O zoo da Nova Caledônia

Flag of New Caledonia  , Grand Terre,
Tuesday, August 23, 2011

Por Robson English version
English Version

O Projeto 20°12' tem como objetivo registrar situações de todos os países com terras no paralelo 20°12'Sul. Para saber mais sobre o Projeto 20°12', visite a página inicial sobre este blog.

Continuamos nossas aventura na capital da Nova Caledônia. As atrações nos arredores de Nouméa são distantes umas das outras e optamos pelo famoso ônibus "sobe e desce" Nouméa Explorer, que passa por vários pontos turísticos interessantes. Depois do centro da cidade, fomos ao Zoológico e Jardim Botânico da Nova Caledônia. Esse zoológico deve ser o único no mundo especializado em POMBOS! Apesar de ter outros animais, os pombos são a principal atração, a começar pelo pombo que é símbolo do país, o cagou, que tivemos sorte de ver de pertinho embaixo de uma escada logo que chegamos.

Confesso que ficamos com um pé atrás na hora que lemos sobre este zoo, mas encaramos, e não nos arrependemos. Aqui há pombos muito diferentes, que estão nas fotos abaixo. Todo verde, marrom de asa verde, entre vários outros.

Mas é claro que a estrela principal é o cagou. Com direito a painel explicativo detalhado (em francês), ele é a maior espécie de pombo vivo no mundo, só existe por aqui e está em risco de extinção. Seu principal diferencial é a crista, que se eleva e forma uma espécie de coroa. Infelizmente eles não fazem isso o tempo todo e só conseguimos fotos deles com o 'cabelo lambido' para trás. Mas valeu o registro.

Além dos pombos, outras atrações, povoam o zoo, como a raposa voadora (maiores morcegos do mundo), macacos, cobras, cacatuas, faisões, araras, papagaios, avestruz, iguanas, pavões que andam livremente pelos jardins, corujas, falcões e até aves brasileiras: as ararajubas, para dizer que não éramos os únicos brasileiros por ali...

No final ainda passamos por um centro educacional do zoo, com várias informações e painéis voltados para a criançada. Um em especial chama a atenção para a biodiversidade do mangue e usa como chamariz o famoso coração que aparece naturalmente em algumas épocas do ano uma parte do mangue a noroeste da Grand Terre, nas redondezas de Voh, um local meio isolado onde não fomos.

Outra coisa interessante dsse zoo é que ele fica em uma área alta da cidade, com vistas panorâmicas para a cidade e também para o nosso próximo destino, o Centro Cultural Tjibaou.
Subimos no busão de novo e fomos lá conferir e contaremos no próximo post!

Projeto 20°12'............................................Projeto 20º12' : Projeto 2012
www.projeto2012.com.br