The orphanage

Trip Start Jun 16, 2010
1
416
600
Trip End Dec 31, 2012


Loading Map
Map your own trip!
Map Options
Show trip route
Hide lines
shadow
Where I stayed
Angrek losmen

Flag of Indonesia  , East Nusa Tenggara,
Friday, August 5, 2011

 

Comovente, o convite do Sandro Duarte do internet café, “vou visitar um orfanato que costumo apoiar, queres vir comigo?”.

O som é audível a várias dezenas de metros. Uma canção muito alta é entoada por um coro de miúdos. Estamos perto. À chegada “I love you Jesus, deep down in “mê har””. A alegria que paira no ar é fantástica, indescritível. Todos aqueles miúdos, sem pais que os esqueceram, não os podiam ter ou faleceram, são a mais fantástica fonte de inspiração. Entro e recebo uma calorosa saudação. Mais ruidosa ainda. O Sandro decide ensinar as letras dessa canção, com uma coreografia que ainda traz mais cor ao quatro. “I love you Jesus, deep down in my heart”. Demora um quarto de hora a alinhar entre todos.

Há cerca de 25 anos, a senhora católica que possui a casa decidiu iniciar este sonho, a construção de um novo mundo, uma família, uma casa onde são todos irmãos, amigos, companheiros. A senhora ensina os caminhos da bíblia, a grande moleta, o modelo de vida para quem procura um caminho, uma nova vida. E procura ajuda junto de todos, da igreja, das comunidades, para conseguir criar e educar estas cerca de trinta crianças, dos cinco aos dezasseis. O trabalho que tem feito é notável, mais ainda há muito a concretizar. Tem conseguido trazer ajuda para apoio na escola (grátis até ao 6º ano, altura em que muita gente abandona por não conseguir suportar os encargos), alimentação e melhoria da qualidade de vida.

Há uns meses atrás tinham uma arca frigorífica emprestada que, foi resgatada, deixando estas crianças sem a possibilidade de conservar comida durante mais do que um, dois dias. Há mais meses atrás, uma senhora Americana que por aqui passou, comoveu-se tanto com a história de vida desta família alargada e com as condições em que tinham de viver (muitas crianças tinham de faltar à escola para caminharem por mais de uma hora para ir encher uns baldes de água ao rio) que fez uma recolha de fundos junto dos amigos e família e conseguiu construir um poço no quintal para extrair água. Esta construção trouxe uma qualidade de vida diferente a estes miúdos. Já não têm de faltar à escola. Já não têm de acartar com 10 kg de água durante quilómetros e quilómetros.




A visita a este local é muito inspiradora. Espero, no futuro, com a ajuda de todos os amigos, família, conhecidos, não conhecidos, conseguir ajudar estas crianças que apenas contam com elas próprias e com a solidariedade de quem se atreve a partilhar o seu sorriso no meio de tantas adversidades. Life changing!
Slideshow Report as Spam

Use this image in your site

Copy and paste this html: