As praias de Praia

Trip Start Oct 01, 2007

Flag of Italy  ,
Saturday, June 28, 2008

Apesar de ter tido certos problemas linguisticos no caminho, acabei chegando na cidade onde vive minha Martina. Praia a Mare ou somente "Praia".

Foram dias totalmente voltados para o descanso. Ao menos essa era minha intencao. Nada de agito, "balada", festa nem nada deste genero. O lugar e o clima colaboraram com meus planos.

Praia eh uma cidade pequena na parte sul da Italia. Cerca de dois mil habitantes e muitos turistas no verao, mas o detalhe eh que, ate onde eu pude ver (e Martina confirmou minha impressao), praticamente todos os turistas sao de outras partes da Italia. Os poucos extrangeiros que vi por la estavam no albergue de Martina. Por estar fora do "roteiro turistico padrao" poucas sao as pessoas na cidade que falam ingles. Coisa que nao me causava muitos problemas, ja que o italiano tem suficientes semelhancas com o portugues, ao menos o suficiente para que eu pudesse fazer perguntas basicas e entender respostas simples. Essa, a ausencia de turistas e de pessoas falando outras linguas, foi para mim um dos maiores encantos desta pequena cidade.

Um dos maiores, eh verdade, por que o dos encantos, que foi para mim um grande surpresa, foi a beleza das praias. Algo proximo a "fantastico" ou "paradisiaco" aquele lugar. Aguas azuis e calmas como em uma piscina. Nada de areia, mas sim pequenas pedras arredondadas. Em algumas praias estas pedras eram negras, em outras um pouco mais claras, o que deixava a agua com uma aparencia de ser ainda mais azulada.

Meus dias eram para andar nas praias e pensar na vida. As noites eu passava deitado em uma cadeira de sol no quintal da casa lendo um livro, tomando vinho e comendo azeitonas ou queijo.

Infelizmente Martina parecia estar sempre muito ocupada com as coisas do albergue, mas ainda assim tivemos algumas oportunidades de colocar as conversas em dia. Essa menina sempre tem muitas historias para contar. Quando a conheci ela estava passando pelo Rio, tendo saido da Argentina, a caminho do nordeste do Brasil, tudo isso de carona e sozinha. Desta vez ela estava me contando como foi a ida de Miami para Recife... tambem de carona.

Segundo outros amigos italianos que tenho a Calabria (regiao onde eu estava) eh coberta de praias como esta que conheci. Me admira que de tantas pessoas que conheci vindo para a Italia eu nunca tenha ouvido comentarios sobre essa regiao. Mais ainda sendo os brasileiros tao fanaticos por praia como sao. Acho que essa eh a maior graca de, as vezes, fazer algo que nao esta nos guias. Fazer algo um pouco diferente do "roteiro padrao" de um determinado lugar.

Pois quem estiver passando ou planejando passar pela Italia em epoca de Verao, garanto que as Praias de Praia nao vao te decepcionar.

hedlena
hedlena on

Que massa
Oi Betuca, vi tuas fotos... lindas! Fiquei bem curiosa sobre o lugar. Não vai dar pra conhecer com Erika (o que é uma pena, pois ela ia ficar mais do que contente), mas mandei o link pra Elmar e quem sabe a gente não passe uns dias por lá já que ele estava procurando um bom lugar pra descansar (como você mesmo descreveu, nada de baladas :-) ). Um cheiro pra tu. Hed

ggouvea
ggouvea on