Chegada a Maurício

Read my review - 5/5 stars

Flag of Mauritius  , Grand Port,
Wednesday, October 13, 2010

por Robson

O primeiro dos 12 destinos oficiais do Projeto 20º12'. (lembrando que há 13 países com terras a 20º12', sendo que um é o Brasil, então... 12 destinos)  :-)

DICA de assento: No 737-800 da SAA para Maurício, a primeira fila da classe econômica (no caso a fila 11) tem um espaço bem generoso para as pernas. Um cara grandalhão que estava em algum lugar no fundo até acabou indo para o nosso lado. Para quem não sabe, existem sites especializados em assentos de avião como o SeatGuru. Vale à pena conferir.

DICA: No caminho para Maurício, 20min antes do pouso, o avião passa por uma ilha chamada Reunião. O relevo dela é bem interessante e para vê-la, escolha um assento na janela do lado direito na ida e esquerdo na volta (fora da asa).

A Chegada em Maurício foi suave. Do avião já podemos ver o que nos esperava... Quilômetros de praias com areia branca e águas azul turquesa. Logo ao desembarcar do avião, na rampa de acesso ao aeroporto uma placa anuncia: "Bem vindo ao paraíso" (Welcome to Paradise).

Cá entre nós, o paraíso fica depois da imigração. Pegamos uma fila que não andava nada. Depois mudamos para a fila indentificada como "Premium" e começamos a nos mexer. Ao que tudo indica, os formulários que são distribuídos no avião estão desatualizados, o atendente faz muitas anotações complementares. Por fim levamos mais de 1h para passar no primeiro guichê.

O guichê seguinte foi rapidinho. O atendente abriu um sorriso quando viu que éramos do Brasil, perguntou algo ao ver o visto para Moçambique, mas não entendemos e ficou por isso mesmo.

Agora sim: BEM-VINDO AO PARAÍSO!!!

DICA para Maurício: Mais que em qualquer outro lugar que já visitamos, respire fundo e tenha toda a paciêncida do mundo na imigração. Em qualquer país é 'recomendável' levar as reservas de hotel e bilhete aéreo de saída impressos. Em Maurício é INDISPENSÁVEL.

A surpresa ruim foi que a mala da Carol tinha sido violada. Os 'responsáveis', ao invés de quebrar 'só' o cadeado, fizeram o favor de estragar também os fechos dos zíperes onde o cadeado encaixava. Quando chegamos ao hotel ela viu que não tinham roubado nada e que a única necessaire que foi aberta foi as que tinham envelopes de estomazil. Talvez tenham confundido com algum outro pó nos aeroportos por onde passamos.

DICA para voos em geral: Se quiser trazer algo em pó, que traga na bagagem de mão, onde pode mostrar o que é quando passar nos Raios X, sua mala agradece.

Tinha combinado com o hotel para nos buscar no aeroporto. Ao chegar fomos recebidos por Kishaan. Um sujeito que nos recebeu com bom humor e paciência. Aproveitamos a receptividade para passar logo no caixa eletrônico e arrumar algum dinheiro local.

Trafegamos por 1h e meia pelas estradas de Maurício. O país é pequeno, mas não minúsculo (2.040km²). É um terço do tamanho do DF (a menor unidade da federação do Brasil) ou 5 vezes o tamanho da Ilha de Santa Catarina ou ainda 4 vezes o da Baía de Todos os Santos.

Fiquei impressionado com o nível cultural de Kishaan. Ele perguntou qual era a taxa de desemprego no Brasil (chutei 8%, mas descobri depois que na verdade está beirando 12%), falou que a União Européia sacaeneou Maurício baixando o preço do açúcar, que é a segunda fonte de renda do país, atrás do setor de confecção. Turismo é o terceiro. Neste ano (2010) são esperados quase 1milhão de turistas, mas a projeção é de 2milhões em 2015, quando o turismo passará a ser mais importante para a economia do que a cana. 20% da energia elétrica do país é gerada com bagaço de cana. Tudo informações do Kishaan, que também conhece mais que o carnaval e o futebol do Brasil.

Ele disse que o que mais gosta do Brasil é da miscigenação, que ele lamenta não ocorrer também em Maurício.

Enfim chegamos à pousada. Fomos recebidos pelo Jean-Claude, que entre outras coisas, fala português. Morou por 6 meses no Brasil há 28 anos atrás. Ele estava meio inseguro do português, misturando com espanhol, mas o nível da comunicação foi muito bom!

Ele mostrou o quarto para nós, com decoração especial de flores sobre a cama e um drink de boas vindas para receber os recém-casados. Nos explicou detalhes do quarto (aqueles que vc às vezes demora 10min para descobrir sozinho como funciona). Depois mostrou as áreas comuns do hotel, as facilidades, destacou os horários... e conhecemos sua esposa Marie-Michele. Casal muito simpático!

Siga nossos passos:
1. Nos hospedamos no La Maison D'ete Hotel;
2. Serviço de táxi Kishaan - cel.: (230) 253-1722

Projeto 20°12'............................................Projeto 20º12' : Projeto 2012
www.projeto2012.com.br

My Review Of The Place I Stayed

Loading Reviews

Mariangela e Wanderley on

Estamos viajando com vcs.
ADOREI!!!
Aproveitem MUITO. Bjus.

Helio e Isabel on

Já retornamos à Brasília. Lá ficou tudo bem!
Boa viagem! Mandem notícias!
Beijos

Antonio on

Estive em Mauritius no ano passado. O paraíso começou em Joburg quando pegamos a classe executiva da Air Mauritius (realmente ótima - serviço e limentação). Além do avião ser umAirbus A340-600. Quanto a chegada não tivemos nenhum problemas. O desembaraço foi rápido e eficiente tanta na imigração quanto na alfândega.

foradecasa
foradecasa on

Excelente notícia Antônio! Obrigado por atualizar essa informação que poderá ser útil para outros leitores.