Au$tralia Open

Trip End Dec 31, 2012

Nomads all nations hostel

Flag of Australia  , Victoria,
Saturday, January 15, 2011

O grand slam de Ténis é no final do mês. No entanto, os hostels da cidade fazem, por estes dias, o favor de inflacionar os preços da diária. O que não se percebe muito bem é como é que pode entrar nas contas de um "Backpacker", a assistência dos jogos do open da Austrália.

Por outras palavras, a oferta de alojamento em Melbourne, independentemente do tipo e segmento a que se destina, está, a partir de hoje, mais cara. E o aumento é superior a 20%. Dormir num dormitório custa agora 30$ por noite ou mais. Simplesmente porque atribuem ao ténis, o principal motivo para um backpacker estar a visitar Melbourne por estes dias. Mas não é assim. É mais uma causa do que consequência. Os backpackers, frequentemente, procuram ver os jogos (sendo o ecrã gigante da Federation square, o maior palco de eleição) já que cá estão e não ao contrário.

Numa fase inicial, existem bilhetes diários a 30$, que não dão acesso aos courts principais. Há quem lhes faça uma visita para tentar absorver um pouco do espírito desta competição. E até seria uma ideia interessante, ver o nosso caríssimo Frederico Gil competir (chegou à segunda ronda). Existem também bilhetes que apenas dão acesso ao recinto, longe dos palcos. Eu acho que estes bilhetes são vendidos apenas porque dão o alento a quem os compra, de que é possível, a determinado momento, entrar à socapa para um dos courts e assistir a um jogo importante. Isto foi exactamente o que aconteceu ao Daniel (um português que conheci por aqui, já lá vamos mais à frente http://www.travelpod.com/travel-blog-entries/blink0/1/1296215191/tpod.html ). Tirando isto, quem é que vem a Melbourne assistir ao Grand Slam? Exacto, quem não conta os dólares todos os dias! No final do dia, acho que funciona como o álibi perfeito para justificar o aumento dos preços, aproveitando a rigidez da procura por parte dos Backpackers na medida em que não têm alternativa que não adaptarem-se e pagar este preço mais alto. Alternativa... até existe: couch surfing. É uma questão de trade off entre dinheiro e novos amigos / experiências. Para já fico a 30$ por dia. O meu orçamento diário para a Austrália são cerca de 44$, rapidamente consumidos pela vida citadina. Mas tenho de encontrar uma alternativa no curto prazo.