Sol, Sombra e Agua Fresca

Trip Start Unknown

Flag of Indonesia  ,
Thursday, November 23, 2006

Bali eh certamente um dos lugares mais especiais que conhecemos nesta viagem. Bali eh uma ilha bastante fertil. O povo local consegue trabalhar algumas horas por dia e produzir alimentos suficientes para toda a familia e tambem para a venda dos excessos. Com isso sobra muito tempo para atividades ludicas. Todo balines eh artista. Ou musico, dancarino, cantor, artesoes etc. Alem disso sobra tempo tambem para atividades religiosas, vimos diversas manifestacoes religiosas, como procissoes, casamentos etc.

A Ilha nao eh muito grande e conhecermos quase tudo de carro que alugamos junto com o Manoel e a Andrea, amigos da trilha do Everest, que encontramos em Kuta, uma das maiores cidades. De la iamos passar o dia nas praias do sul que tinham ondas perfeitas e eram lindas.

Depois de alguns dias fomos para Ubud no interior, uma cidadezinha no meio dos campos de arroz, paisagens lindas e muito artesanato local, aqui todos sao artistas e fazem muitas coisas de madeira. Vimos algumas dancas tipicas muito bonitas, as roupas das mulheres sao super adornadas.

No caminho de Ubud para Lovina, uma praia no Norte onde fomos mergulhar, passamos por um dos milhares de templos Hindus da Ilha onde estava acontecendo um festival. Paramos o carro, colocamos nossos sarongues (obrigatorio para entrar nos templos) e fomos dar uma olhada. Para nao fugir a regra, fomos super bem recebidos e ate nos ofereceram almoco! As fotos que tiramos ficaram incriveis, todos super arrumados e coloridos.

Em Lovina fizemos 4 otimos mergulhos, um deles num naufragio da Segunda Guerra bem bonito, muitos muitos peixes e varios que nunca tinhamos visto.

Ultima parada em Bali foi em Amed, uma vila super pequena que tem pouco turismo ainda. Ficamos em uns bangalos todo de palha e bambu de frente para praia, uma delicia e baratissimo como tudo por aqui.

Depois das bombas de 2002 que mataram mais de 200 pessoas em uma boate em Kuta e mais tsunami, terremoto, mais uma bomba em 2005, o turismo aqui esta super fraco. Ou seja: tudo barato e vazio!

Passamos mais alguns dias em Lombok uma outra ilha que fica a 5 horas de balsa de Bali. Lombok eh muculmana e bem menos turistica.
Ficamos em Kuta, la tambem tem uma cidade com este nome,a cidade toda eh uma rua com algumas casinhas e pousadas. As praias sao muito parecidas com as de Noronha, maravilhosas.