Perguntas frequentes

Trip Start Oct 01, 2007

Flag of United Kingdom  ,
Tuesday, February 19, 2008

Toda vez que falo com algum amigo (pela internet), parece que a historia se repete. As mesmas perguntas, as mesmas duvidas, as mesmas historias. Entao resolvi escrever sobre estas "perguntas frequentes". Assim, da proxima vez que alguem me perguntar algo que ja esta respondido, so preciso passar o link! :)

Se ficar faltando alguma pergunta, ou algum detalhe para que possa entender melhor, conto com a ajuda de voces. Aceito criticas e sugestoes (pode mandar correcoes tambem, como todo mundo sabe, sou quase mongol em portugues).

-- Ja estas na India?

Nao. So devo ir em Agosto, isso se tudo der certo.

-- Ainda estas na Inglaterra? Onde exatamente?

Sim, na Inglaterra. Em uma cidade pequena, no meio do nada. A maior cidade perto daqui cham-se Kingston Upon Hull. Detalhe, essa cidade fica a trinta minutos de carro daqui. Para quem quiser ver no google maps:

http://maps.google.com/maps?f=q&hl=en&geocode=&q=Unknown+roa d+%4053.713200,+-0.036431&ie=UTF8&ll=53.713206,-0.036435&spn =0.00668,0.019956&t=h&z=16

-- Tem uma amigo/estou indo para Londres, vou encontrar contigo?

Provavelmente nao. Estou a cerca de 6 horas de onibus de Londres. Nao so isso, mas tambem porque eh caro ir pra la e, pra dificultar mais ainda, nao tenho muito tempo livre aqui na escola. So tenho livre mesmo um fim de semana por mes. Isso eh, Sabado e Domingo. Normalmente ou trablho no sabado, ou tenho que estar em algum "evento" da escola.

-- O que tu estas fazendo por ai?

Ate agora estou na primeira fase do projeto. Sao varias as fases. O processo eh o seguinte, a escola "vende" um "treinamento". As pessoas que nao tem condicoes de pagar esse treinamento podem vir antes para fazer parte dessa primeira etapa. O sistema eh simples, as pessoas que participam desta etapa trabalham para a escola para poder juntar o dinheiro.

Antes de continuar, um detalhe sobre a escola. Toda a estrutura da escola so funciona por conta das doacoes de roupas usadas. Uma parte do dinheiro vem do que as pessoas pagam pelo treinamento (e do que elas juntam enquanto estao no treinamento, mas isso explico depois), mas a maiora parte do dinheiro da escola vem desta erracadacao de roupas. Eles tem containers destribuidos por centenas de lugares no reino unido. Algo como aqueles que temos no Brasil para coleta seletiva de vidro, so que para roupas e calcados. Entao, isso eh arrecadado, empacotado aqui na escola, ou em uma das filiais, depois eh vendido para empresas que vao, por sua vez, revender em paises do leste europeu.

O dinheiro arrecadado eh usado para manter a escola, e nao eh pouco dinheiro.

Mas, como voces podem perceber, ainda nao respondi a pergunta inicial. Ja estou quase chegando la...

A escola funciona a base de roupas doadas, e eh ai que entram os alunos que participam dessa primeira etapa, arrecadando roupa, ou coisas relacionadas a isso. A maior parte das pessoas fica panfletando de casa em casa (colocando os panfletos nas caixas de correio), alguns dias depois outros integrantes do grupo passam arrecadando o que encontram nas ruas. No panfleto diz algo assim: "passaremos na proxima quarta-feira". Algumas pessoas colocam, e nos arrecadamos. Cada sacola encontrada conta para a pessoa que panfletou naquela area. Assim, de sacola em sacola, a pessoa vai juntar o dinheiro para pagar o treinamento, que eh caro. Cerca de 2000 pounds!! O calculo eh complicado, mas o basico eh que eles tem um valor estimado de cada saco, antes de dizer quanto cada um arrecadou eles retiram o que se gastou com comida, luz, gasolina e tudo mais. So ai, com o que sobrou, a pessoa junta para pagar a escola.

Sao horas andando. O calculo eh que para cada 1000 panfletos se consiga, em media, 40 sacolas de roupa. Mas ai tem que se contar com a sorte.

