Facil ou dificil??

Trip Start Oct 01, 2007

Flag of Netherlands  ,
Sunday, December 30, 2007

Eh facil ou dificil chegar em um determinado lugar quando se esta em um pais extrangeiro?

As vezes fico na duvida. Em alguns momentos tenho total confianca de que vou chegar no lugar que eu quero. Mas isso eh quando ainda estou longe, mas quando estou nas ruas tentando achar algo, ai a coisa parece diferente.

Na semana passada tive mais um exemplo disso. Estava tentando encontrar esse lugar de nome engracado, Kinderdijk. Engracado por conta da forma que eles pronunciam. Porque se fosse contar com a forma brasileira de pronunciar nao teria muita graca. Mas tambem olhando por esse lado, todo lugar por aqui tem um nome meio engracado e "imprevisivel". Eles descrevem o nome da rua que voce tem que chegar e, caso voce nao tenha a brilhante ideia de pedir para que eles escrevem, vai ser dificil encontrar.

Entao foi em direcao a esse lugar. O site dava a indicacao precisa. Entao foi so seguir... o problema, como diz o ditado conhecido, esta nos detalhes. A frase correta seria, "o diabo esta nos detalhes".

Tive que sair cedo, porque as horas do dia, por aqui, sao curtas. Entao comecei meu roteiro as 7 e meia da manha saindo de bicicleta. Tive que parar para procurar na internet onde era a estacao de trem mais proxima daqui (viva a modernidade e o google maps). Tudo escuro ainda quando segui para a estacao, e ainda nao tinha luz quando tive o primeiro problema. Normalmente as pessoas compram as passagens em uma maquina, que nao aceitava meu dinheiro, nem meu cartao de credito ou debito. Otimo, e como as pessoas fazem quando querem pagar em dinheiro? A maquina so aceita moedas, tudo bem, mas eu ia pagar 20 euros em moedas?

Depois de um tempo encontrei um cara e pedi informacao a ele. Descobri que tem um ponto de venda de passagens, mas que so ia abrir as 9 da manha. Depois de uma certa espera, compre a passagem e fiquei sabendo que eu tinha que trocar de trem no caminho. Era facil, bastava esperar por um lugar com nome engracado e trocar de trem. Opa, mas todo lugar por aqui tem nome engracado. Tudo bem, lembrei de pedir para ela anotar em um papel.

Pulando a incrivel quantidade de detalhes, e ao mesmo tempo mencionando eles, foi dificil chegar la. Ou talvez nem tanto. Assim, uma coisa ajuda, todo mundo por aqui fala ingles. Impressionante! Ate agora nao tive nenhu problema de conseguir informacoes, ja que todos respondem, normalmente em ingles quando eu peco ajuda.

Mas parece que, mesmo sendo facil, tudo vira um problema. Onde descer? Que plataforma ir? Que horas sai o trem? Quando chego na outra estacao? Como pego o metro? Que metro pegar? Agora que sei o metro, como faco para passar por essas roletas magneticas ninja? So as maquinas vendem bilhetes de metro? Onde fica o onibus? Tenho que comprar o bilhete antes (em alguns lugares sim, outros nao)?

Finalmente cheguei no lugar. Mas fiquei com essa pergunta na cabeca. Eh facil, ou nao, andar em algum lugar que voce nao conhece? O estranho eh que, em cada parte que se tem uma duvida, parece "impossivel". Entao se pergunta a alguem e a pessoa tambem nao tem ideia. Entao parece impossivel mesmo. Para tirar a duvida voce para outra pessoa, que dessa vez te da uma indicacao dizendo que eh muito facil, basta seguir a rua e dobrar a direita e la esta a lugar para comprar os bilhetes, facilimo de ver. Ate voce chegar na rua e achar que todas as casas se parecem e nenhuma delas tem cara de vender bilhetes de metro. Nesse momento voce resolve tentar de novo, perguntando a mais alguem e descobre que passou pela frente do ponto de vendas. Voltando voce percebe que de fato passou, e que nao sabe como pode nao ter visto.

Talvez seja facil, porque, no final, voce acaba achando as coisas. Mas, nesses moemtos em que voce anda de um lado para o outro, parece impossivel. Parece mais que voce esta fazendo uma "coisa de doido".

No final das contas, cheguei no lugar. Cheio de moinhos de vento de mais de dois seculos que seguem funcionando. Levei umas tres horas e meia para ir, mas valeu a pena. Talvez com a repeticao desse tipo de situacao eu passe a ficar com a impressao de que "eh facil", vamos ver.