El condor pasa

Flag of Peru  , Arequipa,
Thursday, August 13, 2009

Canyon del Colca,

Para o período de 12-12.08 reservamos um Tour de ônibus para vermos o mais profundo Canyon do mundo (4.000m de profundidade). E nesta oportunidade tivemos o privilegio de assistir ao fantástico vôo dos Condores andinos.

Doença de Altitude
O nosso tour para o Colca Canyon começou bem no inicio da manha. Na primeira parada estratégica compramos bombons e folhas de coca .Seguimos por uma estrada ao longo dos vulcões Misti(5821m) e Nevado Chachani(6075m), como também de uma grande montanha de 4910m de altura, em que o ar contem somente 50% de oxigênio em relação ao nível do mar. Sendo assim, para se poder prevenir da doença de altitude( chamada pelos nativos de Soroche) os peruanos e o restante da população ao longo da cordilheira dos Andes mascam a folha da Coca, além do tomar o chá e consumir outros produtos derivados como bombons que são tiro e queda contra este mal de altitude. Inclusive nós mesmos pudemos confirmar o socorro que estas santas folhas nos propiciaram, mesmo não sendo muito confortável ter os pedaços de folha seca na boca e ficar mascando-as durante 25 minutos. Os bombons de coca eram bem melhoras do que as folhas.. As folhas de Coca parecem como as de louro, sendo um pouco mais estreitas. O sabor parece muito com o do chá de boldo do chile, ou chá verde. Lamentavelmente o chá é proibido para exportação, pois a produção de Coca tem sido também associada a produção de cocaína, que é uma droga ilegal, feita através de um processo de purificação da Coca com gasolina e outros químicos, e vendida ilegalmente para os países consumidores. Este problema tem vitimado muitos agricultores que não conseguem expandir sua produção legal da coca, devido á grande pressão do mercado internacional e ilegal de cocaína e dificuldade de controle que os países produtores tem. Em Lima em outras partes do Peru, vimos muitas campanhas, através de camisas e cartazes em que se escrevia “A Coca não é droga” em defesa dos agricultores que a produzem legalmente e para o uso tradicional .

Seguindo nossa viagem chegamos ao topo das montanhas mais altas da região, chamada de “Altiplano”, e nos deparamos com as raras e belíssimas Vicunhas, um animal da família dos camelos, parecido com lhamas, Guanos e Alpacas. O algodão das Vicunhas é considerado o mais caro do mundo, por 1kg custar 500 USD e somente em algumas lojas do Peru pode-se encontrar pecas feitas deste nobre algodão. Por exemplo um Poncho(veste de inverno típico da região dos Andes) feito de Vicunha custa 4.500 Euro. No caminho vimos especialmente muitas Alpacas, que dão muito algodão e estavam em toda a parte.

Apesar da dificuldade de respiracao com a leveza do ar, a tarde decidimos subir uma montanha muito íngreme para ver mausoléus pré-Inkas, que lamentavelmente encontravam-se saqueados. Em toda parte se viam ossos de pessoas, especialmente crânios, uma imagem chocante e triste. A noite tivemos num restaurante típico para turistas, tivemos “Alpaca á milanesa” (dura, dura, dura), acompanhada de música ao vivo e grupo de dança. Todo o tempo as pessoas do publico são chamadas para participar da dança, inclusive com roupas típicas. E de repente Edgar é convidado para dançar também!!! Aplaudido pelo público, especialmente nosso grupo do tour ele dança muito bem a “dança contra a malaria “(veja as fotos)

Os Condores
Depois de uma noite nada bem pela difícil digestão da Alpaca chegamos finalmente no mirador dos famos Condores andinos. O sol da manha aquece o ar do Canyon e esta forca é utilizada por mais ou menos 40 Condores que voam pelas cabeças dos turistas curiosos. Estes completamente equipados com suas câmeras fotográficas de última geração e suas teleobjetivas, e que se acotovelam uns contra outros para registrarem o melhor momento do voo desta ave tao empossante. Nós também tivemos a sorte de fazer alguns registos fotográficos que aqui apresentamos a vocês também.