Essa nao eh a unica forma de se juntar o dinheiro, mas a maioria das pessoas que vem fica realmente nas ruas. Eu passei um mes e meio panfletando, ate que quando eu voltei da folga de Natal e Ano Novo, o professor responsavel pelo "empacotamento" me chamou para ficar la. Entao, desde o inicio de janeiro estou empacontando. Isso eh, minha funcao eh compactar o maximo possivel de sacolas (dessas que as pessoas doam por causa dos panfletos, ou das que vem dos containers) em sacos grandes. Parece simples, mas nao eh facil. Para contar como um dia de trabalho eu tenho que fazer, no minimo, 10 sacos grandes. Considerando que cada saco tem cerca de 200 quilos de roupa, da para imaginar quanto peso eu carrego em 8 horas, nao da? Eh pesado.

Se eu fizer os 10 sacos, "recebo" (entre aspas porque receber mesmo nao se recebe nada. eh algo "virtual") o equivalente a 40 sacolas. Eh como se eu tivesse panfletado e recebido 40 sacolas.

-- Quando acaba essa primeira etapa?

Ja esta quase acabando. So mais duas semanas!

Mas ai tem um detalhe, so acaba caso a pessoa tenha conseguido somar o valor necessario! Para a minha sorte, eu estou muito proximo de conseguir esse valor.

-- De que se trata esse treinamento?

Essa eh uma otima pergunta. Eu, sinceramente, ainda tenho serias duvidas se eh um treinamento mesmo ou nao. O que sei eh que a ideia deles eh que voce "aprenda sozinho". Parece algo bonito, como uma filosofia de ensino onde voce "estuda o que voce tem interesse". Mas me parece que isso eh so a teoria para, no final das contas, funcionar mais como um: "te vira ai!".

O que sei eh que existe um banco de dados com os topicos que voce tem que estudar, temas para apresentacoes e coisas do genero. Os alunos escolhem qual deles quer fazer, estudo/apresenta e depois envia para o professor "julgar".

Alem disso tem algumas coisas para organizar. Alguns eventos por aqui e um outro que vai acontecer na Dinamarca.

-- Tu estas gostando?

Po, essa pergunta eh complicada! :)

A situacao eh dificil mas, no geral, esta sendo positivo para mim sim. Existem muitas coisas estranhas por aqui. O ambiente eh bem pesado e muitas vezes as pessoas acabam ficando muito "negativas" e estressadas.

O motivo nao eh somente o trabalho pesado, mas tambem os professores. Primeiro porque de professores, ate agora, eu so vi o titulo. Pouco vi eles ensinarem, ja que a ideia eh "te vira ai". Mesmo quando tentam falar sobre algo eh sempre muito superficial, nada muito util. Temos algumas horas por semana que, supostamente, sao voltadas para o estudo. Mas nao tenho nenhuma duvida que eu aprenderia "N" vezes mais estudando sozinho o tema, no lugar de fazer parte das aulas/seminarios que os "professores" realizam.

O relacionamento com os professores (nao vou mais colocar as aspas simplesmente por preguica, mas quando virem essa palavra, leiam "professores") nao eh facil. Eles sao bem grossos na maioria das vezes e muitas vezes tratam os alunos como "empregados". Para se ter uma ideia simples, existe um lista com o nome das pessoas e as responsabilidades. Quem lava os pratos hoje, quem cozinha o jantar e assim por diante. Nao ha empregados aqui, tudo eh feito por quem estar aqui... ou melhor dizendo, tudo eh feito pelos alunos. OS professores nao participam das listas de limpeza. As vezes, quando um deles tem vontade, vai para a cozinha para fazer um pao ou um bolo. So. Tirando isso, eles so fazem comer ou reclamar que algo nao esta bem feito (nao em relacao a comida ruim, mas com certeza em relacao a algo que nao esta limpo).

-- E como tu pode dizer que estas gostando apesar de tudo isso?

Mais uma vez, nao eh facil de explicar. O que sempre me parece claro eh que eu sigo querendo ir para a India. A unica forma que encontrei de ir para a India como um voluntario, sem experiencia nessa area, eh atravez dessa organizacao.

Nesse tempo que passei por aqui conversei com varias pessoas que voltaram dos projetos na Africa e na India. A grande maioria gostou dos projetos onde estavam.

A minha ideia no momento eh simples: eu quero ir e esta me parece a unica forma de ir. Entao, sigo por aqui e tento fazer, a meu modo, com que as coisas aqui sejam as melhores possiveis. Na medida do possivel, tenho conseguido.

