Recepção calorosa em Dakar (Fr+Pt)

Trip Start Aug 21, 2008

Flag of Senegal  ,
Wednesday, November 5, 2008

J'étais pressé d'arriver chez Tata Annette (photo ici), cela faisait plus de deux semaines qu'elle m'attendait sans connaître le jour de mon arrivée et elle m'a accueilli les bras ouverts pleins de chaleur et de sympathie. Tata est d'une extrême beauté dégageant un incroyable halo de femme battante et fier de l'être, la sérénité et sagesse d'un long vécu, le franc parler séduisant, l'irrévérence de quelqu'un qui n'a jamais rien craint. On ressent une envie irrésistible de la serrer dans ses bras.
La première chose sur laquelle elle insiste c'est de ne pas la vouvoyer car, m'explique-t-elle,  dans le wolof (langue la plus répandue au Sénégal) le « vous » n'existe que pour exprimer le pluriel. Je suis vraiment à l'aise et je sens que je vais beaucoup apprendre ici. Le dimanche c'est le jour du grand repas, il y a une vingtaine de personnes, tous des amis à Tata de toute âge et professions, venant pour cette grande communion, montrer leur affection pour cette femme extraordinaire de 82 ans, journaliste, poétise et écrivain, un sort d'éloge à ses accomplissements. Tous des gens super cool et avec lesquels j'ai passé un dimanche de rêve songeant déjà au suivant. Sauf que... (la suite dans quatre posts)

Andei bastante a butes até localizar a porta da roulotte da Tata Annette. Estava um pouco angustiado para la chegar porque ja fazia mais de duas semanas que ela me aguardava sem que eu tivesse meio de confirmar a data da minha chegada. A recepção foi calorosa e a simples visão dessa personagem que comporta no seu olhar o orgulho de uma vida de combatente foi suficiente para me seduzir instantaneamente. Senti imediatamente saudades da minha avo e percebi depois das primeiras palavras que pronunciou porque se tinha entendido tão bem com a minha querida tia São, que foi alias o gancho que nos ligou. O numero de coisas que se podem ler duma so assentada, no primeiro olhar que repousamos sobre este monumento à dignidade do ser humano, daria uma longa lista. Sabedoria de cagado velho, franqueza, irreverência de quem recusa inclinar-se perante o chicote da tradição que metia a mulher num plano secundario, serenidade e paz, enfim, uma velhota completamente irresistivel. Logo me mete à vontade dizendo que a trate por « tu », explicando que no wolof (lingua nacional mais falada no Senegal) o « você » não existe. Domingo, dia que se seguiu ao da minha chegada, é dia de refeição em familia. Uns 20 amigos de todas as idades e profissões se juntam durante a tarde, um evento que se sente imediatamente, é uma dedicação semanal a imensidão das intensas conquistas da anfitriã de 82 anos : jornalista, poetisa e escritora de livros juvenis. Todos eram altamente porreiros, a casa era tipo um antro de cultura no qual me senti altamente acomodado. Aguardo com ansiedade o proximo domingo.

saleirofilho
saleirofilho on

TEM ESPAÇO BARROCO NO SENEGAL
O movimento barroco foi trazido para o Brasil através da colonização portuguesa. Tanto por seu decorativismo quanto a sua conformação espacial, a característica básica desse movimento é a quantidade de informações e de objetos que ocupam um espaço. Eu nunca poderia imaginar, que no Senegal, pudesse haver uma residência tão densa de mobiliário quanto quadros expostos nas paredes. É o barroco!!!