Makassar

Flag of Indonesia  ,
Friday, September 26, 2008

EN:
Our trip to Makassar went better then we expected, this time the Kijang took "only" 6 people and our driver was a nice guy, so we were pretty comfortable all the way and even managed to get some sleep. Finding cheap accomodation was easy as the city is not that popular with tourists and most of them stay for only one night or so. According to the Lonely Planet guide, Makassar is supposed to be the place on Sulawesi to eat seafood and go partying. Leaving the super quiet Bira beach we had great hopes in Makassar and its night life, well, if only it was not Ramadan! During the day most of the restaurants are closed and when they open at night, they are completely packed with all the hungry people. Finding a bar that serves alcohol is a major challenge, but of course with our party skills we managed and had quite a laugh there several times as beer is served in tea pots and poured into tea mugs, not to offend anybody by displaying alcohol too obviously.

Makassar is a huge, chaotic, dirty and smelly city and there are only a few tourist "attractions" there, like the Dutch Fort and the Pulau Kayangan island. We had plenty of time to visit both, the Dutch fort was nice and there are 2 funny museums inside there as well. The island is supposed to be a place where people go on the weekend to the swimming pool and for sunset seafood dinners. We tried to go for dinner there, only one restaurant was open and basically all they had were fried rice or noodles (several different styles), but at least they served beer. We spent only one hour on the island as it was totally not worth any more time and headed back. The sunset was nice though, probably the only thing about the whole island.

We also find the citizens of Makassar not very friendly, they stare at us big time, some of them even holler in Bahasa Indonesia and sometimes English and what they say is not very nice. Especially Eva was suffering from a lot of unwanted attention and covering up from neck to toes didn't make much of a difference. Quite a different society from the people in Tana Toraja!

We had too much time in Makassar, way much more than the place deserved, but we were stuck there waiting for our flight, our happiest day in Makassar was the day we left! :-D The good thing about it is that we had plenty of time to catch up on the log, so now we are almost up to date! We were happy to jump on a plane out of there, and it looked like everybody else was too, because at boarding, everybody stormed the gate dragging everything in their way, it was a stampede!... It turned out there were no seats assigned, so everybody was running to get the window seat.

PT:
A viagem de regresso a Makassar correu melhor do que esperávamos, desta vez o condutor era um tipo simpático e eramos apenas seis passageiros no Kijang, a viagem foi confortável e até conseguimos dormir. Makassar não é propriamente um destino turístico muito popular, a maior parte dos turistas está de passagem e fica apenas uma noite, por isso foi fácil encontrar alojamento barato. Segundo o guia Lonely Planet, Makassar é supostamente o melhor sítio em Sulawesi para comer peixe e para sair à noite, talvez seja... mas definitivamente não durante o Ramadão! Muitos restaurantes estavm fechados durante o dia e completamente lotados à noite. Encontrar sítios que sirvam cerveja (ou outras bebidas alcoolicas) durante o Ramadão é bastante difícil, mas encontrámos um e fartámo-nos de rir quando nos trouxeram a cerveja numa cafeteira, e com duas canecas de café, para disfarçar... até então pensavamos que toda a gente à nossa volta estava mesmo a beber chá ou café! :-D

Makassar é uma cidade grande, caótica, suja e pestilenta, não há muitas atracções turísticas para além do Forte Holandês e da ilha de Kayangan. Tivémos tempo de sobra para visitar ambos, o Forte é bastante interessante e tem 2 museus sobre Sulawesi. A minúscula ilha de Kayangan supostamente é um destino popular para os locais durante o fim de semana, tem uma piscina e vários restaurantes, tentámos lá jantar uma noite e encontrámos apenas um dos restaurantes aberto, e só serviam arroz e massa, pelo menos tinham cerveja. Não valia a pena demorarmo-nos, por isso ao fim de uma hora já estavamos no barco de volta a Makassar. Ainda assim conseguimos assistir ao pôr do sol na ilha, a única coisa que valeu a pena.

Por contraste com os bem dispostos e simpáticos habitantes de Tana Toraja, os habitantes de Makassar não são muito amigáveis, muitos olham fixamente para nós, outros mandam bocas e em Indonésio e por vezes em Inglês, e por vezes insultos. Sobretudo a Eva era alvo de muitas atenções e não gostou nada da experiência, e nem mesmo usar roupas largas e cobrindo todo o corpo ajudou.

