Perth, arriving in Australia

Flag of Australia  , Western Australia,
Thursday, December 18, 2008

EN:
Our flight from Singapore to Perth was one hour delayed (waiting for a connecting flight from London) and the customs at the Perth airport are pain in the ass (had to wait in a line for a long time), so we only arrived to the YHA hostel at 4am. It was a tyreing trip, but we were looking forward to going to the "western world" after 6,5 months in Asia. Besides that, we were going to meet our friend Rudy and spend a few days with him in Perth, so after a long time, we were going to see a familiar face. Rudy had been travelling in New Zealand and, on his way back to Europe, he stopped in Perth to meet us, and see a bit of West Australia. First few days in OZ were like a Disneyland for us, we could spent hours wandering around a supermarket, just looking at things, everybody could understand us and we could understand them, nobody was chasing us trying to sell us anything in the street and - although we were still alert, it's like an old habit - nobody was trying to rip us off. :-)

The days in Perth were quite hot and dry, but the nights were a bit cold. On our first day Rudy, who had already been around a few days, did the tour guide around town, we walked around the Swan river and relaxed at a terrace with beers and wine. The next day we took a boat to the nearby town Fremantle, which is quite a big port and quite different from Perth, it has more of a small town feeling. The boat trip was really nice and Eva even saw one dolphin on the way. At the port we visited an old submarine and steam engines exposition (part of the Maritime Museum), which was quite interesting. Then we wandered around town, checked out the old prison and other touristic sites, dropped by the local market, and Nuno bought himself a new hat for the desert. We finished our visit at a terrace, of course, waiting for our boat back to Perth. The day after was our trip-to-the-desert day and we set off to the Pinnacle desert (see our next entry).

We also went out at night and checked out the local bar and club scene, it was lively, although by midnight many people were really drunk. :-) It is necessary to dress up when going out here, for some reason shoes really metter and if you don't have the right type, you won't be allowed in the bar. Each bar has different set of rules, we didn't quite get the system though and a few times we were not allowed in, for all sorts of reasons (wrong shoes, shorts etc...). :-)

PT:
O nosso vôo de Singapura para Perth teve que esperar por uma ligação de Londres, por isso acabamos por chegar com uma hora de atraso, como se isso não bastasse, ainda tivemos uma longa espera no controlo de passaportes e alfândega em Perth (aqui passam tudo a pente fino), pelo que acabámos por chegar ao hostel YHA (albergue da juventude) às 4 da manhã. Foi uma viagem cansativa, mas estavamos entusiasmados por voltar ao "mundo ocidental" depois de 6 meses e meio na Ásia. Para além disso iamos encontrar o nosso amigo Rudy em Perth e passar alguns dias com ele, iamos finalmente ver uma cara conhecida ao fim de muito tempo. O Rudy tinha estado um mês na Nova Zelândia e no regresso à Europa fez uma paragem em Perth para nos encontrar, e para ver um pouco do Oeste da Austrália. Os primeiros dias na Austrália foram engraçados, podiamos comunicar sem problemas, podiamos ver lojas e supermercados com produtos que nos eram familiares, mas, mais importante, não eramos constantemente seguidos por gente a tentar vender-nos algo, e ninguém tentava enganar-nos (apesar disso continuamos sempre alerta, um hábito que vai levar a tempo a passar). :-)

Em Perth, os dias estavam bastante quentes e secos, mas à noite estava um pouco frio. No primeiro dia o Rudy, que já tinha chegado à vários dias, fez de guia turistico e levou-nos a ver a cidade, passeamos junto ao rio Swan e fizemos algumas paragens em esplanadas para umas cevejas e copos de vinho.No dia seguinte apanhámos o barco para Fremantle, uma cidade próxima, que tem um porto de mar e é bastante diferente de Perth, é uma cidade mais pequena e mais descontraida. A viagem de barco foi bastante agradável e a Eva até avistou um golfinho. Ainda no porto visitámos um submarino e uma exposição de motores a vapor (parte do Museu Maritimo), ambas bastante interessantes. Depois visitámos a cidade, passámos por vários pontos de interesse turistico e visitámos o mercado, onde o Nuno comprou um chapéu para o deserto. Acabámos a visita numa esplanada enquanto esperávamos pelo barco de volta a Perth. No dia seguinte fizémos uma viagem ao Deserto dos Pináculos (os detalhes desta viagem estão no próximo artigo).

