Khajuraho

Flag of India  , Madhya Pradesh,
Saturday, June 14, 2008

EN:
From Varanasi we flew to Khajuraho as this is a somehow remote location, not yet served by train. It was possibly the empties plane we ever flew in, an A320 for 5 people. Arriving in Khajuraho we were greeted by the usual horde of taxi drivers, trying to take us to our hotel which was about 300 meters from the airport, but we walked. There was a more persistent taxi driver who followed us and we ended up cutting a good deal with him to drive us to town and back the next day. Over the last week, we have perfected the art of saying "No", and we are getting pretty good at it... it's worth saying "No" very vigorously even if offered something you want, you can cut the prices down by up to 3/4, but this is the low season, not sure it works in the high one.

In Khajuraho we visited 2 groups of really beautiful 1000 years old temples. These are amazingly decorated with sculptures, some of them depicting erotic scenes. The detail and craftsmanship is unbelievable (in general, not just the erotic scenes!).

Khajuraho itself is a very small village of about 10000 people, and after Deli and Varanasi we found it very relaxing. Still, where there are tourist there are people trying to make a buck, and here it was no exception. 2 kids joined us on our way from the western to the eastern group of temples, pretending to be just interested in chatting at 1st it soon became clear that the older one was a self imposing guide, as we suspected, and wanted something for his unsolicited help, we had bit of an argument and he went off. The younger kid was good fun and stayed with us chatting all the way, he spoke English and Spanish (apparently a lot of Spanish come here, so a lot of peolpe sepak the lingo) pretty well and was good fun to talk to. In the end we gave him a few rupees and an ice cream and he was pretty happy about it.

The next morning we were picked up by our driver, Rajeev, who will be driving us around for the next 8 days, and set off to Agra.

PT:
De Varanasi voamos para Khajuraho, que e um sitio um pouco remoto e ainda sem comboio. O voo ia bastante vazio, 5 pessoas para um A320. A chegada fomos recebidos pela habitual horda de taxistas mas como o hotel era a apenas 300 metro do aeroporto fomos a pe. Um taxista mais persistente seguiu-nos e acabamos por fazer negocio com ele para nos levar a cidade no dia seguinte. Durante a passada semana temos vindo a aperfeicoar a arte de dizer "nao", e estamos a ficar bastante bons... vale a pena insistir no nao ainda que nos oferecam algo em que estejamos interessados, conseguem-se assim reducoes substanciais, ate 3/4 as vezes.

Em Khajurao visitamos dois conjuntos de templos milenares. Estes sao fantasticamente decorados com exculturas, algumas das quais de cariz erotico. O detalhe e mestria destas exsculturas e fenomenal (de todas, nao apenas das eroticas!).

Khajuraho propriamente dita e uma pequena vila de 10000 pessoas, e depois de Deli e Varanasi foi uma paragem bastante relaxante. Ainda assim onde ha turistas ha gente a tentar sacar umas rupias, e aqui tambem nao e excepcao. 2 miudos juntaram-se a nos quando seguiamos para o grupo este de templos, fingindo apenas estarem interessados em conversar, tal como nos ja sabiamos, o mais vlho cedo se revelou um guia dissimulado e pretendia alguma compensacao pela sua ajuda nao solicitada. tivemos uma pequena discussao e ele basou. O outro puto ficou connosco o tempo todo e revelou-se bastante porreiro. Falava Ingles e Espanhol (parace que aqui veem muitos espanhois, e muita gente local apredeu a lingua) bastante bem e era bastante divertido. No final demos-lhe algumas rupias e um gelado e ele ficou feliz com isso.

Na manha seguinte o nosso motorista para a semana seguinte, Rajeev, apanhou-nos no hote e seguimos para Agra.

CZ:
Z Varanasi jsme meli koupenou letenku do Khajuraha a let to byl zajimavy, protoze nas na palube airbusu bylo pouze 5 plus posadka. Holt neni sezona. V Khajurahu na letisti se na nas vrhla horda taxikaru a vsichni nas chteli odvezt, i kdyz nas hotel byl asi jenom 300m od letiste. Jeden z nich byl obzvlast snazivy, dokonce nas to odpoledne autem pronasledoval na prochazce a nakonec nas udyndal a druhy den odvezl do stredu mestecka (Khajuraho ma asi jen 10 tis. obyvatel), kde se nachazi slavne chramy z 9. a 10. stoleti. Zachovalo se jich 25 z puvodnich 85 a jsou opravdu krasne, pokryte soskami zobrazujicimi vetsinou zenu pri ruznych aktivitach, vcetne sexu.

Po shlednuti zapadni skupiny staveb jsme se pres vesnici vydali do vychodni casti a cestou se nas ujali dve deti neurciteho veku, asi tak 12 a 15. Po bohatych zkusenostech z ostatnich mest jsme se jich hned zeptali, jestli si nahodou nehrajou na samozvane pruvodce a nebudou na konci chtit penize. Rekli, ze ne, ale stejne je pak chteli, hlavne ten starsi, tak jsme se s nim kvuli tomu chytli, ale jemu to evidentne nevadilo. Jinej kraj, jinej mrav. A tak je to tady porad, vsichni furt chteji akorat penize.
Jeste jsme si prohledli vychodni chramy, ktere jsou mensi a mene zachovale, nez ty zapadni, a prosli jsme si take mistni starou vesnici. Ziji v ni 4 ruzne kasty a kazda ma svuj vlastni chram, studnu a osetrovnu. Druhy den rano nas v hotelu vyzvedl nas ridic na nekolik dalsich dni Rajeev a vyrazili jsme smer Agra.

Post your own travel photos for friends and family More Pictures

vjesus
vjesus on

Um espectáculo.... de viagem.
É com grande prazer que leio os vossos posts.
È como de uma novela se tratasse, pois acabamos por aprender sempre qualquer coisa.
Votos de continuação de boa viagem. Já agora... é fácil encontrar net para actualizar o blog ?
Abraço, Vitor

aguas
aguas on

Re: Um espectáculo.... de viagem.
Oi...

Net e facil encontrar... tempo e que e mais dificil! :-)