Malacca

Flag of Malaysia  , Melaka State,
Saturday, October 4, 2008

EN:
There were several things about Melaka that surprised us. First of all, the city itself is one big kitch and it took 10 years of lobbying to get this place to the UNESCO heritage family. The Town Square with its Stadthuys and the bright-red Christ Church is a reminder of the Dutch period and if you are standing in the middle of it, you could be just about anywhere in the Netherlands (the heat doesn't count!). A big bunch of richly decorated trishaw taxis only adds to its charm. Behind the Stadthuys we found ruins of the Paul's Church and the Porta de Santiago, which, besides the Portuguese descendants community at Kampong Portugis, are the only remainings of the Portuguese era. Right next to it, along Jalan Kota, there are several museums, out of those we only visited the beauty section of the People's Museum, which explores different cultures' obsessions with mutilating themselves in order to look good. Another thing we visited around there was the Melaka Sultanate Palace, which houses a massive wooden replica of a Melaka sultan's palace, and is surrounded by the secret garden (didn't find out why it is so secret). The Maritime Museum siting right at the river is located in a re-creation of the Portuguese sailing ship and is quite funny.

Another thing that surprised us about Melaka was its night life. Our expectations weren't too high and we didn't even dream about any sort of night life in Melaka. The truth is that the weekend night market in the Chinatown is really nice, people selling just about anything, loads of food stalls, there were even several karaoke stages and a square dancing room. People are generally very nice here and we enjoyed chatting with the sellers, we also liked the fact that nobody was harrasing us trying to sell whatever for ridiculous prices. :-) Many restaurants and bars were open, some with life music, and everybody was out having fun. We enjoyed our Melaka visit very much and had a great laugh at night, when the whole city was illuminated with red lights (no girls at work though)! :-)

Early Monday morning we returned to KL straight into the Thai embassy to pick up Eva's visa. We stayed overnight in KL and headed to Taman Negara the next morning, for a few days in the world's oldest tropical forest.

PT:
Várias coisas nos surpreenderam em Malaca. Em primeiro lugar, o centro da cidade está muito bem cuidado e enfeitado (por vezes com falta de gosto), o que provavelmente está ligado ao facto da cidade ter recentemente sido elevada a património da humanidade (após 10 anos de candidaturas). Na praça principal, obviamente do periodo Holandês, ficam a antiga "Stadthuis" (Câmara Municipal em Holandês) e a Igreja de Cristo pintada de vermelho vivo, de facto um observador desprevenido poderia julgar estar na Holanda (calor à parte!). Na praça há sempre um monte de "trishaws", uma espécie de bicicleta com sidecar para passeios turisticos, ricamente decorados. Para além da praça, por trás da Stadthuis, encontrámos as ruinas da Igreja de S. Paulo e da Porta de Santiago, que, para além da comunidade de ascendência Lusa do bairro Kampong Portugis, são os únicos vestígios visiveis do periodo Português. Mesmo ao lado, ao longo da rua Jalan Kota, há uma série de museus, destes apenas visitámos o Museu do Povo que, entre outras, tem uma secção dedicada a culturas que praticam automutilação por motivos estécticos. ainda perto, fica uma replica do Palácio do Sultanato de Malaca, anterior à chegada dos Portugueses, e que era totalmente construido de madeira. Em frente ao palácio fica o jardim secreto, que não nos pareceu assim tão secreto. Um pouco mais longe, junto ao rio, fica o Museu Maritímo, alojado numa réplica de uma nau Portuguesa.

Outra coisa que nos surpreendeu foi a vida nocturna, pois não tinhamos grandes expectativas em Malaca a este respeito. Nos fins de semana, à noite, as ruas do bairro Chinês transformam-se num enorme e movimentado mercado, onde se vende de tudo e onde há inúmeras barracas de comida, para alem disso há palcos de karaoke, e salas de dança onde senhoras, na maioria nada jovens, dançam segundo movimentos coreografados (isto é aparentemente uma actividade muito popular na Malásia). As pessoas são simpáticas e é divertimo a falar com os vendedores, para além disso apreciamos o facto destes não serem agressivos nas suas tácticas de vendas. Adorámos o mercado e aproveitamos para experimentar diferentes petiscos nas barracas de comida. Há também bares e restaurantes, alguns com musica ao vivo, e muita gente na rua e a divertir-se. À noite os edifícios são iluminados com luzes vermelhas, o que nos lembrou um certo bairro de Amesterdão! :-D TGostamos muito da nossa visita a Malaca, foi muito divertido.

