Shenzhen - Cidade de fronteira - Night and Day

wanxiang xinyuan

Flag of China  ,
Sunday, July 6, 2008

Por Shenzhen ser uma cidade de fronteira, uma serie de precaucoes sao tomadas. No caso das praias, a maioria teve que ser fechada pra evitar contrabando, no seu lugar foram construidas instalacoes tipo portos e outras coisas que ainda nao decifrei, como eh o lado oeste e sul de Nanshan o bairro onde moro, que eh uma peninsula e tem mar em tres lados, mas nenhuma praia. No outro lado, o lado oeste, as praias foram aterradas e no seu lugar uma super avenida com cara de rodovia, A Rua (modestia) Houhaibin, que cuza dai a Avenida Binhai, que cruza Shenzhen de ponta a ponta, nessa parte ela eh uma avenida beira mar, no bairro de Futian, vizinho do meu, cheia de palmeiras onde o pessoal vem fazer caminhada e ser fotografado com os predios brilhantes de Hong Kong ao fundo. Nao que os predios de Shenzhen fiquem pra tras, mas a noite a cidade vira um espetaculo de lasers , neons coloridos, luzes, canhoes de luz, telas digitais gigantescas. Entao, a avenida beira-mar termina, e a partir dai, a fronteira eh o rio e eh o centro de Shenzhen, aquele formigueiro, principalmente a rua Huaqiangbei, incontaveis shoppings gigantescos de celular/computador/camera e tudo de eletronica, e Hong Kong ali do outro lado do rio. Do centro vc passa pra Luohu, que eh um lugar pra se comprar de tudo, e o centro finaqnceiro, Bolsa de Valores, bancos, e os mercados de bolsas que aparentam ser de valor mas nao sao, o que eh chamado aqui de Shuihuo (produto de agua), ou falsificacao. O paraiso, ruas e mais ruas e mais ruas e por debaixo da rua em shoppings underground , e em passarelas por cida das ruas, em todo lugar que vc olha vc ve de tudo, roupas , sapatos, BOLSAS (hahaha - a mulherada enlouquece), relogios, olha, da ate pra fazer uma tattoo ali se quiser. Passando isso ai esta o distrito de Yantian, depois de uma super montanha, varios tuneis, chegasse a esse distrito que eh o que preservou a natureza, montanhas e praias. As duas primeiras, que tem transporte publico (varias linhas de onibus) sao as mais frequentadas, sao a Damensha (Grande Mensha) e Xiaomensha (pequena mensha). A primeira, a "Praia Grande" eh aberta ao publico, so que metade dela eh publica, fica lotadissima, e a outra metade pertence ao Sherraton, fica sem ninguem. E a "Praia Pequena" vc paga 5 reais pra entrar e tem de tudo, banheiros, restaurantes, l;ojinhas, aluguel de guarda sol, churrasqueiras (eles dao e acendem o carvao!), salva-vidas, espetinhos, parquinho pras criancas, massagem, tirolesa, banaba boat, boias, barracas (pode passar a noite!!!), tudo, so nao tem cerveja muito gelada nem pastel de camarao! O lugar eh aberto 24 horas e eles adoram ficar de um dia pro outro. A agua eh boa, a areia branquinha, mas eh SUUUUUUPER LOTADA, tipo Praia Grande de Ubatuba no Carnaval x 5!! Fiz todo esse percurso no sabado, com o pessoal da faculdade, fica mais perto ir pra Hong Kong! Mas valeu a pena, um calor insuportavel, humidade do ar ALTISSIMA, a praia foi muito boa.
O Bairro de Luohu eh tambem onde estao concentrados os bares/discos da cidade. Outro dia fui ate o Roxy de limusine. Nessas coisas de juntar milhas um amigo que sempre fica aqui em Shenzhen trocou por uma hora de limusine e fomos desde o Sheraton em Futian ate o Roxy em Luohu. Eles chamam esses lugares de Jiuba (jiu eh alcool e ba eh bar), mas eh meio boite, meio bar, bem china. Geralmente vc compra uma garrafa de uisque ou vodka, eles trazem uma jarra de gelo, uma anfora, um monte de copos e algum tipo de refrigerante/suco, eu curto cha verde, pois bem, eles misturam na jarra com gelo e colocam na anfora (uma garrafa de boca larga), despejam nos copos e vc tem que beber de uma vez. Saude na hina se fala "Ganbei", gan eh secar e bei eh copo, entao, Seca o copo!!, e os garcons, muitos deles, ficam o tempo todo fazendo a mistura e vc brindando, quando vc ve ja acabou a garrafa!

Masayoshi on

Ola, tudo bem? Nos estamos indo para Shenzhen , eu gostaria de saber se o lugar e muito perigoso em questao de criminalidade, se vcs puderem me ajudar com esta informacao, valeu...