Australia Day and Australian Open

Trip End Dec 24, 2011

Flag of Australia  , Victoria,
Friday, January 28, 2011

Olá!

Estes últimos dias foram bastante bons! Vamos por partes:

Domingo fui então ter com a minha amiga: depois de uma hora à espera dela e a assistir ao ténis na fed square, encontrei-a finalmente e andámos a passear pela cidade. Para dizer a verdade, acabei por não ver nada de novo, mas foi fix andar a passear e a conversar com ela! Estava era um calor desgraçado, por isso acho que devíamos era ter ido para a praia... Mas fomos a andar até ao estádio (de australian-rules football, ou footy, e não de futebol) e esteve a contar como é uma grande fã, e algumas das regras. Parece que é mesmo um desporto marado, basicamente só nao se pode agarrar, empurrar por trás e placar acima dos ombros ou abaixo dos joelhos: de resto, tudo! haha. (Mais sobre isto a seguir). E pronto, foi um dia calminho, com um passeio pela cidade e a acabar com (outra vez!) ténis na fed square. Desta vez com a Jasmina (assim se chama ela) a ensinar-me as regras, o que dá bastante jeito!

Segunda e terça dei umas voltinhas pela área do Albert Park, onde há um lago grandinho e montes de relva e campos para todos os desportos... E parece que, daqui a uns meses, eles fecham aquilo e fazem da estrada à volta do lago (na qual eu andei a pé!) uma pista de Fórmula 1! Estilo Mónaco, parece, mas não bem dentro da cidade, mais num parque. Estes australianos são doidos. E continuo sem ver ninguém a jogar futebol/volley ao final da tarda na praia, a quem me possa juntar...

Terça à noite tive também uma festa interessante. Começou mal (com chuva :\ pela primeira vez por estes lados), mas juntei-me às minha colegas de casa (2 alemãs que estudam cá) e fui para casa de uns amigos delas, para as celebrações do Australia Day Eve (já que ninguém trabalha na quarta. faz-se festa terça à noite!). Casa esta que estava cheia (mesmo cheia) de novo-caledianos (será assim que se diz??), ou seja, gente da Nova Caledónia. Esta ilhazita, a meio caminho entre a Austrália e as ilhas Fiji, pertence ainda à França: resultado, toda a gente falava francês! Lá tive que me lembrar dos 3 anos de francês que tive na escola (há uns 10 anos atrás)... Por sorte eles também falavam inglês, por isso deu para beber uns copos em nova companhia e conhecer gente interessante de um sítio que não conhecia! Todos muito simpáticos e a "estranhar" este português que lá foi parar haha.
Fomos então tentar celebrar com estilo a véspera desta data tão auspiciosa e seguimos então para o Crown Casino (o maior da Austrália) para tentar ir à disco que eles lá têm. Infelizmente pediram-nos 35$ para entrar (cerca de 25€, sem nada incluído) e por isso ficámos lá fora... Ainda deu tempo para eu e o meu amigo Francesco (um italiano que conheci em Viena) irmos perder 5$ cada na roleta hehe. Seguimos então para um bar'zito que costuma estar cheio de estrangeiros (visto pertencer a um hostel bastante conhecido por entre os backpackers), ficámos por lá um pouco mas acabámos cedo em casa.

O Australian Day amanheceu enublado mas felizmente sem chuva, o que seria de facto um party-killer, já que tinha planeado ir a um barbeque (no exterior, como convém) com a malta do Couchsurfing. Como não choveu, lá segui eu então para os jardins, passando pelo centro da cidade para ver as pessoas todas cheias de bandeiras australianas, tatuagens de bandeiras australianas, tshirts da austrália, etc etc. Muito giro o ambiente, e foi também interessante de ver pessoas de outras etnias (especialmente asiáticos) a celebrar este dia, incluindo um senhor vietnamita com uma tshirt que dizia "Thank You Australia"!

