O Tour e a altitude

Trip End Feb 07, 2007

Flag of Bolivia  ,
Friday, January 26, 2007

Visto que hoje tenho algum tempo livre, bem livre na verdade, quero tentar escrever um pouquinho mais sobre o tour.

Como jah disse, o tour foi de 4 dias e 3 noites em 4x4. Eramos 5 turistas, eu, um irlandes, um frances e um casal argentino. Vao tambem o motorista, claro, e uma cozinheira. Durante os 4 dias percorremos estradas bem ruins, soh no ultimo passamos pela Carretera Bi-oceanica que eh melhor. O resto do tempo parece a estrada de Itamente para o Alcene, durante 9 a 12 horas por dia. Paravamos sempre ao chegar nas luganas ou canions para tirar fotos e andar um pouco. Paravamos tambem para almocar.

O visual compensa mas 90% do tempo estamos acima de 4000m e em alguns momentos, nos Geisers Sol de Manhana, por exemplo estavamos a 5000m. Dormirmos duas vezes a mais de 4200m. Durante esse tempo a altitude fez com que se sinta dor de cabeca, um pouco de enjoo e o pior, a sensacao que se tem depois de encher varios baloes, falta de oxigenio mesmo. Para compensar o coracao acelera, cheguei a 130 batimentos por minuto. Nao posso dizer que me senti mal nao, foi melhor que da outra vez no Chile, mas foi necessario mascar as folhas de coca alguns vezes.

Alias, comprar as folhas em Tupiza foi interessante porque era domingo e tudo estava fechado, soh achei numa lojinha escura, horrivel, com uma velhinha em roupa tipica que tirou as folhas de um saco enorme e colocava com as maos num saquinho para mim. Por ser um lugar escuro e feio parecia que estava fazendo algo errado. Fiquei pensando depois no que fazer com as folhas, lavar talves, mas nao seria boa ideia porque sao quase crocantes. As que sobraram estao no saquinho ainda. Ao sair da loja dei de cara com um policial. Seria um problema, eu como um saco de folhas de coca na mao, se nao fosse na Bolivia. As folhas sao muito amargas mas funcionam.

Os refugios para a noite sao muito basicos mesmo. Na ultima noite por exemplo, dormimos numa cidade minuscula, chamada Santa Cruz de Culpina, num lugar que hospeda os mineiros que trabalham retirando ouro e prata de uma montanha proxima. Saco de dormir eh indispensavel porque faz frio. Banho, nem pensar, a agua eh fria, quando tem. Tive de escovar os dentes com agua mineral. Energia eletrica soh durante duas horas, das 7 as 9 na maioria dos casos. Se voce estiver no banheiro quando desligam a luz, azer o seu. Tivemos que resgar com lanternas um dos caras do tour nessa situacao ridiculo...

Por agora eh isso... vou ver uns emails... depois escrevo mais.