Já que... Pegadas de Dinossauro...

Trip Start Oct 12, 2010
Trip End Dec 31, 2012

Flag of Namibia  , Otjozondjupa,
Monday, November 8, 2010

Por Robson                                              English versionEnglish Version

Projeto 20°12' tem como objetivo registrar situações de todos os países com terras no paralelo 20°12'Sul. Para saber mais sobre o Projeto 20°12', visite a página inicial sobre este blog.

Saímos do Okonjima com destino a Swakopmund, a capital dos esportes radicais da Namíbia. Antes de sair, olhamos o mapa fornecido pela locadora do carro... Para ir pelo asfalto, deveríamos seguir para Okahandjia antes de ir para Swakopmund, fazendo um cotovelo. Mas vimos também outra possibilidade, aparentemente mais curta pegando estradas de chão. Com uma vantagem, poderíamos passar em uma atração marcada no mapa, as "Trilhas dos dinossauros". Por que não?

Lá fomos nós, saímos do asfalto. Pegamos alguns trechos muito bons, outros não tão bons assim, passamos por muitos rios secos (sem pontes) e após umas duas horas em estrada de chão, chegamos a uma chácara no meio do nada. Detalhe, devemos ter cruzado com uns dois ou três carros em todo o trajeto. Um deles até nos pediu informação. Imagina! Saímos do Brasil para dar informações a viajantes na Namíbia :-)

Então... Chegamos lá na hora do almoço. Não havia ninguém à vista. Com um sol escaldante, deixei todos na porta da chácara para agilizar o contato e a entrada enquanto fui estacionar o carro em uma sombra há uns 100m de distância. Quando cheguei ao portão, percebi que o "tempo tinha fechado". Não entendi nada, ânimos exaltados... O dono da chácara e da trilha dos dinossauros era um descendente de alemão impaciente que parecia não gostar muito de falar inglês estava sinalizando que os chinelos das meninas não eram bons para ir à trilha. Então ele apontava para o calçado da Carol e dizia "Esse não bom", depois para o da Priscila "Esse não bom" e para o meu "Esse bom".

Relevamos a situação. Deve ter havido algum incidente na área por causa de calçado e acabou dando dor de cabeça para ele devido ao isolamento do local... Outra coisa que estava irritando ele também foi que queríamos saber o que havia lá para ver. Ele ficou indignado "Como vocês não sabem, esse é um monumento nacional"... "todas as informações estão na internet". Quando dissemos que não sabíamos do que se tratava, que estávamos passando 'perto' e resolvemos conhecer, ele não acreditou muito. Mas no fim os ânimos se acalmaram e depois de quase desistir da visita, conseguimos nos comunicar com o dono e chegamos a um acordo, ele deixou a gente ver o panfleto que ele tinha em mãos e falou um pouquinho do que encontraríamos.

Tivemos que ponderar que provavelmente acordamos o cara da siesta em plena segunda-feira de baixa temporada...

Pra fechar esse capítulo tenho que registrar que o cara mordeu o dinheiro que usamos para pagar a entrada para ter certeza que era verdadeiro! Em resumo, esse barraco acabou sendo engraçado, o cara é uma figuraça.

Muito bem. Voltamos para o carro. Todos de tênis, fomos ver as tais trilhas dos dinossauros sob o sol escaldante dessa área semi-desértica da Namíbia. É necessário descer uma rampa de uns 200m para chegar a uma área com quartos para aluguel e área de camping (também operada pelo dono).

Há basicamente duas trilhas de pegadas, as de um dinossauro maior chamado Ceratossauro e de um menor chamado Syntarsus, segundo o site dos donos da chácara. Na foto abaixo estamos com os pés ao lado de uma das pegadas maiores. As pegadas do dino menor são menores do que uma mão fechada.

Além das pegadas dos dinossauros, o Guilherme ainda flagrou um besouro local bem interessante devorando uma flor.

Resumindo tudo. Se vc tiver muito tempo livre e for tarado por pegadas de dinossauros (ou uma discussão animada), vale à pena ir lá . Senão, "segui il tuo corso".

Próximo destino: Swakopmund

Projeto 20°12'............................................Projeto 20º12' : Projeto 2012
www.projeto2012.com.br

Fabiana Poubel on

Adorei o texto, as pegadas dos dinos e o "barraco"...rsrrs. bjs