Apoio

Trip Start Oct 01, 2007

Flag of United Kingdom  ,
Saturday, August 23, 2008

Uma vez mais eu saio da cronologia para escrever algo. Para nao perder o momento...

Nos dias que se passaram houve muita correria por aqui por causa de uma entrevista com a BBC. O problema eh que esta organizacao tem uma constante batalha com a midia e, algumas vezes, com alguns alunos tambem. Existe um website dedicado a falar mau desta organizacao. Eu sabia da existencia deste site mesmo antes de vir. Li muitos dos textos que encontrei la, e ainda assim achei que nao seria motivo suficiente para deixar de vir. Apesar de ter passado por momentos de duvidas antes de tomar essa decisao.

Os textos desse site nao sao muito convincentes para mim. A impressao que tive lendo muitos deles eh de que nao se tratavam de noticias, mas sim de uma campanha contra a escola. Nao sei se as coisas que tem ali sao verdade ou nao. Provavelmente algumas sao. Mas pelo simples fato da forma que eles fazem essa campanha, nao dando espaco para mostrar o "outro lado", acabei ignorando a maioria das coisas que sao ditas la.

Esta semana, por causa dessa vinda da BBC, hoveram algumas apresentacoes sobre midia, manipulacao de informacao e coisas do genero.

Eles vieram, fizeram as perguntas que queriam para a "headmaster" da escola, deram pouco espaco para que ela falasse o que realmente pensa e respondesse as perguntas.

A minha impressao eh que, algumas das "acusacoes" feitas pelos reporteres deveriam ser analisadas pelos responsaveis pela escola. Nao todos, mas alguns pontos, de fato, representam problemas que deviam ser tratados como "criticas construtivas" e servir de ponto de partida para um debate entre a escola e os alunos, para tentar melhorar a situacao.

O problema eh que, como normalmente acontece, os editores da materia pegaram somente os pontos que eles tinham interesse. De mais de 400 alunos que ja foram para a Africa pela escola, eles conversaram apenas com os que desistiram do programa. Eh muito facil "provar" um ponto quando voce so mostra os fatos que concordam com o que a pessoa ja acredita.

Mas, as vezes, nas piores situacoes, eh que se encontra um apoio. Um dos moradores da regiao, que conheceu a escola atraves dos alunos vendendo revistas nas ruas, ouviu a materia na radio da BBC. Hoje ele resolveu vir aqui para conversar conosco, os alunos, e nos dar apoio.

Ele nao falou muito, mas o pouco que disse, foi realmente reconfortante. Nao que eu tivesse tido um problema serio por conta da entrevista. Mas, mesmo assim, foi importante ouvir aquilo. Ouvir de uma pessoa que nao te conhece que admira o que voce esta fazendo. Que nao desista por conta de criticas. Que siga o seu caminho e que faca um bom trabalho. Que somente o fato de ter dedicado esse tempo e ter tido essa atitude, ja merece ser citado.

Qual a utilidade de um reporter vir aqui simplesmente para mostrar pontos negativos?

Fiquei muito agradecido a este desconhecido. Pela manifestacao de carinho e apoio.

Como eu posso achar que a diretoria da escola "so pensa em desviar dinheiro e explorar os alunos", quando as duas pessoas mais importantes da escola estavam sinceramente tao emocionadas quanto eu ao ouvir as palavras deste senhor?

Ele tambem fez uma doacao em dinheiro para o meu time. Mas a doacao emocional foi, sem duvida, muito mais importante do que a financeira.

Viva as manifestacoes de apoio livre de interesse!!