Longo caminho de volta

Trip Start Oct 01, 2007

Flag of Mozambique  ,
Wednesday, February 25, 2009

Estou a caminho de volta para Europa. Em alguns dias estarei em terras de "primeiro mundo" (usando essa expressao que saiu de moda, mas que pra mim faz mais sentido hoje do que quando ela ainda era utilizada). Estou aproveitando a longa viagem de volta para pensar um pouco sobre o que passei nesses meses aqui.

A verdade eh que ainda nao me sinto nem partindo daqui, nem voltando para a Inglaterra. Ainda nao percebo a volta. Creio que isso eh um reflexo da falta de planos e ideias reais sobre o que vai acontecer apos regressar.

Agora estou em uma cidade chamada Chimoio, apos dois dias de estrada. Passei os dias em onibus apertados e as noites em alguma cidade do caminho. Mesmo apos seis meses ainda me impressiona a precariedade dos transportes publicos aqui. Uma vez mais o veiculo que nos conduzia quebrou no caminho durantes muitas horas. O que nao eh nada de se impressionar considerando que todos os veiculos aqui parecem em pessimo estado de conservacao (tendo ja chegado aqui em "segunda mao", apos nao terem mais valor de mercado nos paises desenvolvidos de onde eles vieram), bem como as estradas, que sao tao precarios como os carros que passam por elas.

Esou hospedado em uma escola do mesmo tipo da que eu trabalhei em Nacala. Tudo muito parecido. Mas ja nao me sinto nem la, nem aqui... muito pelo contrario.

ALgumas possibilidades de "proximos passos" ou de "cenas dos proximos capitulos" comecaram a se delinear. Algo na escola onde vim da Inglaterra ou em outra escola do mesmo grupo, algumas ideias vagas que passaram por minha cabeca ou que "peguei emprestadas" de alguem. Mas tudo ainda muito novo.

Mesmo aqui em mocambique meus proximos passos sao incertos. A unica certeza eh do local da volta, Johanesburg. Ate, e depois, de la vou vivendo novas descobertas.

smbm
smbm on

Que bom
Lembro quando você saiu daqui do Rio. Pouco conversamos, afinal nunca chegamos a conversar muito mesmo. Qual simpatia tenho desse sentimento que te move, ainda que seja de dúvida, parece ser mais decidido do que muitos que não admitem a dúvida.
Olhando tuas fotos e relatos, que sensação boa me dá.
Boa sorte por onde você estiver.
Abraços, Suzana Mesquita

nikita82
nikita82 on

Ola
Ola,
Gostei bastante da sua mensagem.

Chamo-me Ana e vou para a semana para uma missao em Chimoio. 10 semanas de voluntariado.

O que me aconselha? O que devo ter mais cuidado?

Sera que me pode falar mais um bocadinho de Chimoio?

Muito Obrigada,
Ana