Na 2a Feira de manhã, voltámos a KL e fomos directamente à embaixada da Tailândia para ir buscar o visto da Eva. Ficamos em KL nessa noite e no dia seguinte arrancámos para Taman Negara, a floresta tropical mais antiga do mundo.

CZ:
Melaka nas prekvapila hned nekolikrat. Za prve mesto je jeden velky kyc a 10 let jim trvalo, nez premluvili UNESCO, aby je vzalo do party. Na hlavnim namesti zvanem Town Square stoji radnice Stadthuys a hned vedle se tyci jasne cerveny kostel Christ Church jako pripominka holandske nadvlady. Kdyz si clovek stoupne do prostredka, muze si klidne predstavovat, ze je nekde v Holandsku, teda az na to vedro. Atmosfery dodava take nekolik bohate zdobenych trojkolek, slouzicich jako taxiky. Pozustatky portugalske nadvlady jsme nasli za radnici v podobe ruin kostela Paul's Church a zbytku mestske brany Porta de Santiago. Ve ctvrti Kampong Portugis se pry nachazeji potomci portugalskych dobyvatelu, ale to nemuzeme potvrdit ani vyvratit, protoze jsme se tam nejeli podivat. V ulici Jalan Kota stoji nekolik muzei, ze kterych jsme navstivili pouze jedno - People's Museum - a navic jeste pouze cast zvanou Beauty Section, ktera se zabyva tim, jak se lide ruzne propichuji, mrzaci a zaskrcuji za ucelem sebezkrasleni. V te same oblasti jsme jeste nakoukli do obrovske drevene repliky Sultanova palace stojici v Tajne zahrade (nepodarilo se nam zjistit, co je na ni tak desne tajneho). U reky jsme nasli Namorni muzeum, ktere se nachazi v napodobenine portugalske objevitelske lodi a je vazne legracni.

Druhym prekvapenim pro nas byl mistni bujary nocni zivot. Uprimne jsme od Melaky moc necekali a vubec jsme si nedovedli predstavit, jak se tu pari. Kazdy vikend se tu ve ctvrti Chinatown konaji vecerni a nocni trhy, kde lide prodavaji snad uplne vsechno, take je tu spousta stanku s jidlem a dokonce nekolik podii, kde se mistni stredni vek predvadi jednak v karaoke, a take necim mezi tancem a aerobikem (square dancing). Mistni obyvatele jsou mili a veseli lide, s nekolika jsme poklabosili, no a nejvic se nam libilo, ze nas nikdo nepronasledoval v honbe za nasimi bankovkami, a nikdo se nam nepokousel vnucovat blbosti za neuveritelne ceny. :-) Spousta restauraci a baru melo otevreno dlouho do noci, nekde dokonce hrala i kapela, no a vsichni parili o sto sest. V Melace se nam moc libilo a cestou domu z baru jsme se kaceli smichy, protoze cele centrum mesta je osvetlene cervenymi zarovkami, takze to tam vypadalo, jak ve ctvrti cervenych luceren (zadne pracovnice jsme ale nevideli). :-)

V pondeli brzy rano jsme odjeli do KL a rovnou od autobusu vyrazili vyzvednout moje thajske vizum. V KL jsme stravili jeste jednu noc a druhy den rano jsme se vydali do oblasti Taman Negara, abychom ocihli nejstarsi tropicky prales na svete.

vjesus
vjesus on

É só passeio...
Viva!
Continuo encantado com a vossa viagem.
Nem consigo imaginar a quantidade de 'bagagem' que já têm registada nessas cabecinhas....
De facto, deverá ser um prazer enorme conhecer todos esses povos... gastronomia... etc.
Tirem o máximo proveito. Fiquem bem.
Um abraço, Vitor Jesus and Family - André e Guida.