Itaipu Binacional.

Trip Start Jul 25, 2012
1
3
13
Trip End Aug 07, 2012


Loading Map
Map your own trip!
Map Options
Show trip route
Hide lines
shadow

Flag of Brazil  , Paraná,
Friday, July 27, 2012

Uauuu.... que dia !!! Maravilhoso.

Fui dormir ontem sem muitas esperanças quanto a passear no dia seguinte. Choveu a tarde toda e a noite também, e bastante forte, por sinal. Portanto quando amanheceu, não confiei muito em um passeio. Mas quando abri as cortinas, o dia estava clareando e sem nuvens no céu... Animei... Começamos a conjecturar a ida para Itaipu. Mas eu não tinha feito reserva na véspera por conta da indecisão ! Pelo site na internet, não haveria possibilidades da Visita Panorâmica... Não entendi muito, mas a Jackie falou para ligar diretamente e perguntar. Quando liguei, logico que havia possibilidade. Aí, Jackie ligou para o Sr Francisco da "van" e perguntou se poderia nos levar antes das 10hs. E após levar as pessoas para o serviço, ele nos pegou e levou para lá. Já havia bastante gente, mas como somos "prioridade" não teve problemas em entrar numa fila menor e comprar nossos meio bilhetes

A visita começa num auditório com um filme de meia hora, sobre o inicio da construção e todos os alvos planejados para o bem da natureza. Eles tem vários programas em andamento para beneficiar meio mundo. Muito interessante e ilustrativo.

Após o filme, lá fomos nós para um ônibus de dois andares, sendo a parte superiora aberta para se ter uma visão muito melhor. Só que o que a gente não contava era o vento que nos vinha de todos os lados!!! Uma ventania só !!! Ainda bem que eu tinha levado o cachecol comigo e deu para nos proteger - uma ponta para cada uma - Foi um passeio maravilhoso, ver toda a infraestrutura que eles conseguiram fazer, tudo muito limpo, muito organizado, muito bonito - nem parecia o Brasil! Pudemos descer duas vezes para ver e tirar fotos, do onibus. Portanto na segunda vez preferimos ficar mais na frente onde tinha a proteção de um vidro, e o vento se desviava lá do meio para trás. Ficamos um pouco melhor. Um passeio de quase 1h, mas o melhor era ver que o dia estava maravilhoso, um sol muito gostoso, deu para curtir muito. Muitas informações são passadas pelos guias.

Voltando para o Centro de Recepção, fomos tomar um lanche e aguardar a segunda visita que seria no Ecomuseu. Lanchonete bastante limpa, mas muito pequena para atender a tantos turistas. Para comer 3 salgadinhos e um refrigerante demoramos mais de uma hora para pegar, comer e pagar. A fila para pagar era muito grande. Enfim ficamos passeando pela lojinha, vendo e admirando alguns artesanatos.

Infelizmente, eles não têm nenhuma condução para ir até o Museu. Ou seja fomos perguntar nas informações e nos disseram que tínhamos que ir a pé por uns 700 metros. Realmente não é longe, mas debaixo do sol das 13hs e com uma subida, não achei muito interessante. Ficamos no ponto para aguardar o ônibus de linha para irmos até lá.  Depois de uns 10mn veio e subimos. Era só 1 ponto, o motorista não quis receber ! (sorte nossa).  Museu pequeno, onde gostamos bastante da apresentação da fauna, das madeiras, dos jardins. Demoramos muito pouco para ver tudo. Uma hora depois, já estávamos novamente no ponto de ônibus para voltar. Enquanto a gente estava esperando, parou um carro com um rapaz do Centro de Recepção, que já nos tinha dando algumas informações. Ele nos viu atravessando a rua, voltou pela outra e parou na frente para nos oferecer de nos levar. A princípio não tinha lembrado dele, mas depois que ele nos falou, acabamos aceitando. E logo já estávamos no Centro de Recepção novamente para aguardar a saída para o Polo Astronômico.

Tivemos tempo de tomar um refrigerante e conversar bastante antes de pegar o outro ônibus. E lá fomos nós novamente para dentro de Itaipu Binacional. É um pouco distante cada visita que se quer fazer. Mas o sol ainda estava brilhando bastante quando chegamos lá, e a primeira coisa da visita foi nos explicar o funcionamento do relógio do sol. Depois fomos ver no observatório o sol pela luneta. Foi super legal, todinha vermelha. E em seguida nos deu um óculos com uma proteção a base de...(não lembro mais) e o sol estava verde! Logo depois de umas 4 pessoas para observar, a nuvem cobriu o sol... e as outras pessoas ficaram só na vontade de ver ! Passamos por uma outra sala onde deu-nos explicações a respeito dos planetas. Beto e Deia, vocês deveriam levar a Bibi para ver um planetário, principalmente agora que ela está estudando esta matéria. Tenho certeza que ela vai amar ! 

Terminamos nosso dia às 18hs e lá fomos as duas novamente para o ponto de ônibus para retornar ao TTU - Terminal Urbano. Levamos apenas 15mn para chegar lá, e o rapaz nem quiz receber a minha passagem ao meio de tantos jovens. No terminal foi só mudar de raia que pegamos o outro para o Morumbi. Demoramnos mais uma meia hora até descer no Maxi Atacadão.

Preciso confessar uma coisa. Aquela primeira impressão da cidade - onde fomos ontem - ficou para trás. Passamos pela Av. J.K - Av. Paraná - Rua Almirante Barroso - Umas lindas avenidas, muito amplas, com arvores em cada lado, lojas bonitas de cada lado, tirou toda esta ideia anterior de minha cabeça. Se o tempo permitir quero pegar um ônibus e fazer o que a minha Mémé fazia, passear pela cidade de ônibus, para conhecer melhor a cidade. Vai valer a pena!

Por incrível que pareça, avistamos a Jackie que estava voltando do Mercado, e seguimos as três juntas até seu apartamento, rindo e contando nosso lindo dia para ela.  Queira Deus que amanhã tenhamos um dia tão lindo quanto este. Beijos a todos e Boa Noite. 
 
Slideshow Report as Spam

Post your own travel photos for friends and family More Pictures

Comments

Deia, Bibi, Lipe e Beto on

Estamos adorando acompanhar a viagem... Aproveitem bastante...
Bjs!

smitucmartorell
smitucmartorell on

Itaipu é realmente lindo. Quando fomos, adoramos o passeio. Agora, n~!ao me lembro de tanto vento...

Outra coisa, vcs fizeram um passeio mais completo que nós... depois me conte detalhes que deve ter sido muito bacana...

Bjs e curtam muito

P. on

Outro lugar maravilhoso neste país tao pouco divulgado ...

P. on

A propósito , foi a melhor reportagem que vi sobre Itaipu . Parabéns , Zuca !

mcmartorelli
mcmartorelli on

Nossa, Zuco, isso vindo de você é um verdadeiro elogio !!! rsrsrsr Muito obrigada ! Bjs

mcmartorelli
mcmartorelli on

JF, a foto que você disse que tinha gostado "Sol vermelho"foi a Mami que tirou! Ela já pode pensar numa profissão... não acha?

Aline on

Pelo visto aproveitando muito neh suas lindas!!!
amo muitaao bjos!

smitucmartorell
smitucmartorell on

Debbie disse - Hahahaha, fico imaginando vcs dividindo o cachecol, hahaha... Nossa, o povo aí parece ser bem gentil, bem civilizado, pelo que vc descreveu... Itaipu é bem legal, e vcs puderam fazer um passeio bem completo. Estamos amando, bjos e aproveitem!!!

Add Comment

Use this image in your site

Copy and paste this html: