Um dia, tres paises

Trip Start Oct 01, 2007

Flag of Denmark  , Fyn and the Central Islands,
Friday, July 4, 2008

Dia corrido... mas nem tanto. Dormindo tarde, acordando cedo para pegar o aviao. Mas antes de sair ainda tivemos tempo de tomar um "expreso" original italiano preparado pela mae de Laura.

Pegamos um aviao para Londres, e tinhamos que esperando, no aeroporto, pelo resto do nosso time. Passamos algumas horas de "momento cultural", aproveitando para ler uns livros que compramos um pouco antes. Um sobre Cuba, chamado "Fidel Castro - minha vida", uma entrevista de mais de 100 horas com "El Comandante". Muito bom por sinal. Recomendo para todos que queiram entender um pouco mais da historia dessa ilha. Eh sempre bom ter um pouco de informacao vinda do outro lado. Praticamente tudo que eu ouvi ate hoje sobre cuba vinha do ponto de vista dos Estados Unidos que, por sinal, eh o mesmo que a midia brasileira (e consequentemente a maior parte do povo) reflete. O outro livro eh sobre o fim da era do "livre mercado". A ideia eh debater a falta de logica de seguir cegamente a "tendencia do mercado". O nome eh sugestivo: "the gods that failed" (os Deuses que falharam(?), em traducao ao pe da letra).

Passamos algumas horas esperando os outros. Almocamos o que encontramos de mais barato no aeroporto. Vida de voluntario eh assim mesmo.

Todos chegaram, pegamos o nosso aviao e seguimos para a Dinamarca. Felizmente nao tivemos problema para passar na imigracao. Eu confesso que estava meio preocupado. Porque eramos um grupo de 15 pessoas, sendo, a maioria, nao europeus. Fiquei na duvida do que teriamos que responder ao oficial de imigracao, ja, se a verdade fosse dita, nao estavamos indo a turismo... de qualquer modo, nao tivemos problema. Eu nao sei o que os outros responderam, mas como eu era o ultimo da fila eu so disse a ele que "estou com os japoneses" (eram uns 8 japoneses no meu grupo) e o oficial respondeu "ahhh...". So sei que funcionou.

Ja estavamos nos aguardando no aeroporto quando chegamos. Dali seguimos para uma das muitas escolas desse grupo na Dinamarca.

Foi um dia longo. Comecamos antes das 5 da manha e as 8 da noite estavamos, finalmente, jantando no nosso destino final. Nao so longo, mas tambem estranho. Cafe na Italia, almoco na Inglaterra e jantar na Dinamarca.

Terminamos o dia trabalhando. Fazendo parte de um "building weekend". Aquele dia foi um bom "resumo" de como seriam os dias que viriam na Dinamarca... muito trabalho e pouco tempo.