Aproveito para conhecer as pessoas e ouvir sobre as experiencias delas. Tento aprender a ter mais calma e paciencia (o clima aqui, as vezes, exige um rapido aprendizado nessa area:):):)). Mesmo trabalhando muito e ficando "morto" de noite, tento estudar um pouco, ver um filme ou ler um livro.

Ate a ideia de fazer um trabalho fisico puxado tem seu lado positivo. Mas sobre isso ja falei em outro post:

http://www.travelpod.com/travel-blog-entries/betuca/voluntee r2007/1200840600/tpod.html

Ate dos professores da para ter algo positivo. Eh que nao eh sempre que eles sao grossos. Eles se comportam de forma estranha, eh verdade. Tambem se comportam como se "nunca errassem", mas isso nao eh uma caracteristica unica dos professores dauqi, nao eh mesmo? :) Falando um pouco a favor deles, nao eh que eles sejam uns "monstros". Quando se conversa com eles muitas vezes da pra ouvir historias interessantes. Todos eles ja moraram anos na Africa e ate mesmo no Brasil. O que nao da para entender eh como alguem pode morar, so para citar um exemplo, 8 anos em mocambique no meio do nada e quando voltar para a "civilizacao" nao conseguir =ter um relacionamento normal com os alunos. Nao conseguir fazer as coisas sem "impor a vontade", nao conseguir "ouvir o outro lado". Fico tentando imaginar se uma pessoa eh assim com os alunos aqui, como seria com os africanos la?

A verdade eh que nao da para explicar. Ja vi atitudes estranhas, mas nao da para colocar em palavras.

Entao, de modo geral, tenho aproveitado da melhor maneira que posso, e tenho aprendido muito. Mesmo que esse aprendizado tenha pouca relacao com o "ensino" desta escola.

--- eh isso... sei que esta longe de ser uma explicacao completa de tudo. Sei tambem que o pouco que escrevi nao esta muito claro. Nao eh facil descrever as coisas que acontecem por aqui. Uma das coisas mais estranhas eh um efeito "big brother". Digo isso porque todos que estao por auqi passam pelo mesmo efeito das pessoas que fazem parte desse programa. Quem esta em "confinamento", vendo sempre as mesmas pessoas passa por emocoes e situacoes que so quem tambem esta ali pode entender. Eh dificil "abstrair" de algumas coisas e tambem eh dificil explicar para quem esta fora.

Uma das coisas mais dificeis por aqui eh tantar manter o bom humor diante do desanimo da maioria das pessoas. Muitas pessoas criam um "odio" pela organizacao. Eles acham que todo o objetivo dos professores e desta organizacao eh ganhar dinheiro. Eu, particularmente, creio que nao. Mas posso estar errado. Sei que o dinheiro eh uma parte importante, e que eles se preocupam com isso. Mas me parece que eles se importam com isso "pelo bem da instituicao", me parece que, ao menos alguns deles, realmente acreditam nessa organizacao, e acredita que ela faz algum bem. Eu ainda acredito nisso. Ate porque sei que os projetos nos outros paises existem e que ajudam muitas pessoas. Se eu nao acreditar mais nisso, teria um bom motivo para sair daqui. Mas, ate agora, nao vejo motivos para sair.

Mas muita gente aqui nao pensa como eu. Esse "odio" acaba criando uma energia negativa. Eh dificil manter o animo quando tem tanta gente que nao consegue fazer outra coisa que nao seja reclamar.

Masss..... no final das contas, um dos motivos que me fiz sair do meu pais foi a busca por novas situacoes. Por emocoes e situacoes que eu nao poderia viver se nao estivesse fora do Brasil. Nao eh isso aqui tudo um motivo para eu aprender? Nao era isso que eu queria, aprender a conviver em diferentes situacoes?

Enquanto eu seguir acreditando que existem coisas boas nessa instituicao, enquanto eu seguir aprendendo (seja aprendando a viver, seja aprendendo a ter paciencia), sigo por aqui...

... e sigo tentando fazer isso da maneira mais positiva possivel! :)

ganesha_v
ganesha_v on

Boa sorte!
Oi, Betuca!
Acho que é isso mesmo. O mais difícil talvez foi você ter encontrado o que queria fazer. E aí quando conseguiu... por mais dificil que esteja sendo, ver o lado bom de tudo é importante.
Desejo boa sorte e cabeça erguida!
Um beijo