BACK TO BARCELONA

Trip Start Dec 24, 2009
1
2
14
Trip End Jan 18, 2010


Loading Map
Map your own trip!
Map Options
Show trip route
Hide lines
shadow

Flag of Spain  , Catalonia,
Friday, December 25, 2009




Havíamos visitado Barcelona em 2007, então a idéia desta vez era aproveitar mais a parte menos turística da cidade. Estávamos de carro alugado o que sempre ajuda muito  principalmente porque o Junior já conhece bem a cidade.
Os primeiros dias ficamos no Hotel Rey Juan Carlos I,  um excelente hotel, com um Hall de entrada fantástico e um café da manha daqueles. 

Dia 1: Saimos para um passeio de carro, bela decoração de natal, jantamos no La Tramoia (Rambla de Catalunya, 15) um bom lugar para entrar no clima de Barcelona.

Dia 2: Dia chuvoso, decidimos conhecer o Museu d’Historia de la Ciutat (Plaça del Rei – Bairro Gótico). Incrivelmente fantástico, mostra escavaçoes da época de Barcino - cidade romana. Pode-se passar algumas horas imaginando como era tudo há dois milênios. Andando no tempo, voce ainda pode conhecer o salão onde Cristovão Colombo foi recepcionado pela coroa espanhola após descobrir a América. Nas redondezas há todo um bairro da época medieval para se explorar. Destaque para a Catedral de Barcelona com sua bela arquitetura e a praça de La Seu em frente a catedral onde Catalães e turistas se encontram para dançar a típica Sardana.
No anoitecer ainda passeamos pelo Parque de la Ciutadella e pelo Arco do Triunfo.

Dia 3: Domingo de sol e céu azul, decidimos ir até Montsserat, uma formação montanhosa muito peculiar a 30km de Barcelona (Em dias claros, a partir de Tibidabo, pode-se facilmente ver essas montanhas como uma ilha no meio da planície catalã). O mais curioso dessas montanhas é a presença do Monastério de Montsserat cravado no meio das rochas formando um conjunto paisagístico único. Tudo isso pode ser avistado do alto das montanhas após uma subida de trem/teleférico. No alto também há varias trilhas com belas vistas de toda a região.
De volta a Barcelona ainda pudemos passear e descansar pelas ótimas áreas de lazer do hotel e depois apreciar o fim de tarde no Parque Diagonal Mar e na Praia de Bogatel que fica ao lado.

Dia 4: Diferente do dia anterior o dia estava nublado e frio. Fomos conhecer o Camp Nou - Estádio do Barcelona. O passeio inclui ainda o museu e a loja do clube, um passeio razoavel pelo preço do ingresso mas interessante para quem gosta de futebol. Depois fomos visitar dois parques menos badalados, o futurístico Parque de la España Industrial e o tranquilo Parque Joan Miró.
No final da tarde fomos ao Museu Picasso no Born, simplesmente fenomenal e, na minha opinião, o melhor museu de Barcelona. Mostra a evolção do pintor desde as primeiras telas aos 12 anos, passando pelas fases Azul e Vermelha e culminando com o Cubismo com destaque para os inímeros ensaios baseados na obra As Meninas de Velazquez. Infelizmente não tenho fotos pois é proibido fotografar no interior do museu mas recomendo intensamente a visita.

Dia 5: Iniciamos nosso dia na Avenida Gaudi em uma das extremidades visitando o Hospital de la Santa Creu e Sant Pau, de Domenech e  Montañer, Patrimônio Mundial pela Unesco. Embora estivesse em reforma impressiona pela tranquilidade e beleza. De volta à Avenida Gaudi pode-se apreciar muitos restaurantes de comida turca e árabe, além de confeitarias e mercadinhos num tranquilo passeio já que ela e primariamente destinada a pedestres. Na outra extremidade está a obra mestra de Antoni Gaudi, a Sagrada Família, que, independente do número de vezes que você ja tenha visitado, sempre impressiona pela sua infinidade de detalhes e singularidade.
A tarde o passeio foi pela montanha de Montjuic, outro local de Barcelona que sempre vale a pena voltar. Desta vez conhecemos o Jardim Botânico, que tem boas viastas para a Anella Olímpica e fomos rever o belo Estádio Olímpico (Muito bom relembrar o arqueiro acencendo  a Pira Olímpica das Olimpíadas de 92), o Palau Sant Jordi (onde o Brasil foi medalha de ouro no Volei Masculino) e todo o espaço circunjacente com fontes e obras caracteristicas da urbanização de Barcelona como as oliveiras de metal e concreto e a Torre de Santiago Calatrava.A partir dessa área criada para as olimpíades pode-se descer de escadas rolantes até o Palau Nacional, que faz parte de um complexo construido para a Exposição Internacional de 1898. Atualmente ele é sede do Museu Nacional de Arte da Catalunya de cujo variado acervo merecem destaque as pinturas do interior de Igrejas Românicas dos Pirineus que para melhor preservação foram transportadas para cá. 
Como o Palau Nacional está situado em um local elevado a partir dele se tem impressionantes vistas de Barcelona, da Avenida Reina Maria Cristina e de todo o complexo de impressionantes fontes desse setor da cidade. 

Dia 6: Neste dia iniciamos explorando uma região pouco turística, o bairro de Pedralbes onde está situado o Palácio de Pedralbes (Residência da Coroa Espanhola em Barcelona) em cujo jardim estão algumas obras interessantes de Gaudi como uma fonte e um pergolado. Nas redondezas há ainda outros projetos de Gaudi, uma excelente zona residencial e o Monastério de Pedralbes (o ingresso é o mesmo que para o Museu de la História de la Ciutad) que mostra a vida nesses lugares durante o período medieval, habitados principalmente por mulheres após a morte de seus maridos.....
Mas... como o dia era de Sol e estávamos em Barcelona tomamos um ônibus na idade média cruzamos a cidade e desembarcamos no novíssimo Hotel W que, críticas e protestos a parte, levou praia e consequentemente vida para essa região antes ocupada por depósitos e galpões do porto. Inclusive os nudistas (em pleno inverno) já usufruem do espaço.
Andando pela nova praia chega-se ao Port Vell onde estão as duas torres características de Barcelona - o Hotel Arts, um dos melhores da cidade, e a Torre Mapfre. Alí também está a Vila Olímpica. A partir dali são uns minutinhos até o Parque de la Ciutadella, O Arco do Triunfo, o Born tudo de novo....


Dia 7: Dia para recuperar-se de algumas ressacas acumuladas, mudar para o Hotel Arts, aproveitar o sol do último dia de 2009, a lua cheia do último dia de 2009 nascendo no mediterrâneo, um bom jantar com a vista da cidade,  a contagem regressiva na torre de Agbar, os fogos, uvas, espumante e brindar um novo ano mais 365 para trabalhar, aproveitar e planejar as proximas viagens, mas felizmente embora a maravilhosa estadia em barcelona esteja acamando a viagem apenas começou e a España nos espera!!!!


 


Slideshow Report as Spam

Post your own travel photos for friends and family More Pictures

Use this image in your site

Copy and paste this html: