Primeiro dia em Praga...

Relógio astronômico
Ponte Charles

Flag of Czech Republic  , Bohemia,
Friday, January 11, 2013

Tomamos um banho rápido, nos aparelhamos para o frio e saímos logo. O cansaço da viagem era grande. Se ficássemos dando bobeira no quarto, acabaríamos caindo no sono. A fome também tava sinistra...
Decidimos almoçar no restaurante do hotel mesmo, chamado Mr. A. É baratinho e ainda temos 10% de desconto por estarmos hospedados no hotel. O cardápio não é lá essas coisas. Bem modesto. Pedimos um macarrão ao alho & óleo com peperoncini. Achamos que era uma espécie de peperoni. Errado. Quando começamos a comer, vimos que era uma espécie de pimentão vermelho, bem ardido, apimentado. Eu achei gostoso. João achou muito forte. Catou tudo no prato pra separar... Mas como a fome era grande, limpamos o prato.
Já durante o almoço, acompanhamos a neve caindo cada vez mais forte pela janela. É sempre um espetáculo lindo pra quem mora nos trópicos como a gente.
Matada a fome - parcialmente, para o João... rs - saímos para explorar os arredores.
Praga é divida pelo rio Vltava. Nosso hotel fica no lado conhecido como "Cidade Velha". Os nomes das ruas, lugares, são quase impronunciáveis pra gente. Traçamos um rota na direção da Ponte Charles e saímos caminhando.
A neve caía adoidado... e o frio começou a apertar. João saiu sem luvas de frio. Ele trouxe uma na mala mas está larga, difícil pra usar. Tive que comprar um par de luvar pra ele. O menino estava quase congelando...
Grande parte do caminho era de ruelas, pequenas, cercadas de prédios antigos. Algumas poucas ruas mais largas concentram o tráfego mais pesado. Nada muito intenso. Se comparado ao que temos nas grandes cidades do Brasil (RJ, SP), é peanuts.
Existem muitas linhas de bonde trafegando nessa parte da cidade, o que torna a paisagem ainda mais charmosa. Existem algumas linhas de metrô mas ainda não fomos visitar.
Passamos por uma rua grande, bem movimentada com várias lojas e restaurantes: Václavské nám. No final da rua, nos deparamos com um monte de quiosques com comidas típicas. Bom lugar para voltar depois e experimentar as guloseimas locais.
Seguimos nosso curso e voltamos a passar por ruelas, agora, com construções ainda mais antigas e muito interessantes. Pouco tempo depois, já estávamos na "Old Town Square", onde fica o relógio astronômico. A bateria da câmera acabou... :(  Tiramos mais algumas fotos com o Ipod do João. Serão adicionadas aqui em breve.
Ficamos um pouco por lá e depois seguimos na direção da Ponte Charles, nosso objetivo inicial. O lugar é lindíssimo. Já estava escurecendo e esfriando cada vez mais... A noite chega cedo aqui nessa época do ano. Eram 5h da tarde e já estava bem escuro.
Iniciamos nosso caminho de volta. Começamos a procurar um lugar para comer um lanche. Paramos num bagueteria tipo fast food. João estava congelando e precisava tomar alguma coisa quente, ficar num local abrigado. Comemos uns sanduiches tipo "subway", talvez melhor). Tudo bem gostoso e a um preço super honesto.
Recobradas as energias, seguimos caminho de volta para o hotel. Nosso navegador - João Pedro - se enganou no trajeto, caminhamos um pouco para o lado errado... rs mas, enfim, chegamos ao hotel. O cansaço já tava batendo forte. João capotou rapidinho. Eu ainda fiquei baixando as fotos e atualizando esse blog...
Fim do primeiro dia. Que venham os próximos!