Na Suiza - In der Schweiz

Lulas B+B

Flag of Peru  ,
Tuesday, August 11, 2009

Bed and Breakfast
O nosso encantamento com o lindo país Peru continua a ganhar ainda mais forca com os dias. Depois de viajarmos 11 horas com o ônibus da companhia Cruz der Sur desde Chincha Alta chegamos as 23h no nosso B&B (para os que não conhecem Bed and Breakfast é um tipo de hospedagem na casa de uma família que oferece uma cama e café da manha). Fomos surpreendidos pelas calorosas boas vindas de Sr. Seelhöfer, um suíço-alemão, sociólogo, casado com a Sra. Lula que nos preparou fantástico jantar, introduzido, claro, pelo coquetel mais querido del Peru, o Pisco Sour (lembram da nossa experiência em Lima?)!!! Depois de muito conversarmos e saborearmos o Menu de salada de camarão, e um delicioso refogado de frango, caímos como pedras mortas na cama para o próximo dia.

Na Suiza
A estadia junto aos Seelhöfer foi uma grande surpresa para nós. Primeiro, o jantar com todos os rituais típicos de um Menu de três pratos. Entretanto o que nos chamou mais atenção, foi a meticulosidade e organização desta família. Tudo em seu devido lugar, todas as informações impressas em papel ofício, inclusive como soletrar corretamente o espanhol.!! Se eles tivessem pelo menos mais um quarto na casa, daríamos a eles o título de “Melhor Hostal já visitados por nós”!! Bem, segundo Edgar os suíços são famosos pela meticulosidade, mas este senhor realmente surpreendeu-nos de todas as formas. Primeiro, depois de jantarmos tivemos um “Briefing” sobre todas as medidas de segurança da casa, mas também os cuidados á serem tomados por estrangeiros na cidade de Arequipa, um verdadeiro ABC para turistas.

Regras
1.Não se vestir como turista;
Fazer uma coisa de cada vez. Se estiver fotografando, ficar de olho na bolsa e nunca desviar;
Deixar à bolsa á frente e para tirar dinheiro ou outra coisas da bolsa, acostar-se na parede para ter o controle de todo o corpo;
Não tomar o taxi falso;
e entre outras coisas tao engraçadas, mas realmente úteis que já não lembramos mais:

Seguindo meticulosamente todas as regras do Sr. Seelhöfer nossa estadia em Arequipa foi maravilhosa e sem sobressaltos, roubos ou violação de nossa integridade física. :-)

City Tour em Arequipa

Arequipa ou “Ari-Quepay”, ou “Cidade da Nossa Senhora da Assunção do Lindo Vale de Arequipa” foi também chamada de “Ciudad Blanca”. Este apelido a cidade recebeu provavelmente por sua população branca residente no centro da cidade. Pois os demais do seu povo, predominantemente indígena, viviam à periferia.

Monastério
Um dos momentos mais marcantes de nossa visita a cidade de Arequipa foi a visita ao Monastério de Santa Catalina. Este Monastério foi fundado em 1579 , onde viviam 150 religiosas e 400 empregados que eram (meninas indígenas, mestiças e africanas). Estas freiras eram as segundas filhas de famílias ricas da cidade, que eram obrigadas á serem freiras, sem poder de escolha. O curioso deste monastério era o facto de ser praticamente uma cidade, dentro da própria cidade de Arequipa. Dentro do monastério crianças, jovens e freiras adultas gozavam de conforto e privilégio de uma vida correspondente ao status social do qual elas pertenciam. Dentro deste convento visitamos para além das capelas, confessionários, as casas próprias daquelas religiosas, o mercado onde estas faziam suas “trocas”, os jardins. Segundo o nosso guia, o convento de Santa Catalina foi único em toda América Latina, onde o status social da freira era reproduzido na forma de sua moradia dentro do Monastério.
www.santacatalina.org.pe

A comida
Como não podia deixar de ser, em Arequipa fizemos também nossa viajem gastronômica no restaurante “Sol de Maio” na calle Jerusalém, 207, ao experimentarmos os famoso “Rocoto Relleno” (veja a foto) e o “Ocopa Arequipena”(veja).

