Arquitetura, castelos, cultura, turismo e cervejas

Trip Start Jan 03, 2006
Trip End Dec 23, 2006

Flag of Czech Republic  ,
Sunday, September 10, 2006

Apos 3 meses na Asia, rumei ao mundo desenvolvido...(nao que a Asia nao seja, mas Europa e' mais desenvolvida e e' moleza viajar por aqui).

Ao embarcar no voo da Lufthansa fui presenteado com voo na classe executiva. Nada mal - champagne, atendimento classe A, poltronas confortaveis e comida de primeira. Excelente ser mimado nas nove horas de voo...hehehehe. Escala em Munique na Alemanha e em menos de uma hora cheguei a Praga. Como a moeda tem dois lados, fui presenteado com mochila rasgada e sumiram com a capa da minha prancha que vinha carregando enrolada e presa a mochila desde a Indonesia. Dei queixa no aeroporto e em dois dias consertaram a mochila que ficou mais resistente do que antes :)

Apos onibus, metro e mais onibus, cheguei ao Marabou Hostel, o'timo albergue a cerca de 20 minutos andando do centro historico de Praga. Albergue agradabili'ssimo, funcionarios atenciosos, cafe' da manha liberado e excelente, musica ambiente, internet gratuita e 14 camas no meu quarto. Fui recepcionado com uma cerveja gratuita - excelente por sinal.

Primeiro dia em Praga fui agraciado por um otimo clima. Dia ensolarado, temperatura amena, andei, andei, andei, andei, andei, andei...e a cada esquina fiquei maravihado com a arquitetura e os predios lindissimos, especialmente com a luz amarelada que me inspira para tirar fotos. Fui ao museu nacional, uma especie de palacio com exposicoes de mineralogia, zoologia, antropologia e arqueologia. Interessante, pena que nem tudo estava traduzido para o ingles. Andei mais e passei por inumeras ruelas e monumentos historicos, todos os lugares repletos de turistas. Um dos pricipais pontos turisticos e' a 'Charles Bridge', uma ponte com arcos cercada de estatuas e que cruza o rio para outro lado da cidade - linda! Pra melhorar bandinhas tocando jazz na ponte e bonitas pinturas e fotos a venda.
No outro lado do rio situa-se o castelo de Praga situado no topo de uma colina. O castelo e' construido com arquitetura gotica - Belissimo e proporciona uma espetacular vista da cidade. Na entrada ha' soldados tchecos que ficam parados parecendo estatuas. Como ha' sol ate' 8 da noite e luminosidade ate' depois das 9, emendei o fim do dia num parque, respirei ar puro e fiquei horas vendo uma exposicao de fotos do mundo relacionada aos problemas ambientais (como eu sou paciente e nao tinha hora marcada, li tudo sobre cada mural). Voltando ao albergue pela noite, parei numa praca badalada, vi gente passar, tirei fotos e descansei as pernas - Ufa! Uma excelente noite de sono me aguardou.

Dia seguinte rumei de trem pela manha a um castelo chamado 'Karlstejn' a cerca de 45 minutos de Praga. Bonita cidadela com vista para o castelo no topo do morro. O castelo foi contruido no seculo XV e ja' passou por varias reformas de acordo com as diferentes epocas. Fui com o tour guiado pelo castelo, onde passei pelos diversos saloes, comodos, obtive informacoes historicas e tudo que um turista ha' de fazer. Cerveja na volta, trem, albergue e cama devido ao sono atrasado.

Mais um dia na cidade, andei ate' um parque cercado por muralhas e lindo! Belissimo fim tarde, igreja, cemiterio, esculturas, gramados, andanca pelo rio, fotos e voltei ao albergue. No abergue conheci um grupo de espanhois muito gente boa - Marc, Ricard, Carlos e Xavier. Fizemos o aquecimeto da night la' mesmo, divertindo-nos com um italiano (Alberto) que pouco falava ingles. Um caldeirao de linguas...
Apo's alguns copos quebrados por um grupo de francesas muito alcoolizadas, fomos ao centro da cidade, onde encontramos um grupo de tchecas que sugeriram irmos a um club chamado 'Karlof'. De acordo com elas e' o melhor club da Europa. De fato o lugar e' muito bom, com cinco andares com diferentes estilos de musica e situado a beira do rio e proximo a 'Charles Bridge'. Apos algumas cervejas (Krusovice, 12%), reviver Michael Jackson, escutar pop trash, sobe e desce de ambientes, a noite teve fim la' pelas 5 da manha e, cansados, voltamos ao albergue.

Ultimo dia em Praga voltei ao centro historico com o Marc e Ricard, voltei ao castelo de Praga onde cochilei la'dentro - hehehehe. Para os que me conhecem, dormir pra mim nao e' prolema... Terminei de ver e ler a exposicao de fotos, andei mais pela cidade, fotos (pra variar), me abasteci no supermecado para escandinavia (chocolates, vinho...), voltei ao albergue, empacotei as malas (atentem o plural - 'as'), bebi um vinho, nerdei na internet, despedi-me dos espanhois...e manha seguinte, adeus Praga!

Praga e' um das cidades mais bonitas que eu ja' vi na minha vida. Cada detalhe, cada esquina, tudo lindo e de muito bom gosto e ha' um ar artistico em todos os lugares.

Prazer em conhecer...Eu recomendo!

Ate' mais com noticas da Escandinavia...temperaturas vao baixar...

kkrispina
kkrispina on

EEEE!!
Hoje terminei de ler seus relatos... as temperaturas com certeza vão baixar, aqui no Brasil mais precisamente Rio de Janeiro, a duas semanas atrás, mais ou menos, registrou 10°C, no Sul teve -5°C ... pelo frio que passamos por aqui...imagino o que passará por aí!!

Realmente, dormir é com você mesmo!

Fica com Deus! Boas viagens!