Fronteira Lebombo: África do Sul - Moçambique

Trip End Dec 31, 2012

Flag of Mozambique  ,
Thursday, October 21, 2010

Por Robson.

O Projeto 20°12' é um projeto que tem como objetivo registrar situações de todos os países com terras no paralelo 20°12'Sul. Para saber mais sobre o Projeto 20°12', visite a página inicial sobre este blog.

As travessia de fronteiras terrestres que conhecemos até então são invariavelmente menos organizadas que as dos aeroportos, e a fronteira Lebombo não foi diferente. Funcionários sem muita paciência pedem a você para preencher uma série de formulários não muito claros, umas pessoas ficam ao redor e oferecem assessoria esperando uma gorjeta. Outra característica das fronteiras terrestres é que quase sempre são aos pares, uma do país de saída e outra do país de entrada, às vezes com direito a uma "terra de ninguém" no meio.

Ao chegarmos a Moçambique, um policial olhou os papéis que trouxemos da aduana da África do Sul e nos mandou seguir em frente. Pouco adiante, antes de chegar no prédio da aduana propriamente dito, um cara ficou no meio da rua na frente do carro e nos mandou parar, estacionar o carro e segui-lo até o prédio. Fizemos isso e pouco depois sacamos que estávamos sendo alvo de um desses "assessores" que conhecem todo o protocolo local.

Aos poucos fomos tomando conta da situação, mas o cara ficou ao nosso lado o tempo todo, até conseguir vender um seguro, que tínhamos mesmo que comprar de qualquer jeito e tinha preço tabelado entre as 3 empresas com escritórios na área da aduana.

Não sei se era um dia atípico, mas os dois postos tinham pouca gente, sem filas e depois de uns 40min, estávamos com a papelada pronta, já havíamos sacado alguns meticais (moeda do Moçambique) no caixa eletrônico, comprado o seguro e também um colete reflexivo, que é item de segurança de porte obrigatório nos carros e pelo que li, um dos itens mais cobrados pelos policiais rodoviários quando fazem blitzes.

Seguimos para o norte sem esperança de chegar a Tofo de dia, devido a nosso atraso acumulado. A opção escolhida foi dormir em Xai-xai. A maior cidade na estrada EN-1 antes de Tofo, nosso destino original.

Ah! A placa na entrada de Moçambique avisa: "Bem-vindo! Aqui você terá os melhores camarões, as melhores praias..."

Como nossa missão é experimentar os países do caminho, fomos obrigados a conferir :-)

Projeto 20°12'............................................Projeto 20º12' : Projeto 2012
www.projeto2012.com.br