Linda cidade, parques e muitos museus

Trip Start Jan 03, 2006
Trip End Dec 23, 2006

Flag of Sweden  ,
Thursday, September 21, 2006

Mais um onibus noturno e cheguei em Estocolmo (capital da Suecia) pela manha. Felizmente reservei um albergue muito proximo a estacao de onibus. Como era cedo, o albergue ainda estava fechado. Tentei cochilar na estacao mas fui repreendido por um policial...
Mas o sono de uma noite mal dormida me proporcionou um cochilo num banco menos exposto.

Retornei ao albergue que possuia porta com codigos e tudo mais. O albergue (Stockholm Lodge) era limpo, internet de graca e com otima localizacao. Peguei uns mapas e guias no albergue e fui andar pela cidade como de costume.
Nao diferente dos outros países da escandinavia, tudo muito alto nivel, arquitetura clássica, alguns predios modernos, gente indo ao trabalho, clima ameno mas um sol pra aquecer. Estocolmo é cortada por um rio. Há ilhotas onde situa-se o centro antigo, parques e museus.

Na rota dos museus gratuitos, primeiramente fui ao museu do exército, situado num bonito predio com exposicoes desde a origem das guerras, era viking, medieval até atualmente. Muito interessante e bem organizado.
Depois rumei ao museu historico, com exposicoes de arqueologia, reliquias vikings, religiosas e medievais.
Pra emendar, fui a uma ilha dentro da cidade que possui um parque chamado "Rosendal". Jardins lindíssimos, vista pra cidade com os prédios e a ponte, e muita andança. Fui ao museu "Nordiska" situado num prédio antigo. A fachada do predio parecia uma igreja gotica. Eu cansado de museus idos durante o dia, andei por exposicoes de folclore, o que incluia: roupas, sapatos, moveis, fotografia. O que mais me interessou foi uma exposicao abordando os problemas do alcool no país e discutindo sobre o referendo que ocorrerá. Uma proposta é que o governo tenha controle sobre a venda de alcool, o que inclui cotas a cada cidadao e, adotando algo parecido com carteira de motorista, só que para beber. Se nao andar na linha, perde ponto e cota. Um argumento contra é o lado do comércio paralelo e trafico ilegal, o que pode nao ser bom ao país.

A Suecia possui o maior IDH (indice de desenvolvimento humano) do mundo, o que reflete num otimo sistema de educacao, saude, infra-estrutura e tudo mais. Porém o custo de vida é elevadíssimo, o que requer que todos numa familia trabalhem. Esta e'uma das críticas da populacao, haja vista as "donas de casa" nao ficam em casa para cuidar dos filhos. Outro grande problema é a falta de problemas...

Dia seguinte, planejava ir a somente um museu, porém fui a quatro. Pela manha fui ao centro antigo com bonitas ruelas, predios antigos, igrejas e o palacio do rei. Fui ao museu da moeda em frente ao palacio. Apesar de bem organizado e grande, passei rapido. Interessante.
Meio dia fui ver a troca da guarda real no palacio.
Andei ao museu que planejava ir, o museu nacional. Mais um belo predio com obras de grandes nomes como Rembrandt, Monet, Matisse, Degas e Gauguin. Tambem havia uma interessante exposicao de design, com cadeiras, produtos domesticos, ferramentas, vidro e videos.

Andei a uma outra ilha depois. Vi um "barco albergue" ancorado. Fui ao museu de arquitetura sueca e de arte moderna. Um dos melhores museus que eu já fui. Pacientemente li sobre a arquitetura sueca, sua historia, vi maquetes e explicacao sobre os conceitos de cada predio. Pra melhorar fui no mesmo predio ao museu de arte moderna, com obras de Salvador Dalí (um dos meus prediletos) e outros surrealistas como André Breton, Klimt, Ernst. Também haviam obras de Picasso, Mondrian e Andy Warhol.

Fui ao outro lado do rio ter uma diferente vista da cidade. Mais um bonito por do sol e fotos. Pela noite no albergue joguei gamao com um americano e esperei até voltar a estaçao.

Mais um onibus noturno me aguardava...
De volta a Copenhagen pela manhã, aeroporto, e...Adeus Escandinavia!

Estou indo pra terrinha do papai e da familia! De certo modo minha terra também.

Até mais com noticia dos Países-Baixos!