores, tem, mas não se acha com facilidade.
     O Hermitage  é simplesmente LINDO !!! Quem iniciou este grande projeto foi a Catarina, pois ela era amante (também...)  das artes, e comprava todas as coleções que ela podia! A gente já entra por uma escadaria suntuosíssima!  Chamada de escada de honra, por causa da família imperial, que a usava todo ano, no dia do batismo de Cristo! Ela tem 22 m de altura, todinha em estilo barroco. As salas do palácio vão se desenrolando, umas atrás das outras, e uma mais bonita que a outra. Pelo mapa que eles deram, é a junção de 5 edifícios: Palácio de Inverno, Pequeno Hermitage, Novo Hermitage, Grande (Antigo) Hermitage, o Teatro do Hermitage - onde assistimos o balé, na véspera - e o Palácio de Inverno de Pedro I. Ou seja, não acaba mais. E isso multiplicado por 3 andares, num monobloco de quase 500 por 200 metros e cerca de 400 salas visitáveis !!! Dá para se divertir um bocado! Rsrsrsr.
     Hoje não vou ter texto pois não dá para falar sobre todas as salas! Deixo sempre minha impressão de que arte é arte, não importa se é de seu gosto ou não, marca uma época em que as pessoas sempre davam de seu melhor, e isso tem uma enorme importância. Chamo a atenção para os "tapetes" de madeira, são  maravilhosos, todinhos de madeira com desenhos e cores diferentes. Muitos quadros, muitas tapeçarias imensas, lustres... uma mais lindo que o outro.... Só vendo para vocês entenderem e desejarem ir para ver in loco! Agora lá dentro é um labirinto imenso !!! Quando você segue sala por sala, tudo bem, você consegue...  Agora, se de repente, você precisa ir para um outro lugar... Deus nos acuda !!! A gente anda, anda, anda, pergunta... anda, anda, anda e pergunta de novo... e não chegou ainda no lugar desejado !!! Rsrsrrs. Sufoco !!! Foi o nosso caso, de ter a visita na sala dos tesouros de ouro. E para achar !!! A gente conseguiu entrar e sair diversas vezes nas mesmas salas. Em toda sala há umas velhinhas que tomam conta da sala, tadinhas, só falam russo !!! E tem gente de todas as nacionalidades procurando e perguntando coisas para elas! No fim, você acaba se divertindo, no meio do stress !!! Tomamos lanche lá mesmo, não só porque a fome aperta, mas porque você está tão cansado que precisa sentar e relaxar por algum tempo.  E seguimos adiante. Às 17:30, resolvemos ir embora, depois de ter corrido pelas milhões de salas existentes. É um verdadeiro rali e, tenham certeza, não vimos nem 10 por cento do que eles expõem lá. Mas creio que vimos o suficiente de coisas lindas para nos sentirmos felizes e satisfeitos pelo dia passado.
     Lá fora, um vento fenomenal, um frio maior ainda... Ainda bem que estávamos bem agasalhados e com guarda-chuva. Fomos até o Admiraleiskaia para ver o famoso Cavalo do Pedro! (Nossa, Pedrucho, não sabia que você tinha um cavalo !!!) Lindo! E, continuando A PÉ, fomos até a Igreja Kazam, na Nevsky Prospect , para depois pegar a rua que sai dela para ir à Igreja do Cristo Salvador do Sangue Derramado. Uma bela caminhada; eu estava podre, com dores nas costas, nas pernas, em todos os lugares. Demos uma paradinha num café para descansar e tomamos um cappuccino e um expresso com um croissants cada. Ufa... deu para sentar e relaxar mais um pouco. Aproveitei para ver se tinha wi-fi e, para minha alegria, tinha! Aproveitei para ver os 69 recados do WhatsApp e postei um recado, dizendo que estávamos sem internet, mas estávamos bem.
     Chegamos no Restaurante “Sankt Petersburg” debaixo de uma bela chuva. O restaurante estava vazio. Literalmente !!! Uns 200 lugares, e... SÓ NÓS !!! Constrangedor... Estranhamos, mas acabamos ficando. Pedimos nossas comidas e estava tudo delicioso e requintado, na base de patês, sopa de salmão, camarão, siri gigante do Pacífico... Preços SUPER módicos !!! Às 8hs, começou um senhor, com uma guitarra elétrica, acompanhado por playback. O cara  toca muito! e, uma sim e uma não, uma cantora cantava musicas internacionais. Isso foi para acompanhar nosso jantar. Acho que é a primeira vez que isso aconteceu para nós. Um músico e uma cantora exclusivamente para nós !!! Um luxo total! Rsrsrsrs. Às 9hs, deu inicio um show de músicas folclóricas russas, que terminou após às 10:30. Figurino muito lindo, belos jovens dançarinas e dançarinos super bem treinados. Deram um show, realmente. Amamos !!!
     Na volta, o frio persistia, mas o metrô não estava longe e logo chegamos em casa. Amanhã iremos ao McDonald's para tentar postar algo logo cedo. Beijos a todos...

Post your own travel photos for friends and family More Pictures & Videos

Gina on

Ai, ai, ai, tenho todas essas fotos já reveladas no meu álbum da Rússia, é a coisa mais linda, não é mesmo? Fiquei com o queixo caindo quando vi!!! Que demais!!! Bjs e saudades, Gina

Rosana Maciel on

Gente! Eu não podia imaginar tantas coisas bonitas realmente e de deixar qualquer um de queixo caído !