Passámos demasiado tempo em Makassar, bastante mais do que o sítio merecia, pois ficámos lá encalhados à espera do nosso vôo de retorno a Kuala Lumpur, o melhor dia que lá passámos foi o dia em que nos vinhamos embora! :-D O lado positivo é que tivémos bastante tempo para actualizar o log, e agora estamos quase sem atraso! Na hora de embarcar para o vôo de regresso, pareceu que toda a gente estava tão desejosa de partir como nós pois assim que abriram a porta toda a gente forçou a entrada aos empurrões e a correr levando tudo à frente, tipo estampida!... afinal a razão é que não haviam lugares marcados, por isso toda a gente queria entrar 1o para escolher lugares.

CZ:
Cesta do Makassaru probehla nad nase ocekavani, nas ridic byl vesely clovek a do Kijangu nas nacpal "pouze" 6, takze se nam sedelo dobre a dokonce jsme si i trochu schrupli. Levne ubytovani jsme nasli hnned, moc turistu se v Makassaru nezdrzi dele nez 1 den. V pruvodci Lonely Planet pisou, ze v Makassaru vari vyborne rybi speciality a take nocni zivot stoji za to, sama parba. Kdyz jsme odjizdeli ze super tiche Pantai Biry, nase ocekavani byla velka, to by ovsem nesmel byt Ramadan! Pres den byly skoro vsechny restaurace zavrene a vecer praskaly ve svech, jak se do nich nahrnuli vsichni ti hladovci. Take najit nejaky bar, kde toci pivo, byl celkem nadlicky ukol, ale s nasim skvele vyvinutym cichem na chlast se nam to nakonec docela rychle podarilo. Bylo to takove legracni, pivo cepovali do konvicek na caj a pili jsme ho z hrnecku, to aby se nikdo nepohorsoval, ze o Ramadanu se nekdo napaji alkoholem. :-)

Makassar je prerostle, chaoticke, spinave a pekne smradlave pristavni mesto a moc toho tu k videni neni, snad jenom Holandska pevnost a ostrov Kayangan. Meli jsme spoustu casu navstivit oboje, Holandska pevnost byla celkem pekna a jsou v ni dve srandovni muzea. Ovsem ostrov Kayangan byl zazitek. Doslechli jsme se, ze sem jezdi Makassarane o vikendu do bazenu a take na vecere (ryby a morske plody hlavne) pri zapadech slunce. Takze jsme vyrazili lodi na veceri, ovsem otevrena byla jedina restaurace a meli pouze ryzi a nudle na nekolik zpusobu, jedine pozitivum bylo, ze aspon cepovali pivo. Na ostrove jsme stravili celou jednu hodinu, za vic to opravdu nestalo, a vyrazili jsme k domovu. Zapad slunce byl ovsem pekny, ale to byla na tomto ostrove asi jedina pekna vec.

Obcane Makassaru nas take moc nenadchli, strasne na nas zirali a obcas neco pokrikovali v indonestine, a nekdy v anglictine, nic pekneho nam ovsem nesdelovali, spis naopak (a to je slusne receno). Hlavne me porad nekdo obtezoval, zahalena jsem byla od hlavy az po paty, Nuno se ode me nehnul na krok, ale stejne to nepomahalo. Ve srovnani s lidmi v Tane Toraje to byl docela sok!

Kdyz to shrnu, tak v Makassaru jsme se zdrzeli az moc dlouho, nemeli jsme ale moc na vyber, museli jsme pockat na nas let. Nejstastnejsim dnem v Makassaru bylo utery, to jsme odlitali do KL. :-) Nase nedobrovolne setrvani jsme ale uplne neproflakali a pripsali spoustu novych veci do naseho denicku. Nakonec jsme stejne byli radi, ze uz konecne vypadnem, a pri nastupu do letadla to vypadalo, ze vsichni ostatni taky, jelikoz Air Asia neprideluje sedadla a vsichni nas malem udupali, jak se hnali, aby meli misto u okynka, nebo ja nevim, proc.