Depois de andar meio perdido à procura da malta do CS lá os encontrie e juntámo-nos todos para um belo barbeque (sem fogo, no entanto, por isso acho que o nome correcto seria picnic hehe). Foi muito porreiro, conheci imensa malta interessante, especialmente estrangeiros mas também alguns aussies (abreviatura de australians) e passei o dia a aprender a chutar uma footy, ou seja, uma bola de australian-rules football (o tal que a Jasmina gostava). O desporto parece muito interessante, e estou a ver se arranjo quem me ensine as regras todas. Mas pronto, passámos o dia a chutar a bola (há por aqui uma foto de como a bola é - estilo rugby mas algo diferente, incluindo na maneira de chutar e passar a bola) e a irritar os restantes veraneantes hehe. Mas como éramos um grupo enorme (uns 30 ou 40, diria eu, eles não tiveram outro remédio que não fugir :D

Tivemos ainda oportunidade de ver os 5 aviões da Força Aérea de cá, e um fogo de artifício ao final da noite, ali mesmo ao lado e também do topo da Eureka Tower (a mais alta do hemisfério sul, que planeio visitar hoje). No fim acabámos na fed square, onde pude provar umas poutine (batatas típicas canadianas) com uma couchsurfer canadiana que as recomendou :)

Passando a quarta-feira, comecei o dia com um passeio'zinho pelo Queen Victoria's Market com uma amiga do hostel. É um mercado bastante grande, daqueles semi-exteriores com tudo, desde comida a roupa a peles de canguru lol. Comprei uma footy para brincar e uma boa (mas cara) manga (que fiz questão de comer sentado num banco com o meu canivete suíço - cortesia da minha mãe - o que, como dá para imaginar, não é a maneira mais "limpa" de comer haha). Mas era deliciosa :D Ainda partilhei um pouco com umas colegas viajantes que por lá estavam sentadas :)

À tarde tive então o ponto alto do dia: no dia do barbeque, um jovem viajante de 48 anos disse que tinha um ground pass para o ténis, ou seja, um bilhete que permite entrar no recinto, ver os campos secundários etc, mas não entrar nos 2 campos principais (Rod Laver Arena e Hisense Arena, onde são as partidas que passam na TV). É muito giro lá fora, mas quando um jogo (uma das semi-finais femininas) acabou na Rod Laver Arena, pedi ao segurança se podia entrar só para tirar umas fotos. O senhor, muito simpático (demais, obviamente), deixou-me entrar sem mostrar o bilhete e disse "mas tem que voltar a sair". Eu concordei, claro, ainda sem pensamentos "criminosos". Lá entrei, tirei umas fotos, e decidi sentar-me para ver o ambiente... Foi talvez nesta altura que me apercebi que ainda estava muita gente lá dentro e que o senhor segurança não estava ali a controlar-me... Então decidi subir até à ùltima fila, para "ter uma melhor vista". Fiquei lá um pouco e começo a reparar que no campo se estão a preparar para o próximo jogo... Mudei de lugar (para não estar tão próximo da entrada com o segurança amistoso) e comecei a ouvir eles a avisarem que faltam 2 minutos... 1 minuto. Et voilá, o jogo começa e estou lá hahaha. Caso não tenham reparado, por agora estou a gostar bastante de assistir a partidas de ténis: o ambiente por aqui é contagiante, por isso estava bastante contente comigo mesmo por ter conseguido assistir àquela partida, a semi-final feminina entre Clijsters (da Bélgica) e Zvonareva (da Rússia). Não que eu perceba muito, mas a Clijsters dominou a partida e ganhou 2-0. Viva a Bélgica! Vai agora defrontar a chinesa Li na final, numa partida que eu espero seguir no ecrã gigante da Fed Square :) Assim com a final masculina, com o grande Djokovic (que deu 3-0 ao Federer) a defrontar Murray ou Ferrer (que se defrontar hoje à noite). Excitante! :D

E foi isto que aconteceu nos últimos dias :) Estou agora a começar a investigar para onde seguir a seguir a Melbourne, penso que irei para sul (para a Mornington Peninsula), sei de um hostel que precisa de uma mãozinha algumas horas por dia a troco de alojamento grátis. E, melhor que tudo, fica ao pé de praias com ondas - é desta que viro surfer profissional :D

Mamã on

gostei!