Bed and Breakfast
Wir werden jeden Tag noch begeisterter von diesem schönen Land Peru. Nach 11 Stunden Busfahrt mit der Buslinie Cruz der Sur von Chincha Alta nach Arequipa kommen wir endlich bei unserem reservierten Bed and Breakfast (Lula's B&B) an. Wir wurden von Herr Seelhöfer sehr herzlich empfangen. Er ist Schweizer, Soziologe und mit der Peruanerin Fr. Lula verheiratet ist. Das für uns vorbereitete Abendessen wurde mit einem Aperitif, einem frisch zubereiteten Pisco Sour begonnen. Nach dem tollen Abendessen: sehr lecker Krabbensalat und Hühnerfrikassee, sind wir wie todmüde ins Bett gefallen.

In der Schweiz
Unser Aufenthalt bei Familie Seelhöfer war für uns eine sehr positive Überraschung. Erstens ein Abendessen mit drei Gängen und Aperitif vorher, zweitens die Schweizer Genauigkeit, mit der alles vorbereitet wurde: Alle wichtigen Touristeninfos und Warnhinweise waren zweisprachig und ausgedruckt für uns vorhanden. Selbst ein Buchstabieralfabet (Alfa Charlie Tango...) wurde uns ausgehändigt, damit wir im Fall, das wir verloren gehen, genau buchstabieren können, wo wir uns befinden. Falls es noch ein weiteres Zimmer gegeben hätte, wäre es wohl das beste Hostel in ganz Arequipa! Tja, Schweizer Genauigkeit eben, aber hier in der vollendeten Form! Nach dem Abendessen gab es noch ein Sicherheitsbriefing für Touristen in Arequipa, ein wahres ABC für Reisende.

Die Regeln
1.Nicht wie ein Tourist rumlaufen, also nicht auffallen
2.Eine Sache zur Zeit machen, nicht ablenken lassen, es könnte ein Trickdieb sein.
Tagesrucksack vor den Bauch und immer mit dem Rücken zur Wand, falls man darauf konzentriert ist, dem Rucksack etwas zu entnehmen.
In kein falsches Taxi einsteigen (Entführungen durch angebliche Taxi sind hier schwer in Mode.
3.Und noch vieles mehr, was wir zwar alles befolgt haben, aber hier nicht mehr erinnern.

Da wir alle Regeln genau befolgt haben, hatten wir einen wunderbaren Aufenthalt ohne Überfälle, Diebstähle oder Verletzungen unserer körperlichen Integrität.

Die Stadtbesichtigung
Arequipa oder Ari-Quepay in Quechua oder ursprünglich Die Stadt unserer lieben Frau der Himmelfahrt des schönen Tales von Arequipa wurde auch die Weisse Stadt genannt. Vermutlich, da zu Kolonialzeiten die nicht-weißen Bewohner (Indigene und Afrikaner) außerhalb der Stadt wohnen mussten oder weil sehr viele der Kolonialbauten gekalkt waren, also weiße Wände hatten.

Das Kloster
Einer der bedeutendsten Momente und Monumente der Stadttour war unser Besuch des Klosters Santa Catalina. Dieses Kloster wurde 1579 gegründet und beherbergte 150 Nonnen und 400 Dienstmädchen, welche überwiegend aus Indigenas, Mestizinnen und Afrikanerinnen bestanden. Die Nonnen selbst waren gewöhnlich die zweite Tochter einer reichen Spanischen Familie und konnten sich nicht aussuchen, ob sie in Kloster wollten oder nicht. Das besondere an diesem Kloster ist, dass es faktisch eine Stadt in der Stadt war. In dem Kloster genossen die Novizinnen (ab 12 Jahre) und Nonnen sämtliche Annehmlichkeiten und Privilegien, die ihrem sozialen Status entsprachen. In diesem Kloster sahen wir die Kapellen, Beichtstühle, die Häuser der Nonnen, ihren Marktplatz und Gärten. Unser Touristenführer erklärte uns, das dieses das einzige Kloster in ganz Südamerika war, in dem der soziale Status der auch innerhalb der Klostermauern weiterhin Gültigkeit hatte.
www.santacatalina.org.pe

Das Essen
Natürlich haben wir auch in Arequipa unsere gastronomischen Forschungen weiter vorangetrieben. Labor war dazu das Restaurant Sol de Maio (Maisonne), in der Jerusalemstrasse 207, wo wir wunderbares Rocoto Relleno (gefüllte Paprika) und Ocopa Arequipena (Kartoffeln mit Ei und Sosse) aßen. (siehe Fotos)