Praia, banho de cuia e roupas limpas

Trip Start Oct 01, 2007

Flag of Mozambique  ,
Thursday, October 9, 2008

Se na escola a coisa demora a andar, ao menos ha compensacoes do genero geografico. A casa onde vivemos se localiza muito proxima a praia. Quando chegamos no final do dia muitas vezes ainda temos tempo para dar uma mergulho nas ultimas luzes do sol. A praia eh de aguas calmas, verdes e limpas. Nao eh das mais quentes do mundo, mas considerando o calor que faz durante o dia a temperatura meio fria eh quese perfeita.

O por do sol eh rapido, mas ainda assim impressionante. Depois que o sol fica vermelhor, ainda um pouco alto no horizonte, bas uma duzia de minutos par ele desaparecer atras das montanhas ao longe. Mas, como ja disse, ainda que rapido, eh bonito de se ver. O sol fica vermelho e gigante.

Entao chega hora de tirar o sal o que tem sido feito, na maioria das vezes, com banho de cuia. Temos tido constante falta de agua encanada, entao, quando aparece agua, juntamos em uma caixa d'agua grande e dela saem os baldes para tomar banho. Nada de tao ruim assim. Claro que eh bem melhor uma ducha forte, mas banho de balde nao eh tao mal. O mais incrivel eh que se tem uma nocao real de quanta agua se gasta em um banho e de quao curto um banho pode ser para que a pessoa saia limpa. Da para acreditar que um balde eh suficiente para tomar uma banho? Considerando que algumas pessoas passam 30 minutos tomando banho com o chuveiro ligado, eh dificil de imaginar uma banho de um, e apenas um, balde.

O maior problema dessa falta d'agua nao eh o banho, mas sim as outras limpezas. Lavar pratos com baldes nao eh nada facil, nem muito menos pratico. Lavar roupas, confesso, ainda nao tentei. Temos uma menina contratada pela escola que nos ajuda com a limpeza das areas comuns da casa durante a semana. Ela tambem nos ajuda com as roupas, e que ajuda. Mas estou decidido a fazer isso eu mesmo. Nao sei se vou conseguir, mas quero, ao menos, tentar. Vou comecar esse fim de semana com algumas camisas. Vamos ver se consigo. Com o tempo, quem sabe, vou ser "auto-suficiente" em relacao a isso. Eh algo a se tentar.

hedlena
hedlena on

įgua
É o sertão de PE! Me lembrou meus tempos de Pesqueira. Se tem uma coisa que me uma dor no coração, é ver água sendo desperdiçada. Pensei em tu ontem, eu apoio uma instituição que dá aulas para meninas pobres do Camboja, e estava vendo as fotos de algumas dessas aulas. Pela primeira vez senti que aquela cena me pareceu bem familiar, eu agora conheço alguém que faz o mesmo! Olha, lá, Betuca é gente que faz ;-) Cheiro.