Centro Cultural Tjibaou

Flag of New Caledonia  , Grand Terre,
Wednesday, August 24, 2011

Por Robson                                             English version
English Version

O Projeto 20°12' tem como objetivo registrar situações de todos os países com terras no paralelo 20°12'Sul. Para saber mais sobre o Projeto 20°12', visite a página inicial sobre este blog.

Este é o nosso terceiro e último post sobre a Nova Caledônia.

O Centro Cultural Tjibaou foi feito com design inspirado nas habitações tradicionais dos kanaks e é um lugar muito agradável. Do lado de fora há jardins e esculturas. Dentro, cada prédio tem vida própria. Além de exposições, há um grande auditório que funciona como centro de convenções. Fomos em uma tarde chuvosa de terça-feira, morrendo de fome e a lanchonete estava sem comida. Mesmo assim aproveitamos até a hipoglicemia dar tremedeira.

A respeito desse Centro Cultural, minha amiga Lucia Malla fez um post bem bacana com informações desde a fundação, de quem foi Tjibaou e muito mais. Vale a pena ler: link para ele.

Para terminar a noite dessa visita à Nova Caledônia, fizemos uma noite de queijos e vinhos. Tudo nacional, é claro. :-)

Foi uma ótima visita! Por coincidência, quando fomos, o tempo não estava dando condição de mergulho e os voos para as ilhas Loyalty estavam suspensos por causa de manifestações no arquipélago contra o aumento dos valores das passagens. A coisa foi tão séria que o então presidente Nicolas Sarcozy veio na semana seguinte, entre outras coisas, para acalmar os ânimos.

Nossa despedida de Nouméa se deu com esse visual fantástico da laguna e dos recifes de corais quase dizendo: Volte logo!

Sessão curiosidade:
Os ônibus em Nouméa possuem linhas bem definidas e mesmo padrão de identificação. Isso não impede que cada motorista dê sua personalizada no "carango". Em uma de nossas viagens à noite pegamos um ônibus que veio todo apagado por dentro. Quando parou, o motorista acendeu as luzes e para nossa surpresa: tinha gente lá dentro! Assim que entramos (um pouco antes de sentarmos), ele apagou as luzes de novo e botou o som num volume alto.
Será que a ideia era chacoalhar a galera? Nunca vimos nada parecido...

Vá além!

Ficamos pouco tempo, mas a Nova Caledônia merece uma visita com calma. Além das atrações acima, ela também possui o segundo maior recife de corais do mundo (atrás apenas da Grande Barreira de Corais da Austrália), e a maior lagoa, que mereceu um título de Patrimônio Natural da Humanidade. Bom para quem mergulha! Se quiser saber mais, esse outro link do blog Uma Malla Pelo Mundo traz mais informações, com fotos sub adicionais aqui.

Ainda do Blog da Lucia, a costa nordeste de Poindimié a Hienghène que é bem turística (mesmo para não mergulhadores) está retratada neste post. Algumas curiosidades aqui. Quem quiser ter uma ideia dos impactos da exploração do níquel, também vale a pena dar uma olhada nesse outro post.

Já para quem gosta de praias paradisíacas as Ilhas Loyalty (Loyalty Islands) oferecem oportunidades excelentes, sendo que você pode optar, além das hospedagens usuais, pela casa dos moradores locais, que recebem turistas. Há voos regulares e também o Betico 2 (confira a programação).

Projeto 20°12'............................................Projeto 20º12' : Projeto 2012
www.projeto2012.com.br

My Review Of The Place I've Seen