Back to Coupling mode

Trip End Dec 31, 2012

Komodo Indah

Flag of Indonesia  , East Nusa Tenggara,
Sunday, July 24, 2011

Os novos descobridores: os Franceses, para além dos curiosos Alemães e dos Imperialistas Chineses. Durante estes dois dias voltei a um estado que me é muito familiar, o estado “encerado”, com um pavio, que é possível acender sempre que achem conveniente. Trabalhar no regime “casal+1” ou “casal+pobrecoitado” é algo que me é muito queridoan E confesso que já sentia falta da dinâmica: do limpa-me a boca se tem migalhas; do põe-me creme como deve ser; do “deixa-meláestaraquiumbocado”; do vai lá ler que eu vou apanhar sol; do vamos perguntar tudo em conjunto para aprendermos tudo em conjunto; do “andacáqueridaqueessessenhoressãomuitoatiradiços”; do vamos decidir tudo em conjunto mas eu decido mais do que tu. Gosto desta dinâmica, de estar de fora, de poder ser imparcial. Estar por dentro também é bom, mas não é frequente haver uma compatibilização de versões absolutamente perfeita. Na maior parte das vezes há “bugs” e nem sempre existe um “patch” para o contornar.

Os “dois casais amigos” (gosto muito desta expressão, muito portuguesa, especialmente quando sucede a um “fui jantar com”) são franceses. Culturalmente ou não, e é cultural, comprovei várias vezes dois meses depois, insistem em comunicar na língua mãe. Consigo perceber grande parte (dependendo do número de palavras por minuto), mas as minhas palavras francesas estão um pouco oxidadas. Muitas das vezes não é comigo, mas...ainda bem...porque sabe-me mesmo muito bem estar comigo e... com aquele “tak-tak-TAK-TAK-TAK-TAK-TAK-TAK-TAK-TAK-TAK-TAK-TAK-TAK...” que o motor de 100 anos do batel lança para o ar, juntamente com as duas chaminés de negro.