Também aproveitámos a companhia para sairmos à noite. A noite de Perth tem bastante vida, mas por volta da meia noite já há muita gente bêbada, e por vezes o ambiente é um bocado como um bar Algarvio cheio de Bifes. :-) Por alguma razão estranha nalguns sítios são esquisitos com a indumentária, especialmente sapatos, e não deixam entrar que não está conforme. Cada sítio tem as suas regras, e fomos barrados de entrar em vários sítios, umas vezes por usarmos calções, ou outras por usarmos chinelos... :-)

CZ:
Nas let ze Singapuru do Perthu mel hodinu zpozdeni, protoze cekal na spoj z Londyna, navic v Perthu kontolujou vsem tasky, jestli nahodou neco nepasujem, takze to na letisti hrozne dlouho trvalo, a do hostelu YHA jsme dorazili az ve 4 rano. Byli jsme polomrtvi, ale zaroven jsme se tesili zpatky do "naseho sveta" po 6,5 mesicich v Asii. Navic v Perthu uz na nas cekal nas kamos Rudy, ktery tu byl na dovce, takze jsme zase po dlouhe dobe videli nekoho znameho. Prvnich par dni jsme byli jak Alenky v risi divu, hodiny jsme travili v supermarketu a kochali se, nakoupili jsme si vsechny ty dobroty, co uz jsme pul roku nemeli, vsem jsme rozumeli a vsichni rozumeli nam, nikdo nas na ulici nepronasledoval, aby nam prodal nejaky nesmysl, no a nikdo se nas nepokusil okrast nebo osidit (i kdyz podezrivavi jsme jeste byli, holt zvyk je zelezna kosile). :-)

Behem dne bylo docela vedro a vecery uz byly dost chladne. Prvni den jsme nic moc nedelali, jenom jsme se prochazeli po meste, uzivali si pekneho pocasi a vysedavali na zahradkach. Druhy den jsme jeli lodi do mesta Fremantle, coz je docela vyznamny pristav, ale mesto je mensi nez Perth a take mnohem klidnejsi. Cesta lodi se nam moc libila a dokonce jsem videla i jednoho delfina. V pristavu jsme si prohledli jednu starou ponorku a vystavu parnich motoru, coz bylo celkem zajimave. Pak jsme se jen tak prochazeli po meste, navstivili stare vezeni a mistni trziste, kde si Nuno koupil siroky klobouk, aby mel na poust. Navstevu mesta jsme - jak jinak - zakoncili na zahradce, kde jsme cekali na lod zpatky do Perthu. Druhy den jsme stravili cely na pousti (Pinnacle desert), ale o tom bude dalsi clanek.

Vecer jsme samozrejme chodili parit a provedli jsme celkovou inspekci mistni barove sceny. Docela to tu zije, i kdyz kolem pulnoci uz je vetsina lidi pod obraz, no moc pit teda neumej. Hodne si tu zakladaji na ohozu, z nejakeho duvodu hlavne boty jsou dulezite, pokud clovek nema ty spravne, nepusti ho dovnitr. Kazdy bar ma jina oblikaci a obouvaci pravidla, do tohoto nesmyslneho systemu jsme nepronikli, takze nas obcas do baru nepustili, jednou se jim nelibily Nunovi kratasy, jindy zase moje nebo Rudyho boty..... :-)

Post your own travel photos for friends and family More Pictures