Ao chegarmos em Arequipa completamento mortos de cansaço, decidimos fazer nossa mala em direção a Cuzco somente no dia seguinte. Então fomos dormir super cedo...foram dois dias maravilhosos...

Deutsch

Für den 12. und 13. August hatten wir eine geführte Bustour durch den tiefensten Canyon der Welt (über 4000 m tief) gebucht bei der wir hoffentlich auch Kondore sehen würden:

Höhenkrankheit
Die Fahrt ging früh morgens los und der erste Stopp dient dazu Kokablätter und Kokabonbons zu kaufen. Die Fahrt in den Canyon führt vorbei an den Vulkanen Misti (5821 m), Nevado Chachani (6075 m) und über einen 4910 m hohen Pass, auf dem die Luft nur ca. 50% des Sauerstoffs enthält, welches auf Meeresniveau vorhanden ist. Um die Soroche (Höhenkrankheit) zu vermeiden wird das kauen von Kokablättern bzw. anderen Kokaprodukten empfohlen. Wir können bestätigen, das das hilft, auch wenn es wegen der Blattkrümel im Mund etwas unangenehm ist. Die Kokabonbons sind da schon viel besser! Die Kokablätter sehen übrigens aus wie Lorbeerblätter, nur das sie etwas dünner sind. Der Geschmack erinnert stark an grünen Tee. Leider ist die Einfuhr nach Deutschland verboten, so dass ihr schon selbst nach Peru oder Bolivien kommen müsst, um es zu probieren.

Alpakas, Lamas und Vicunas
Als wir auf der Hochebene, dem Altiplano, zwischen den Vulkanen ankommen, sehen wir die sehr seltenen Vicunas, die wie die Lamas, Guanos und Alpakas zu den Kleinkamelen zählen. Die Wolle der Vicunas ist mit 500 USD/kg die teuerste der Welt und wird nur in einem ausgewählten Geschäft in Peru angeboten. Dort kostet dann ein Vicunaponcho 4500 Euro. Auf der Fahrt gibt es aber auch besonders viele Alpakas zu sehen, die sehr viel mehr Wolle abgeben und für uns daher auch erschwinglich waren.

Tanzeinlage
Nachmittags laufen wir trotz der sehr dünnen Luft, japsend einen Berg hoch und sehen dort eine präinkaische Begräbnisstätte, die offensichtlich geplündert wurde. Überall liegen Knochen und menschliche Schädel herum, ein schockierender und trauriger Anblick. Am Abend gibt es in einem ausgesprochen touristischen Restaurant Alpakaschnitzel (sehr zäh!) mit Livemusik und einer Tanzvorführung. Immer wieder werden Personen aus dem Publikum hinter die Bühne gebeten und dort verkleidet, um an den Tanzeinlagen mitzuwirken. Plötzlich wird auch Edgar zum mitmachen aufgefordert und er tanzt sehr schön den Antimalariatanz (siehe Fotos).

Kondore
Nach einer unruhigen Nacht mit einem gefühlten kompletten Alpaka im Bauch geht es endlich zum Aussichtspunkt der Kondore. Die Morgensonne erwärmt die Luft im Canyon und diesen Auftrieb nutzen an diesem Morgen über 40 Kondore für ihren Flug über den neugierigen Touristen, die zu hunderten mit den größten und besten Teleobjektiven an ihren digitalen Spiegelreflexkameras jeden Flügelschlag dieser imposanten Tiere dokumentieren. So gelingen auch uns viele schöne Fotos, von denen wir nur die allerbesten hier zeigen.

Als wir abends total erledigt wieder in Arequipa sind, beschließen wir, die Rucksäcke erst am nächsten Morgen zu packen und schlafen sehr früh ein. Es waren zwei wunderbare Tage!