Uluru and Kata Tjuta

Flag of Australia  , Northern Territory,
Thursday, December 25, 2008

EN:
We drove straight from Kings Canyon to Uluru, stopping only a couple of times to look at one salt lake and at Mt.Conner. We arrived at the Yulara Resort (Uluru's tourist town) in the middle of the afternoon, the caravan park was way busier then the previous one but there was a place for us. The good thing about being at a more touristic place was that we had the mobile network coverage back. Since it was only about 3pm, we decided to go to the Kata Tjuta (the Olgas), about 50km from the resort. We took about 3km walk through the Valley of the Winds, the rest of the treck was closed due to extreme temperatures, so you can imagine... Walpa Gorge Walk was a bit shorter, but equally hot and the flies just wouldn't leave us alone! Despite the heat, the Olga's stroke us, these 36 weathered rock domes, estimated to be as old as 500 million years, are simply amazing. We waited for the sunset there, but again we were not very lucky as clouds formed exactly where the sun was setting, so it was all a bit dark. Heading back to the camp we passed by the Uluru rock and took a look at it at the sunset too, it was a really strange colour. Back at the camp we cooked a can meal for dinner and went to bed early, knackered. Just before we went to sleep it started raining, a rare event around here.

The next morning we woke up at 4.30 again and went to see the sunrise over the Uluru rock. Yet again we were unlucky as it was quite cloudy. :-( We didn't regret waking up early though, the heat was not too unbearable yet which was good for trekking. Our decision to walk around the rock was a brave one, it was 11km in total, but we did it just under 4 hours, totally dead after, we didn't sleep much the 2 nights before, and while walking it got quite hot again. It was worth it though, Uluru is so strange that it doesn't even look natural, this sandstone monolith stands 348m high, and, like an iceberg, has most of its bulk below the surface. In fact, seen from close, it really looks like a huge brown (red, orange, purple, gray - depending on the light) sponge. We left the site at around 11am, had a quick breakfast in the van and took off to Coober Pedy (740km), the end of the world!

PT:
Desde Kings Canyon seguimos directamente para Uluru parando apenas um par de vezes no caminho, uma vez para vermos um lago salgado (e seco), e outra vez para vermos o Monte Conner. Chegámos a Yulara (a cidade turistica que serve Uluru) a meio da tarde, o parque de campismo estava muito mais cheio do que em Kings Canyon mas ainda tinham lugar para nós. Um dos beneficios de estarmos num sítio bastante mais turistico é que voltámos a ter cobertura de telemóvel. Como ainda eram só 3 da tarde decidimos visitar Kata Tjuta (as Olgas), a cerca de 50km do parque. Ai fizemos uma caminhada de cerca de 3km pelo Vale dos Ventos (Valley of the Winds), normalmente a caminhada é mais longa mas neste dia parte estava fechada devido ao calor, estavam 40 e muitos graus... A seguir fizemos uma outra caminhada em Walpa Gorge, que apesar de mais curta foi bastante dura devido ao calor (não havia sombra no caminho), e às moscas que não nos largavam! Apesar do calor, adorámos "as Olgas", estas cúpulas rochosas esculpidas pelos elementos, e cuja idade está estimada em 500 milhões de anos, são simplesmente impressionantes. Depois das caminhadas, decidimos ficar para o pôr do sol mas infelismente o céu ficou um pouco nublado, pelo que não foi tão espectacular como esperávamos. No regresso ao parque fizémos um desvio por Uluru ainda a tempo de apanhar o pôr do sol ai também e testemunhar a estranha mudança de côr da rocha. À noite estavamos estafados, aquecemos uma refeição enlatada para o jantar e deitamo-nos cedo. Antes de dormirmos começou a chover, algo que não acontece muito frequentemente por aqui.

Na manhã seguinte acordámos novamente às 4.30 da manhã para irmos ver o nascer do sol sobre Uluru. Uma vez mais o tempo estava nublado o que não foi muito bom para as vistas e fotos, mas não nos arrependemos de nos termos levantado cedo pois ainda não estava muito calor o que foi bom para a caminhada que fizémos em seguida. Fizémos uma volta completa à rocha, num total de 11km a pé, em cerca de 4 horas. No final estavamos completamente estafados, para além das 2 noites mal dormidas que já levavamos o tempo aqueceu bastante durante a caminhada, mas valeu a pena. Uluru é tão estranho que nem parece natural, é um monolito de pedra calcária que se eleva a 348 acima da planicie circundante, e, tal como um icebergue, a maior parte da sua massa está sob a superficie. De facto, visto de perto, parece uma enorme esponja castanha (ou vermelha, laranja, púrpura, cinzenta, dependendo da luminosidade). Demos a nossa visita por concluida por volta das 11 da manhã, tomámos o pequeno almoço na carrinah, e arrancámos em direcção a Coober Pedy, a 740km de distância... Coober Pedy é provavelmente o local exacto onde Judas perdeu as botas!

CZ:
Cestou z Kings Canyonu jsme minuli jedno solne jezero a horu Mt. Conner a odpoledne jsme dorazili do kempu Yulara Resort. Sice to tu bylo ponekud napraskle, hlava na hlave, ale aspon jsme konecne zase meli signal. Jeste nebylo moc pozde (3 hodiny odpoledne), tak jsme se rozhodli vyrazit ke skalam Kata Tjuta (the Olgas), ktere se nachazi asi 50km od kempu. Prosli jsme si jenom 3km vybrane trasy Udolim vetru (the Valley of the Winds), zbytek byl uzavren kvuli extremnim teplotam, no vedro vazne sileny. Prochazka Walpa Gorge Walk byla trochu kratsi, ale vedro a mouchy byly stejne unavne a neodbytne. I pres ten sileny hic nas Olga's dostaly, skladaji se z 36 obrovskych oblych skal starych pres 500 milionu let a jsou jednoduse naprosto uzasne. Jeste jsme si pockali na zapad slunce, ale opet jsme nemeli stesti, mraky se stahly presne na zapade, takze bylo videt akorat tak prt. Cestou do kempu jsme jeste projeli kolem skaly Uluru, ktera mela ve vecernim svetle vazne zvlastni barvu. Vecer jsme si ohrali konzervu a odrovnani jsme odpadli uz asi v 10 hodin.

Rano jsme zase aktivne vstavali ve 4.30 a doufali v o neco lepsi vychod slunce nad Uluru, ale bohuzel bylo zase zatazeno, nejak nam ty vychody a zapady nejdou. :-( Nakonec jsme ale stejne byli radi, ze jsme si privstali, aspon nebylo jeste vedro na padnuti. Statecne jsme vyrazili na 11ti kilometrovou prochazku kolem skaly Uluru, trvalo nam to necele 4 hodky a byli jsme pak polomrtvi, protoze jsme toho za posledni dve noci moc nenaspali a navic se behem nasi tury udelalo zase pekny vedro. Rozhodne jsme ale nelitovali, Uluru je zvlastni a skoro to vypada, jako by ji sem nekdo posadil. Je to velka obla piskovcova skala vysoka 348m a casto prirovnavana k ledovci, protoze vetsina skaly je pod zemskym povrchem. Vlastne to cele vypada jako obrovska hneda (cervena, oranzova, fialova nebo seda - zalezi na svetle) houba. Nekdy kolem 11 jsme se vratili k autu, hodili do sebe snidani a vyrazili smerem do Coober Pedy (740km), na konec sveta!

Post your own travel photos for friends and family More Pictures

bonnie.len
bonnie.len on

wonderful pictures
your pics take me right back there! and thanks for reminding me of the flies(blowies). They are relentless aren't they!